Automação Industrial

Inteligência artificial e IoT: as tecnologias inovadoras da Indústria 4.0

A tecnologia vem aumentando e tornando cada vez mais parte do cotidiano de todos nós com o passar dos anos, mudando nosso estilo de vida e até mesmo de produção, fazendo parte também daquilo que conhecemos como Indústria 4.0. Podemos definir essa fase com duas palavras: inovação e eficiência.

A Indústria 4.0, caracterizada pela rápida digitalização na manufatura, tem um impacto enorme na produtividade, que é otimizada com a automação em todas as etapas de produção, tanto que também pode ser conhecida produção inteligente. Ela representa a automação industrial e a integração com a tecnologia, que engloba a inteligência artificial, big data, cibersegurança, IoT, entre outras coisas.

Se você quer saber mais sobre as características principais da Indústria 4.0, acompanhe o resto da leitura que vamos apresentá-las para você. Boa leitura!

Inteligência Artificial

A inteligência artificial é utilizada nas indústrias para auxiliar na solução de problemas, como a otimização da logística e manutenção preditiva. Com ela, as máquinas podem interpretar situações, analisar comportamentos e automatizar as decisões e ações. Um exemplo que podemos citar é na agricultura, quando as máquinas são programadas para o plantio e/ou para a colheita, sem necessidade da presença humana.

Big Data

Algumas pessoas dizem que Big Data é a Indústria 4.0. Para tentar explicar, Big Data é uma abordagem que auxilia na movimentação de dados em grande escala com maior variedade e complexidade, auxiliando também na resolução de problemas. Pela grande quantidade de informações, os softwares tradicionais não conseguem processá-los e gerenciá-los, e por isso são utilizados técnicas estatísticas e de aprendizagem para selecionar as informações importantes para o negócio, coisas que não se é possível de obter com uma análise humana.

Cibersegurança

A cibersegurança é desenvolvida por um conjunto de hardwares e softwares que ajudam na proteção das informações e cuidando das ameaças que colocam em risco os conhecimentos lá armazenados.

Internet das coisas

A Internet das coisas, ou IoT, é a interconexão dos objetos através da tecnologia, como softwares e sensores, com capacidade de comunicar e interagir entre si, podendo ser controlados e monitorados remotamente, resultando em muito mais eficiência.

Porque investir na tecnologia

O uso das tecnologias nas indústrias transforma a forma com que as máquinas se comunicam e usam as informações para otimizar todo o processo de produção, gerando ainda mais economia de custos, agilidade e autonomia. As principais vantagens da tecnologia no processo de produção são a redução de gastos, aumento na competitividade, flexibilização e otimização da produção, melhor qualidade dos produtos, entre várias outras. 

Além disso, estudos mostram que seu uso permitiu o aumento em 22%, em média, da capacidade de produção das micro, pequenas e médias empresas de inúmeros segmentos.

Gostou do conteúdo? 

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades e curiosidades sobre inúmeras áreas da tecnologia.

Aqui na Dicomp você garante produtos à pronta entrega, com as melhores opções de parcelamento, aprovação de crédito acelerada e orçamento ágil, a fim de promover a melhor experiência de compra para que você, integrador, possa garantir a melhor solução para seus clientes.

Conheça mais sobre a Dicomp, nos acompanhe nas redes sociais no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta