energia solar
Energia Solar

13 mitos e verdades sobre energia solar 

A energia solar é um assunto que alimenta boas discussões nos dias de hoje. Apesar da física ter sido descoberta há bastante tempo, ainda estamos começando a explorar o potencial que essa fonte de energia pode nos trazer. E no meio de todas essas mudanças e novidades, é normal se deparar com dúvidas. 

Neste texto, trouxemos uma lista com 13 mitos e verdades sobre energia solar, com curiosidades e ideias que retratam o quanto esse assunto ainda vai dar o que falar. Boa leitura! 

1. Energia solar fotovoltaica é mais cara 

Mito. Inicialmente, pode parecer um investimento alto, porém, a longo prazo, os custos são compensados pela economia na conta de energia, além de existirem incentivos fiscais e programas de financiamento que tornam a tecnologia mais acessível. 

Portanto, a resposta correta é: depende do caso. Se estivermos comparando as duas tecnologias em um projeto de curto prazo, provavelmente não vai compensar instalar os painéis fotovoltaicos. 

banner cta acompanhamento pós venda

Por outro lado, se o objetivo for um investimento de longo prazo — como geralmente costumam ser esses projetos —, aí a conta vai ficar a favor da energia solar. 

2. Energia solar fotovoltaica não funciona em dias nublados ou chuvosos 

Mito. A radiação do sol incide mesmo em dias nos quais ele não parece tão forte. A luz continua sendo emitida, ela só fica menos potente por conta da difusão das nuvens.  

Vale dizer que, mesmo funcionando, a quantidade de energia gerada é, de fato, menor. Em resumo, energia solar fotovoltaica funciona em dias nublados ou com chuva, porém não na mesma intensidade que em dias ensolarados. 

3. A instalação de painéis solares danifica o telhado 

Mito. Situação parecida com a do primeiro tópico do texto. A instalação de placa solar no telhado pode causar danos se realizada de forma inadequada. Com um serviço de qualidade profissional, não existem problemas e, ainda, pode-se dizer que o telhado ganha uma camada extra de proteção contra eventos climáticos extremos. 

4. Painéis solares possuem flexibilidade de local de instalação 

Verdade. Projetos de energia solar podem ser realizados em diferentes localidades: telhados residenciais, comerciais e industriais; terrenos abertos; e, até mesmo, em estruturas flutuantes sobre a água. 

placas de energia solar
Painéis solares instalados sobre estruturas na água são uma boa alternativa para aproveitamento de espaços inutilizados. 

5. Placa solar esquenta o ambiente 

Mito. Apesar de os painéis fotovoltaicos não serem 100% eficientes — e uma parte da radiação solar ser absorvida por eles na forma de calor —, essa parcela é mínima, sendo compensada pela reflexão das próprias placas. 

No exemplo do telhado de uma casa, podemos pensar que, se os painéis não estivessem instalados, o calor iria direto para o telhado e teria mais chances de esquentar o ambiente. Esse mito só seria verdade se, de alguma forma, a radiação solar fosse intensificada ao passar pela placa, o que não é o caso. 

6. Placa solar não gera energia à noite 

Verdade. De fato, ao entender como funciona a energia solar fotovoltaica, sabemos que painéis solares não geram energia durante a noite, por precisarem da incidência de luz direta do sol para funcionarem.  

Portanto, se o local não tiver acesso a uma rede de distribuição elétrica, será necessário utilizar um sistema de baterias, que seriam carregadas durante o dia para serem consumidas no período da noite. 

7. Energia solar fotovoltaica requer manutenção constante 

Verdade. No entanto, trata-se de uma manutenção simples, que geralmente consiste em inspeções de rotina e limpezas de tempos em tempos, principalmente para garantir a máxima eficiência do projeto. 

8. Energia solar promove redução das emissões de carbono 

Verdade. Comparando com outras formas de geração de energia, a solar é uma das mais limpas, não emitindo os gases de efeito estufa que contribuem para as mudanças climáticas no planeta.  

