Segurança

Descubra qual a melhor câmera de segurança para uso externo

A segurança feita por câmeras de vídeo tem se tornado cada vez mais importante para o público em geral, não é mesmo? Mas você sabe exatamente a diferença das características e cada câmera o os locais, em qual cada objeto se encaixa melhor?

A Hikvision é líder e referência mundial na fabricação de câmeras e tecnologias de segurança por vídeo e disponibiliza diversas opções de soluções no mercado, como exemplo, câmeras de vídeo, sensores, câmeras termográficas, controle de acesso, leitores biométricos, entre outras.

Mas afinal, qual a câmera ideal para o uso? Depende. É preciso levar em conta o local onde será realizada a aplicação. Para ambientes externo, hoje, você recomenda o quê para o seu cliente, câmera IP? Analógica? Com tecnologia de antivandalismo?

Quais funções a câmera deve ter para cumprir as expectativas do seu cliente?

No decorrer desse blog, explicaremos melhor para você, siga conosco!

O QUE UMA BOA CÂMERA EXTERNA DEVE TER?

É essencial que a câmera de segurança externa seja resistente à água, calor e poeira.

O índice de proteção (IP) ideal para uma câmera externa é o IP 66, que assegura contra as adversidades do tempo citadas no parágrafo acima.

O grande diferencial de câmeras IP e analógicas no ambiente externo, é o ajuste de imagem que cada uma produz.

A IP proporciona um ajuste mais fino e mais com resolução mais alta em relação a câmera analógica. Mas isso não quer dizer, que a câmera analógica não pode ser usada, tá bom? Tudo depende do que o cliente busca com a aplicação da tecnologia.

Aqui na Dicomp temos uma equipe de especialistas pronta para atender você e tirar todas as dúvidas, a respeito, das câmeras de segurança. Visite nossa loja, clique aqui e conheça todos os modelos disponíveis.

CÂMERA ANALÓGICA

As câmeras analógicas foram as primeiras a se popularizarem no setor de segurança monitorada. Funcionam em um sistema também analógico, isso significa que transmitem as imagens através de cabos até as entradas de monitores.

Para fazer a gravação de imagens, antes é preciso conectá-las em um aparelho DVR.

As câmeras analógicas sempre precisarão de dois cabos conectados a ela. O cabo coaxial para transmissão das imagens e outro para alimentação de energia.

CÂMERA IP

Já as câmeras IP são equipamentos digitais que funcionam em um sistema de rede, como LAN ou Internet. De forma simples, a câmera IP é parecida com um computador, que consegue receber e enviar dados pela rede, seguindo a grande tendência mundial de Internet das Coisas (IoT).

A rede IP é mais flexível e você poderá fazer o gerenciamento das imagens em um aparelho NVR, computador ou até mesmo em nuvem. Ainda, há câmeras que já vem com memória interna ou cartão de memória para gravação de imagens no próprio dispositivo. Muito prático, né?

A tecnologia IP precisa apenas de um fio de rede, que já trafega os dados e alimenta a energia das câmeras. Também é possível acessar via wi-fi.

Comparativo entre câmeras (Analógica e IP)

SENSORES E TECNOLOGIAS PARA CÂMERAS EXTERNAS

Os sensores e tecnologias acoplados a câmera escolhida será o grande diferencial do projeto. Hoje, existe uma variedade de novidades disponíveis no mercado e aqui na Dicomp, nós acompanhamos as inovações mundiais. Confira abaixo:

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Inteligência Artificial (IA) pode ser descrita como qualquer inteligência presente em mecanismos de software, com características parecidas com seres humanos, capaz de interpretar e aprender com dados.

Mas como essa inteligência artificial pode acrescentar no sistema de CFTV?

A IA desempenha um papel fundamental ao integrar sistemas de vigilância em vídeo, aumenta a eficácia e assertividade da segurança.

Para se ter noção das vantagens, imagine o seguinte cenário: ao primeiro sinal de algo que não ocorra como planejado ou esteja fora daquilo que foi configurado, representando risco para segurança, um aviso imediato é enviado para a central. Isso excluí a necessidade do cuidado humano frente as câmeras 24 horas por dia.

E não é só isso, o sistema de CFTV que conta com IA integrada, tem inteligência perimetral, detecção de violência em ambientes, detecção de queda, medição de proximidade e ainda consegue identificar aglomerações, o que pode ser muito útil em tempos de pandemia. Com essa tecnologia é possível também captar atitudes suspeitas, delimitar espaço de risco e muito mais.

Essas possíveis inteligência artificias variam entre câmeras, a escolha deve ser feita de acordo com o que melhor se aplica para seu projeto.

A câmera IP já possuí IA embarcada. Em relação a câmera analógica, a inteligência artificial fica restrita ao gravador.

CÂMERA TERMOGRÁFICA

A câmera termográfica é capaz de captar imagens emitidas através da radiação de calor. Todo corpo que possui uma temperatura acima do zero absoluto emite luz infravermelha.

Dessa maneira, quanto maior a radiação emitida, maior será a temperatura do corpo em questão.

Esse tipo de luz não pode ser visto a olho nu por estar fora da zona da luz visível.

Com isso, a câmera é capaz de identificar e igualar a temperatura a uma determinada cor pré-definida. A sobreposição de tais cores é capaz de gerar uma imagem visível ao olho humano.

Ideal para ambientes externos com baixa luminosidade ou com nenhuma luz, ao cair da noite.

RESISTÊNCIA A VANDALISMO IK

Ao falar da evolução de equipamentos de segurança e desenvolvimento de sistemas cada vez mais inteligentes e preparados para situações de invasão ou depredação é valido ressaltar a importância da tecnologia IK para câmeras de ambientes externos.

Resistência a vandalismo IK é a classificação dada à estrutura de câmeras e outros equipamentos eletrônicos, conforme o nível de impacto que o equipamento suporta, como, por exemplo, pedras atiradas, pedaços de pau, galhos e afins.

O nível antivandalismo é atribuído aos equipamentos com índice de proteção IK09 e IK10, em uma escala que vai do 0 ao 10, portanto, quanto maior a escala do código, mais resistente será o equipamento.

Isso significa que o ideal para ambientes expostos e externos são câmeras com índice de proteção a partir do IK09.


Você ficou com alguma dúvida e quer saber mais? Ou então, fazer uma cotação, fale com a gente por telefone (44) 4009-2826 ou Whatsapp. Somos especialistas em câmeras de segurança e equipamentos para sistemas de CFTV. Visite nossa loja e confira todo o nosso mix de produtos. Conheça mais sobre a Dicomp, nos acompanhe nas redes sociais no LinkedinFacebook e Instagram.

6 thoughts

Deixe uma resposta