Energia Solar

3 motivos pelos quais você deve investir em microinversores para o seu projeto solar

Os microinversores desempenham as mesmas funções dos inversores tradicionais, mas  funcionam de forma otimizada para entregar o melhor resultado, de forma individual para cada painel, diferente do tradicional que funciona com o sistema como um todo, reduzindo o risco de baixa geração.

A tecnologia dos microinversores possibilitam o monitoramento individualizado de cada painel, e também podem chegar a ter uma vida útil de até 30 anos, enquanto um inversor comum costuma funcionar entre 10 e 15 anos.

Se você quer saber o porquê você precisa investir em microinversores para o seu projeto solar, está no lugar certo. Boa leitura!

Produção de energia individual

O uso de microinversores permite que os painéis produzam individualmente, evitando problemas que afetam a produção e reduzem a geração de energia. Por exemplo, em um sistema solar que utiliza um inversor tradicional, quando há uma sombra em apenas um dos painéis, ou até mesmo alguma sujeira, a porcentagem de energia reduzida será reduzida no sistema em geral, e não apenas na produção do painel específico, diferente de quando utilizam os microinversores.

Monitoramento e rastreamento de falhas

Os inversores costumam ter algum tipo de monitoramento e detecção de falhas, mas só conseguem identificar os painéis solares como um todo, aqueles que são conectados em série. Por outro lado, os microinversores podem monitorar cada placa individualmente, o que permite que você possa identificar e monitorar as falhas em cada um dos seus painéis, separadamente. 

Outro ponto é que, quando se usa um inversor tradicional e ele para de funcionar, todo o sistema para de funcionar também até que o problema seja resolvido, enquanto com um microinversor, se um deles para de funcionar, os restantes continuam funcionando independentemente, afetando apenas a produção de um painel e não do sistema como um todo.

Modularidade

Existem inúmeros modelos de inversores, e todos eles só podem aceitar um número específico de painéis solares conectados em série a ele, o que impossibilita adicionar mais painéis no futuro. Enquanto isso, quando se escolhe utilizar microinversores, é possível adicionar quantos painéis você desejar, tanto agora quanto no futuro.

Gostou do conteúdo?

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades e curiosidades sobre a Energia Solar.

Aqui na Dicomp você garante produtos à pronta entrega, com as melhores opções de parcelamento, aprovação de crédito acelerada e orçamento ágil, a fim de promover a melhor experiência de compra para que você, integrador, possa garantir a melhor solução para seus clientes.

Conheça mais sobre a Dicomp, nos acompanhe nas redes sociais no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Deixe um comentário