O vídeo do Manual do Mundo (a seguir) explica de forma inteligente como “toda a energia que usamos vem do sol”, de uma forma ou de outra, e por que a energia solar corta caminhos entre essa fonte e o uso que fazemos dela. 

Um forno a lenha que utiliza madeira para gerar calor depende do crescimento da árvore, que, por sua vez, depende do processo de fotossíntese, que só acontece com a ajuda da energia do sol. O mesmo vale para uma turbina eólica que aproveita a energia do vento para gerar eletricidade: o vento é fruto de diferenças de temperatura na atmosfera, causando movimento das massas de ar. 

9. Energia solar fotovoltaica não é confiável 

Mito. Essa é uma das perguntas sobre energia solar mais comuns. A afirmação encontra suas bases em alguns fatores que podem afetar, sim, a geração de energia. Tempo nublado, sujeiras nas placas e regiões sombreadas, de fato, atrapalham a captação da radiação.  

Outro fator que pode gerar desconfiança é o fato de alguns aparelhos que utilizamos dependerem de um fluxo constante de energia, desligando diante de qualquer interrupção no fornecimento. 

Porém, um projeto de painéis fotovoltaicos elaborado em um sistema bem calculado e com monitoramento tem totais condições de ser sempre confiável, de acordo com a utilização daquela aplicação. 

10. Energia solar fotovoltaica não é eficiente o suficiente para suprir todas as necessidades energéticas 

Verdade. Atualmente, não conseguimos suprir 100% de todas as necessidades energéticas do mundo com a estrutura de geração de energia solar disponível, principalmente pelas limitações na captação e conversão desse tipo de recurso. 

Além disso, é fato que a energia solar fotovoltaica ainda tem muito caminho para crescer em eficiência. Em números de 2024, podemos estimar uma média de 20% de aproveitamento.  

No entanto, esse cenário está mudando a cada dia, com avanços tecnológicos em materiais e sistemas. 

Vale ressaltar que, em alguns tipos de projetos, um sistema pode, sim, atender todas as necessidades, a exemplo de uma residência ou pequena área comercial. Tudo vai depender de quantos watts serão exigidos, e por quanto tempo durante o dia/noite/semana/mês.  

11. Energia solar promove independência energética 

Verdade. Em uma escala doméstica, ao possuir um sistema de energia solar, a pessoa fica menos dependente da rede elétrica. Agora, falando de forma global, investir nesse modelo de geração de energia faz com que o mundo como um todo seja mais livre de outras fontes geradoras, como os combustíveis fósseis, que são bem mais escassos. 

12. Energia solar fotovoltaica é uma tendência passageira 

Mito. Muito pelo contrário, essa é uma fonte de energia que está em pleno crescimento. A cada inovação tecnológica que diminui o custo de adoção, mais e mais projetos são realizados, uma vez que os ganhos de eficiência (e, consequentemente, econômicos) estão comprovados e andam lado a lado com os benefícios para o meio ambiente; esses, por sua vez, costumam vir acompanhados de incentivos governamentais, tornando o processo todo ainda mais atraente. 

13. Instalação de painéis solares gera valorização imobiliária 

Verdade. Painéis fotovoltaicos instalados em residências e comércios fazem com que esses imóveis subam de valor quando colocados no mercado. Eles são um bom diferencial e podem ajudar também na velocidade da venda dessas propriedades. 

Depois de conhecer alguns mitos e verdades sobre energia solar, vale dizer que é bem provável que este texto fique desatualizado no futuro. Se antes os painéis solares eram vistos apenas em satélites espaciais, hoje são encontrados facilmente nos telhados das casas. Portanto, não é difícil imaginar que, nos próximos anos, essa tecnologia só vai melhorar e invadir mais áreas da vida humana. 

Para continuar acompanhando conteúdos sobre todo o universo da energia solar, assine a newsletter da Dicomp preenchendo o formulário abaixo. Até a próxima! 

Deixe um comentário