Qual UniFi é o ideal para seu cliente? Indique a melhor opção de aplicação para ele

Compartilhar

Data de publicação: 30/04/2020

 

A Ubiquiti Networks é uma referência nacional e internacional, quando se trata de pontos de acesso sem fio. Com diferentes produtos em seu mix, a empresa produz soluções para atender diversas aplicações, por meio dos APs UniFi, a perfis distintos de consumidores, como por exemplo, pequenas, médias e grandes empresas, condomínios, shoppings, eventos, entre outros.

Os modelos dos UniFi Access Points (UAP), ou seja, os pontos de acesso sem fio, são desenvolvidos com o que há de mais moderno, em relação a tecnologia Wi-Fi, com padrão 802.11ac.

Os UAPs ainda contam com antenas de múltiplas entradas e múltiplas saídas (MIMO), que oferecem mais estabilidade e conexão para vários celulares conectados ao mesmo tempo. O resultado é a satisfação da qualidade de experiência do usuário.

Até aqui você já pôde entender os benefícios de oferecer a Ubiquiti Networks para seus clientes e também a importância dos UniFis em suas aplicações.

Mas entre os diferentes modelos disponíveis no mercado, como indicar o UniFi ideal para solucionar o problema do seu cliente? Continue a leitura, que vamos te passar o passo a passo.

 

Residências e pequenos negócios

 

 

 

O UniFi AC-LITE é ideal para aplicações residenciais, até mesmo faculdades ou outros cenários de aplicações afins que necessitam vários dispositivos conectados simultaneamente, como indica o especialista comercial da Dicomp, Guilherme Rosa.

“O UAP-AC-LITE trabalha com a tecnologia MU-MIMO, o que possibilita a vários dispositivos receberem o sinal ao mesmo tempo, isso melhora a qualidade e eficiência do wireless”, explica ele

O modelo UAP AC-LITE é considerado o produto de entrada com menor investimento do portfólio UniFi, com ótimo custo benefício. “Além de ser um AP com alta capacidade de conexões simultâneas, trabalha em dual-band e possui tecnologias inovadoras. O seu desempenho em performance no mercado tem um lugar de destaque. Além dessas características todas o UniFi AC-LITE garante aos usuários administradores gestão via nuvem, com software inovador, totalmente gratuito e intuitivo”, complementa o especialista comercial.

Vale ressaltar um detalhe importante deste modelo de UniFi. Ele tem sido utilizado como opção para aplicações de Wi-Fi Per-Room em escolas, faculdades, hotéis e pousadas.

O que isso significa exatamente?

Essa modalidade de Wi-Fi Per-Room é uma nova abordagem de projeto de redes wireless.

É possível instalar um AP por cômodo para viabilizar micro células que sejam estáveis para garantir máximo desempenho. “Isso significa que quanto mais APS próximos, uns dos outros, melhor a equalização de sinal. Desse modo a conexão permanece regularmente estável em todos os cômodos do ambiente”, esclarece Guilherme.

Outro ponto relevante desse modelo de UAP, é que além do design é comum aos UniFi, ele é menor em tamanho, comparado aos demais, adaptando-se a diversos ambientes diferentes, sem perder a harmonia e estética do local.

 

UniFi AC-LR (Long Range)

 

 

Outro modelo do portfólio da Ubiquiti Networks é o UAP-AC-LR (Long Range), um AP desenvolvido com inovador sistema de antenas fractais tri-polar. Essas antenas têm desempenho maior, se compararmos com convencionais antenas de 3dbi, que geralmente estão embutidas nos Access Points.

O nosso especialista, Guilherme, indica a aplicação desse AP para ambientes grandes, aqueles que exigem maior área de cobertura do sinal. “ Indicamos o UAP-AC-LR para ambientes que exigem maior cobertura, porque esse modelo tem a capacidade de cobrir uma área de até 183 metros”, garante.  “Do portfólio UniFi é o Access Point que proporciona a maior cobertura”, esclarece o especialista.

Algumas revendas e integradores podem pensar que instalar um AP com rádio de maior potência é o indicado para áreas que necessitam de cobertura maior. Porém, a própria Ubiquiti Networks, alerta que isso é um erro.

