Segurança em escolas
Segurança

Segurança em escolas: quais são os equipamentos essenciais?

Cuidar de crianças e adolescentes é uma das maiores preocupações nos espaços educacionais no dias de hoje. Com o aumento da violência, torna-se essencial adotar medidas efetivas para garantir a segurança em escolas. 

Nesse contexto, investir em dispositivos eletrônicos de proteção se mostra uma solução eficiente para prevenir e combater possíveis ameaças. Com o uso de equipamentos modernos e avançados, as instituições de ensino podem estabelecer um ambiente mais tranquilo tanto para os estudantes quanto para os pais. 

Continue a leitura para saber o porquê investir na segurança em escolas, além de quais os aparatos ideais para instalar no local!

Por que investir em segurança eletrônica nas escolas?

Entre as principais vantagens do investimento em segurança em escolas estão a prevenção e a resposta rápida a possíveis ameaças. Câmeras de vigilância estrategicamente posicionadas podem monitorar atividades suspeitas, desencorajar ações criminosas e fornecer evidências valiosas em casos de incidentes. 

Sistemas de controle de acesso podem restringir a entrada de pessoas não autorizadas, assegurando que apenas indivíduos autorizados entrem nas dependências da escola.

A segurança eletrônica também promove um senso de bem-estar entre alunos, pais e funcionários. Saber que existem medidas de proteção em vigor cria uma atmosfera propícia para o aprendizado, permitindo, ao mesmo tempo, que os estudantes se concentrem em seus estudos e que as preocupações dos responsáveis sejam reduzidas. 

Uma estrutura sólida para monitoramento e análise contínua permite que os administradores identifiquem padrões, avaliem vulnerabilidades e implementem medidas proativas para aprimorar os protocolos de segurança. A manutenção regular e as atualizações dos dispositivos de segurança garantem o funcionamento ideal e a adaptabilidade a novas ameaças.

baixe gratuitamente guia de vendas sobre como vender CFTV para empresas

Equipamentos indicados para segurança na escola

Os equipamentos de segurança eletrônica listados a seguir oferecem funcionalidades específicas para garantir a proteção de todos. Vamos explorar os prós de cada um!

Acesso via tag

Esse sistema permite o acesso às dependências da escola por meio de tags eletrônicas, como cartões ou chaveiros. Elas são programadas para permitir apenas a entrada de pessoas autorizadas, restringindo quem não deve estar no ambiente. Isso garante maior controle e segurança às áreas restritas da escola.

Entre os benefícios do acesso via tag estão: 

  • Maior segurança.
  • Facilidade de uso.
  • Controle de acesso personalizável.
  • Registro de entrada e saída dos indivíduos.

Reconhecimento facial

A tecnologia de reconhecimento facial identifica pessoas autorizadas e permite a entrada no ambiente escolar. Câmeras especiais capturam e analisam as características do rosto, comparando-as com um banco de dados previamente cadastrado. As vantagens do sistema são:

  • Identificação precisa.
  • Controle de acesso rápido.
  • Redução de fraudes.
  • Maior segurança, especialmente em casos de perda ou roubo de cartões de acesso.
o reconhecimento facial é uma eficaz forma para garantir a segurança em escolas
O reconhecimento facial é uma tecnologia precisa e ágil para permitir acesso ao ambiente.

Leitores biométricos

A biometria faz a leitura de impressões digitais para liberar a entrada nas escolas. Cada pessoa possui características únicas, o que torna esse método de autenticação altamente seguro e confiável. Assim, o que faz com que essa tecnologia seja essencial é:

  • Identificação personalizada e precisa.
  • Também afasta o risco da falta das tags eletrônicas.
  • Controle de acesso extremamente seguro.

Portões eletrônicos

Os portões eletrônicos possibilitam o uso das tecnologias citadas, como tags, reconhecimento facial ou biométrico, para liberar a passagem daqueles que possuem a permissão de estar na escola. 

Dessa maneira, fica mais simples de fiscalizar as entradas e saídas, permitindo o monitoramento eficiente com segurança reforçada e praticidade por meio automação pré-estabelecida.

Videomonitoramento CFTV

Outro aparato para assegurar a segurança em escolas é a instalação do sistema de câmeras de vigilância em pontos estratégicos, possibilitando o monitoramento em tempo real e a obtenção de registros de momentos que já ocorreram. CFTV é a sigla para Circuito Fechado de Televisão.

Os dispositivos ajudam a prevenir incidentes, acompanhar comportamentos suspeitos e fornecer evidências em caso de necessidade. 

câmeras são eficiêntes meios de segurança
A falta de segurança nas escolas pode ser coibida com monitoramento simultâneo.

Alarmes

Os sistemas de alarme detectam atividades indesejadas, como invasões de pessoas não autorizadas, principalmente quando há uma sintonia entre os portões e os sistemas de registro de entrada e saída. 

Além disso, os alarmes sinalizam sobre a ocorrência de incêndios, vazamentos de gás e outras situações de risco para os alunos, ao emitir sons ou alertas visuais. Geralmente, conectam-se com uma central de monitoramento e com autoridades locais para resposta rápida às emergências.

As instituições precisam criar um ambiente propício à aprendizagem, sem que os indivíduos presentes estejam preocupados com ações externas. Com a evolução da tecnologia, os equipamentos de segurança eletrônica se tornaram aliados poderosos nessa missão. As soluções proporcionam um controle de acesso mais eficiente e uma vigilância contínua para prevenir incidentes.


Se você está interessado em melhorar a segurança escolar, conheça a Dicomp! A loja é especializada em dispositivos eletrônicos de proteção, com diversos produtos para fornecer a tranquilidade necessária. Clique no banner abaixo e veja as opções disponíveis!

conheça a Dicomp

Deixe um comentário