Energia Solar

Os 8 principais benefícios da energia solar

A crescente preocupação com as mudanças climáticas e a busca por fontes renováveis têm impulsionado o uso da energia solar em todo o mundo. Além de ser uma alternativa mais sustentável, a instalação de painéis solares pode trazer diversos benefícios.

Neste post, você confere os principais benefícios da energia solar, assim como uma breve explicação do seu funcionamento. Boa leitura!

Energia solar: como funciona?

A energia solar é produzida a partir da luz do sol, que é captada por painéis solares compostos por células fotovoltaicas. Essas células convertem a radiação solar em eletricidade, que então é utilizada para alimentar a rede elétrica ou armazenada em baterias, para ser usada posteriormente. Isso faz dela uma alternativa renovável e limpa.

Os painéis solares geralmente são instalados em telhados ou áreas externas, onde há boa quantidade de luz solar direta, e requerem pouco espaço para a instalação. A quantidade de energia que pode ser gerada depende de alguns fatores, dentre eles:

  • A quantidade de luz solar disponível;
  • O tamanho do sistema instalado;
  • A eficiência dos painéis solares.

Segundo estudos da Agência Internacional de Energia (IEA), essa é a fonte energética que mais cresce no mundo, está a caminho de se tornar a mais utilizada até 2035 e os investimentos em energias renováveis podem chegar a US$ 440 bilhões até 2030.

Painéis solares possuem células fotovoltaicas que transformam a luz solar em energia.

Quais os benefícios da energia solar?

Agora que você sabe como a energia solar é gerada, confira oito benefícios que ela pode proporcionar.

1. Economia financeira

Não sabe quais são os benefícios econômicos da energia solar? Essa é a fonte de energia mais barata do mundo, pois é gerada a partir de uma matriz gratuita e inesgotável: a luz solar.

Mesmo que o valor inicial seja mais alto, ele se paga em no máximo sete anos, em razão da grande economia que o sistema proporciona, podendo reduzir os valores da conta de energia em até 95%.

Isso porque os painéis solares têm longa vida útil e requerem pouco ou nenhum investimento em manutenção. Como resultado, o custo-benefício da energia solar é bastante alto.

2. Vida útil longa

Outra vantagem da energia solar é que a vida útil das placas fotovoltaicas é de, no mínimo, 25 anos. Ou seja, apesar do custo de aquisição, elas vão produzir, pelo menos, três vezes o valor investido em energia.

Isso quer dizer que, com a manutenção adequada, você vai poder aproveitar os benefícios da energia solar por um longo período, sem a necessidade de substituir os painéis.

3. Baixo custo de manutenção

As placas fotovoltaicas, que garantem a energia solar, requerem mínima manutenção. São necessárias apenas limpezas sazonais. Além disso, a maioria dos fabricantes oferece garantias que cobrem falhas ou danos acidentais aos painéis solares.

4. Sustentabilidade

A energia solar provém de um sistema de energia que é totalmente limpo, sustentável e renovável. Ao contrário dos combustíveis fósseis, sua produção não emite gases tóxicos ou poluentes. Isso significa que você pode ter uma pegada de carbono reduzida.

Além disso, outro benefício da energia solar para o planeta é que ela auxilia no combate ao aquecimento global.

pessoa segurando uma muda de planta
Dentre os benefícios da energia solar para o meio ambiente está a redução da emissão de gases poluentes.

5. Acessibilidade crescente

Ter um sistema solar dentro de uma casa ou empresa era totalmente inacessível antigamente, mas, atualmente, esse tipo de energia se tornou mais viável economicamente.

É possível montar um sistema completo pelo preço aproximado de um carro popular, além de diversas opções de parcelamento e financiamento.

6. Independência energética

Com a instalação de painéis solares, é possível se tornar menos dependente da rede elétrica. O painel solar pode produzir eletricidade o dia todo, e qualquer excesso energético pode ser armazenado em baterias e usado mais tarde.

Isso é especialmente benéfico em situações de emergência, como interrupções na rede elétrica ou em áreas onde ela não é confiável.

7. Valorização imobiliária

A instalação de painéis solares pode aumentar o valor de uma propriedade. A opção de um sistema de energia limpa e econômica é considerado fator importante para alguns compradores de imóveis.

8. Acesso a energia em áreas remotas

Os painéis solares são particularmente úteis em áreas remotas ou isoladas, onde a instalação de sistemas de energia elétrica é difícil ou cara. A energia solar pode proporcionar uma fonte confiável e independente para essas regiões, garantindo iluminação, refrigeração de alimentos, energia para fins profissionais, entre outros.

Como vimos, os benefícios da energia solar são muitos! Ela se posiciona como uma ótima opção para quem busca por fontes energéticas renováveis e deseja reduzir custos a longo prazo. Embora o investimento inicial possa ser alto, a vida útil longa e a baixa manutenção fazem sua aquisição valer a pena.

Além disso, a preocupação crescente com o meio ambiente torna a energia solar a opção ideal para empresas e pessoas que buscam soluções sustentáveis e economicamente viáveis.

Se você gostou deste conteúdo e quer acompanhar as novidades do mercado de energia solar, inscreva-se na newsletter da Dicomp, preenchendo o formulário abaixo!

6 thoughts

Deixe uma resposta