Ao aumentar a potência de transmissão melhora o sinal transmitido pelo ponto de acesso que é recebido pelo usuário, entretanto, a melhora não ocorre no sinal transmitido pelo usuário que é recebido pelo Access Point.

Isso acontece porque quando potência de transmissão do AP é aumentada, os usuários da rede visualizam o sinal com mais intensidade. Porém, quando buscam se conectar na rede o acesso fica instável ou então, em muitas vezes, o usuário pode nem mesmo conseguir estabelecer a conexão. Frustrando assim sua expectativa de conexão e navegação.

Para que isso não ocorra, a saída é aumentar a transmissão do sinal, por meio de antenas que possibilitam a troca simultânea entre o envio e recepção dos dados da rede.

Por isso, Guilherme, ressalta a importância de avaliar a real necessidade do cliente, na implementação do projeto, para que a aplicação não seja equivocada e vender ao cliente uma solução que não atenda a necessidade do cliente.

 

Desempenho e Conectividade

 

 

O Access Points da UniFi AC-PRO foi desenvolvido para os perfis de clientes que necessitam de alto desempenho e conectividade WI-FI com estabilidade. O AP AC-PRO conta antena MIMO de 3x3 pode atender até 120 conexões simultâneas.

O modelo AC-PRO oferece, além de o desempenho e conectividade para atender a mais usuários simultâneos, oferece ainda mais performance para aqueles clientes que possuem também antenas 3x3, como os notebooks top de linha.

Outro ponto de destaque do Access Point Wi-Fi AC-PRO é que vem de fábrica com duas portas gigabit. Isso significa que a segunda entrada pode ser utilizada como conector de um dispositivo próximo, como por exemplo uma câmera, por meio de bridge.

O especialista comercial da Dicomp recomenda a aplicação desse UniFi para “ambientes corporativos, instituições de ensino, shopping e também em eventos, que demandam maior desempenho”.

 

 Ambientes externos

 

Até aqui você já conheceu mais sobre alguns modelos dos UniFis da Ubiquiti Networks. Entretanto, ainda não falamos sobre os ambientes externos. 

A diferença desse tipo Access Points Wi-Fi Outdoor são as características específicas de resistência à chuva. Vamos nos aprofundar mais sobre essa modalidade.

 

UAP-AC-M

 

 

O Access Points AC-M é produzido com excelente custo-benefício, com foco também em flexibilidade, por causa de antenas externas, que podem ser posicionadas para melhorar o sinal ou até mesmo substituídas por outras direcionadas de maior ganho.
Essa substituição pode ser necessária em algumas situações específicas, nas quais a propagação da tradicional antena omnidirecional não é ideal.

Por exemplo, em galpões (warehouse) que possuem pé direito maior do que 7 metros ou também em corredores compridos. É habitual utilizar antenas direcionais para melhorar o foco de cobertura. Sendo assim, é possível interligar vários UAP-AC-M de maneira associada e sem fio.

Segundo indicação do especialista, o modelo é perfeito para locais abertos em que a passagem de cabos não é viável. “O AP AC-M é recomendado para aplicações em praças públicas, por exemplo, que não permite alteração na infraestrutura. Também é indicado para estacionamentos e comunicação de coletores de dados em galpões grandes onde não há a possibilidade de cabeamento”, expõe.

 

UAP-AC-M-PRO

 

Já em cenários externos e maiores, que demandam de grande área de cobertura para atender a densidade dos clientes, como Campus Universitário, a solução indicada é o UAP-AC-M-PRO.

O AP suporta grande demanda de usuários, até 120 conexões. E ainda possui a integração de fábrica, antenas internas de 8 dBi de ganho. Essas características garantem maior cobertura com qualidade de navegação, aumentando a experiência positiva para os usuários.

O UAP-AC-M-PRO, do mesmo modo que o AC-PRO, também possui uma porta de gigabit, em segundo plano, a qual pode ser utilizada para a conexão de outro equipamento, por meio de bridge.

“As vantagens da segunda porta LAN, pode ser usada para conectar uma câmera ou outro dispositivo”, exemplifica Guilherme.    

 

         

 

Alta Densidade de Wi-Fi

 

 

 

O portfólio da Ubiquiti Networks conta com o UAP-HD. Esse modelo possui a uma combinação desenvolvida para oferecer a melhor experiência entre preço e performance do mercado, se comparado a outros concorrentes.

