Case de Sucesso: UniFi é Solução Definitiva para Wi-Fi de Qualidade em Residências

Compartilhar

Data de publicação: 27/02/2019

Os produtos UniFi da Ubiquiti são muito populares em empresas de todos os tamanhos porque apresentam a melhor relação preço-performance do mercado. Esse custo-benefício também faz a solução UniFi atrativa para aquelas residências em que há maior exigência com a qualidade da conexão Wi-Fi, por exemplo quando são contratados planos de alta velocidade em que os convencionais roteadores domésticos não conseguem atender. Em casas e apartamentos com muitos cômodos os repetidores de tomada não dão conta da cobertura Wi-Fi com qualidade porque seu uso degrada muito o desempenho da rede.

Obervação: Quando são contratados planos de alta velocidade da ordem de 100 Mbps ou mais, é importante ficar atento aos equipamentos que são utilizados na rede. A maioria dos roteadores residenciais limita a velocidade da transmissão a menos de 100 Mbps na porta cabeada.

Este case apresenta como a solução UniFi foi utilizada para prover cobertura Wi-Fi em todos os cômodos de um apartamento de 110m² localizado na região central de uma cidade no interior de São Paulo. Após tentativas frustradas de uso das convencionais soluções combinadas de roteador e repetidores Wi-Fi no ambiente, os equipamentos UniFi foram a solução definitiva para finalmente conseguir um Wi-Fi de qualidade.

 
Figura. Planta do Apartamento Residencial

Por se tratar de equipamentos de categoria corporativa que suportam um grande número de dispositivos conectados, a residência ficou preparada para futuramente conectar todos os tipos de eletrônicos inteligentes no contexto da Internet das Coisas (IoT), desde câmeras, lâmpadas, eletrodomésticos, etc. Além disso, a estética dos APs UniFi é simplesmente incomparável com qualquer outra solução, um enorme diferencial em residências de alto padrão em que beleza é exigência. Outro diferencial é a praticidade da gerência da rede através do app UniFi em dispositivos móveis (iOS e Android).

A residência está situada em área urbana onde há muita incidência de interferência de outras redes Wi-Fi dos apartamentos vizinhos e também dos comércios e residências nas proximidades, principalmente no poluído espectro de 2,4 GHz, conforme medições na figura abaixo. Para contornar esse problema tão comum em áreas urbanas, optou-se por equipamentos AC porque a banda 5G sofre menos interferência, afinal nessa faixa do espectro existem mais canais disponíveis para uso concorrente e o sinal tem menor capacidade de penetrar obstáculos.

 
Figura. Varredura do Espectro em 2G vs 5G

No apartamento foram instaladas duas unidades do UAP-AC-LITE que, além da estética comum a todos os APs UniFi, possui o menor tamanho em comparação aos demais modelos do portfólio UniFi.

Observação: Há vários outros modelos de APs Wi-Fi disponíveis no amplo portfólio UniFi. Em residências maiores é comum a instalação do UAP-AC-LR que possui antenas internas de maior ganho e, portanto, tem maior alcance do que o UAP-AC-LITE. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.
 
Figura. Mural de Fotos dos Equipamentos na Residência

Um EdgeRouter X foi utilizado como roteador, já que este equipamento possui baixo custo e é extremamente flexível por permitir que suas cinco interfaces de rede sejam configuradas de qualquer maneira desejada pelo administrador. Conforme ilustrado na topologia abaixo, o ER-X teve uma de suas interfaces configuradas para receber a conexão do provedor e fazer o compartilhamento da Internet (NAT), sendo que as demais interfaces foram agrupadas em modo bridge (switch) para viabilizar a distribuição de dois cabos de rede até os locais onde os APs foram instalados.

 
Figura. Topologia da Rede na Residência

Ou seja, um único equipamento foi suficiente para atender ambas as funções de um roteador e também de um switch para ligação dos APs, o que simplifica bastante a instalação em ambientes residenciais. Além disso, na própria interface das configurações do serviço DHCP do ER-X existe um campo para inserir o IP da controladora UniFi via opção 43 do DHCP. Esse recurso é útil em residências que não têm um servidor local executando o software UniFi, por exemplo quando usam uma instância remota na nuvem.

Observação: Através do App UniFi (iOS e Android) é possível fazer as configurações (provisionamento) dos APs UniFi de maneira standalone, ou seja, sem necessidade de instalação do software da controladora. O Cloud-Keytambém é interessante para ser utilizado como controladora em residências, afinal trata-se de um mini computador discreto que consome apenas 5W.

O próprio software UniFi foi utilizado previamente à instalação para fazer uma estimativa de posicionamento do segundo AP no corredor, à direita da planta ilustrada na figura abaixo. O primeiro AP ficou instalado na sala de estar, justamente para garantir o melhor sinal de Wi-Fi neste cômodo em que fica o rack multimídia, além de simplificar o cabeamento porque é também neste rack que chega a conexão da operadora.

 
Figura. Mapa da Cobertura Wi-Fi em 5G

Depois de fisicamente instalados todos os equipamentos foi bem fácil e rápido realizar as configurações através do software UniFi Controller. Em termos de recursos avançados, foi habilitado o Band Steering no UniFi Controller para otimizar o uso da banda 5G, principalmente levando em consideração que a maioria dos dispositivos na residência operam nessa banda.

Observação: Para saber mais sobre o recurso Band Steering e como configurá-lo para otimizar o uso da banda 5G, recomendamos a leitura deste artigo.

O resultado não podia ser diferente de plena satisfação dos moradores que são bastante exigentes em relação à estética e também ao desempenho da conexão Wi-Fi!


 Fonte: Blog da Ubiquiti