Energia Solar

Sujeira coloca em risco rendimento de painéis solares

Os painéis solares são expostos a todo tipo de clima ao longo de sua vida útil, o que faz com que acumule sujeira ao longo do tempo e, consequentemente, pode fazer com que os painéis percam sua eficiência energética pela sujeira acumulada.

Mas não se preocupe, para manter a eficiência do painel, basta mantê-los limpos. Os painéis solares tendem a se limpar, em grande parte, sozinhos quando há chuva, removendo parcialmente a sujeira, mas em períodos de seca é essencial cuidar da limpeza, para que eles continuem rendendo o máximo possível. Afinal, quanto menos sujos estiverem, mais eficazes serão. Continue a leitura e saiba mais como manter seus painéis solares limpos.

Como realizar a limpeza dos painéis solares

A fim de manter a eficiência total dos painéis solares, é preciso mantê-los limpos. Algumas marcas recomendam que as limpezas devem ser feitas anualmente, mas em regiões com mais poeira e poluição, podem ser feitos semestralmente, e as marcas, como a JA Solar e Canadian Solar, recomendam, antes da limpeza, fazer uma inspeção nos módulos para verificar possíveis rachaduras e danos.

Na maioria das vezes é possível limpar os painéis apenas com água corrente, mas caso a sujeira esteja mais difícil de sair, cuidado ao escolher o produto que irá utilizar para limpar para não riscar a superfície dos painéis. Podem ser usados panos e esponjas macias, úmidas ou secas, e devem ser evitados quaisquer tipos de solventes corrosivos ou objetos pontiagudos que possam prejudicar o módulo. É preciso ter muito cuidado com os produtos que serão utilizados para que eles não comprometam a funcionalidade dos painéis.

Quando utilizados produtos e/ou objetos indevidos, podem ocorrer problemas como a remoção da camada anti-reflexiva dos painéis, ou outro exemplo é que não deve ser utilizado água fria para a limpeza dos módulos em dias quentes, pois o choque térmico pode trincá-los. Por isso, é recomendado que a limpeza seja feita por equipes treinadas e que sejam utilizados equipamentos de proteção individual (EPIs)

Existem também vassouras profissionais feitas especificamente para essa função, que são macias, não riscam e ainda contam com cabos extensíveis de até 10 metros, para alcançar painéis de mais difícil acesso. Adaptação de ângulo das cerdas para a limpeza e passagem para mangueira para alimentação de água são algumas das principais características que chamam atenção dos compradores.

Outros problemas que afetam o rendimento dos painéis solares

Os painéis solares também podem perder sua eficiência por outros motivos, como os danos por raios, quebra da cobertura de vidro ou deformação da estrutura de alumínio, por exemplo. Mas problemas como esses podem ser minimizados ou evitados, principalmente quando o processo de instalação é feito com profissionais qualificados, que podem auxiliar com todas as etapas, desde a decisão, instalação e visitas periódicas, além de uma boa e prática orientação.

Fique atento com as novas tecnologias do mercado, tenha uma fornecedora de confiança para garantir os melhores produtos em primeira mão. 

As melhores soluções em tecnologia você encontra na Dicomp!

A Dicomp é a fornecedora ideal para você! Nós atuamos na comercialização de produtos e equipamentos para sistemas de geração de energia solar fotovoltaica, telecomunicação, segurança, tecnologia da informação e automação industrial. Além disso, somos uma das cinco maiores empresas do segmento do mercado nacional, com atuação em multiprodutos de tecnologia, refletindo em um portfólio de mais de seis mil produtos. Nossa sede está localizada em Maringá (PR), com centros de distribuição em Itajaí (SC) e em Contagem (MG), além de uma unidade comercial na China e outra no Paraguai.

Gostou do conteúdo?

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades e curiosidades sobre a Dicomp e outras áreas da tecnologia. E se você quiser saber mais sobre nossas soluções, entre em contato com um de nossos consultores através do número (44) 4009-2826, ou cadastre-se em nosso site.

Deixe um comentário