O Access Points Wi-Fi de Alta Densidade (HD) é ideal para ambientes que possuem grande fluxo de pessoas e consequentemente necessitam conectar diversos usuários ao mesmo tempo.

A recomendação dessa aplicação é para médios ambientes e pequenos, com até 300 conexões simultâneas. 

Segundo a própria Ubiquiti Networks, o número de 500 clientes no UAP-HD leva em consideração, a frequência de 5 GHz e os recursos suportados pelos clientes.

Conforme a empresa, o que pode ser limitante na prática é que, muitas vezes, a maioria dos clientes suportam apenas 2,4GHz e são baseados no padrão legado 802.11n. Por isso, a Ubiquiti Networks ressalta que é importante seguir a recomendação de instalar mais APs com menos clientes.

Outra opção é o inovador o UAP-HD é baseado em tecnologia moderna 802.11ac. O AP suporta antenas MIMO para transferência de diversos fluxos, para o mesmo usuário, aumentando assim a eficiência do desempenho da comunicação. O UAP-HD suporta também o MU-MIMO, recurso que utiliza múltiplas antenas para transmissão de vários fluxos em paralelo para diferentes usuários, aumentando ainda mais o desempenho da comunicação.

 

Inovação tecnológica

 

 

O UAP-nanoHD combina desempenho de alta densidade do UAP-HD com as melhores características do UAP-AC-LITE, entregando ao comprador custo-benefício e estética.

Conforme o especialista comercial da Dicomp, Guilherme Rosa, umas das características do UAP-nanoHD que se destaca, realmente é a alta densidade, “É um equipamento mais robusto e suporta mais de 200 usuários simultâneos. Trabalha em banda dupla, com a taxa de transferência de 300 mbps no 2.4 e 1733 mbps em 5ghz”, revela.

Além disso, o UAP-nanoHD pode ser personalizado com capas para camuflá-lo ao ambiente, atendendo também aos clientes mais rigorosos, no que diz respeito à estética. 

Outra novidade do portfólio da Ubiquiti Networks é o UAP-XG, o aparelho foi   lançado em 2019 e já está homologado no Brasil.

O dispositivo é ideal para ultra densidade, em ambientes que tenham grande concentração de pessoas, como eventos em arenas e estádios de futebol.

O UAP-XG possui quatro rádios com as características abaixo:

  •     1 Rádio MIMO de 2,4 GHz
  •     2 Rádios MU-MIMO de 5 GHz
  •     1 Rádio de Segurança (Scan do Espectro)

“Isso significa que é o rádio mais potente do planeta, trabalhando em ultra densidade e com a maior capacidade de conexões já vista”, apresenta Guilherme. É muita tecnologia em um produto, não é mesmo?

Esse modelo de Access Points UAP-XG possui 3 rádios (tri-band) para transmissão e recepção de dados, e ainda 12 antenas (12x12). A tecnologia permite atender até nove clientes. “Com o MU-MIMO 4x4 permite até quatro acessos simultâneos por rádio no 5G e um acesso no 2G, por isso o total nove”, esclarece o especialista Dicomp. “O recomendado são até 250 clientes por rádio. Como são três rádios de operação, então, o pode ter até é 750 clientes simultâneos nos três rádios”, exemplifica.

Essa estrutura de hardware possibilita ao UAP-XG taxa de transferência (throughput) real agregado da ordem de 5 Gbps.

Mais uma particularidade desse modelo UniFi UAP-XG é o quarto rádio embutido de copy para anúncio de segurança, exclusivo para fazer a varredura do espectro em tempo real sem ser necessário interromper a operação do equipamento. 

E então, ficou com alguma dúvida sobre as diversas aplicações dos UniFis wireless da Ubiquiti Networks? Envie um Whats para um de nossos especialistas, eles estão preparados para responder todas as suas dúvidas.

 

Nós somos a Dicomp, distribuidora Master da Ubiquiti Networks, no Brasil. Teremos o maior prazer em atender você.

Gostou dessas informações e acha que alguém mais deve saber sobre as aplicações UniFi? Compartilhe esse conteúdo, clique no ícone que corresponde ao canal que deseja compartilhar. E se quiser saber mais sobre nossas novidades nos siga nas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de tudo.