Automação Industrial

Para que serve o inversor de frequência?

Saber para que serve o inversor de frequência é essencial, já que ele é muito utilizado na automação industrial, por atuar no controle e na otimização de processos.

Neste conteúdo, vamos explorar mais sobre o equipamento, detalhando sua finalidade, os diferentes tipos disponíveis, as vantagens que oferece e também onde é possível adquiri-lo. Boa leitura!

baixe gratuitamente planilha de cadastro de gestão de clientes

O que é inversor de frequência?

O inversor de frequência é um dispositivo eletrônico cuja função é variar a rotação de um motor trifásico. Ele é responsável por receber a corrente alternada (CA) fornecida à máquina e transformá-la em corrente contínua (CC), que é convertida novamente em CA com uma frequência variável, permitindo o controle preciso da velocidade do motor.

O inversor permite ajustar a velocidade dos motores de acordo com a demanda do processo na automação industrial, resultando em maior eficiência energética e redução de custos. Também oferece recursos, como proteção contra sobrecargas, partida suave do motor e controle de torque. Isso contribui para o prolongamento da vida útil das máquinas e para a melhoria da produtividade.

Para que serve um inversor de frequência e como funciona?

O funcionamento do equipamento é baseado no princípio de modulação por largura de pulso (PWM), que é articulada para controlar a frequência da saída de energia elétrica. Dessa forma, os inversores de frequência servem para administrar a velocidade do motor de forma precisa e eficiente. 

Além disso, evitam grandes perdas de torque, aceleração suave por meio de programação, frenagem direta no motor sem necessidade de freios mecânicos e diversas outras maneiras de programação de velocidade, dependendo das suas necessidades.

No contexto da automação industrial, o inversor de frequência converte a energia elétrica e possibilita o ajuste da velocidade de rotação, proporcionando flexibilidade e precisão nos processos.

Além disso, o dispositivo é aplicado em diversas áreas, como transportadores, bombas, compressores, ventiladores e máquinas-ferramenta. Ao gerenciar a aceleração do motor, garante o controle da metodologia e a possibilidade de otimização dos ciclos de produção. Também pode minimizar o estresse mecânico nos equipamentos, pois inicia e suspende os motores suavemente, reduzindo o desgaste.

controle da velocidade do inversor de frequência
Inversor de frequência: para que serve? Converter correntes e controlar velocidades.

Tipos de inversores de frequência

Existem diversos tipos de inversores utilizados na indústria e em outras aplicações. Dois dos principais são o vetorial e o escalar. Porém, outros modelos também estão disponíveis no mercado. Vamos explorar cada um deles na sequência!

Inversor vertical

O inversor vertical é conhecido por oferecer controle preciso do motor, permitindo uma resposta mais rápida e um melhor desempenho em altas demandas de torque. Ele é usado em aplicações que exigem uma resposta excepcionalmente ágil, como máquinas de Controle Numérico Computadorizado (CNC) e robôs industriais.

Inversor escalar

O inversor escalar é mais utilizado em aplicações de baixa e média complexidade, em que o controle preciso do motor não é prioritário. Ele é mais simples de implementar e possui custo mais baixo. É comumente utilizado em sistemas de resfriamento, ventiladores e bombas.

Inversor regenerativo

Este tipo de inversor é projetado para aplicações que envolvem frenagem e desaceleração de cargas. São capazes de converter a energia em elétrica, que pode ser devolvida à rede ou aproveitada em outras partes do sistema. Isso resulta em economia e redução nos custos de operação.

Inversor solar

Também conhecido como inversor fotovoltaico, é usado em sistemas de geração de energia solar. Esses inversores convertem a corrente contínua gerada pelos painéis solares em alternada, utilizável para alimentar dispositivos eletroeletrônicos e enviar o excedente de energia para a rede.

Inversor fotovoltáico
O inversor fotovoltaico é fundamental no processo de geração de energia solar.

Inversor de onda senoidal modificada

Converte a corrente contínua em alternada, mas o resultado é uma onda senoidal modificada. Este tipo de inversor é mais econômico, contudo é menos eficiente em termos de qualidade de energia gerada. É comumente encontrado em aplicações residenciais, como na alimentação de eletrodomésticos e eletrônicos simples.

Inversor de onda senoidal pura

Este inversor oferece a melhor qualidade de energia, produzindo uma onda senoidal pura na saída. É ideal para aplicações que exigem alta qualidade de energia, como computadores, equipamentos eletrônicos sensíveis, aparelhos médicos e sistemas de TI.

Inversor de frequência média

Usado em aplicações de média tensão, o inversor converte a energia elétrica de alta tensão da fonte de alimentação em uma frequência variável para acionar motores de média tensão. É comumente empregado em indústrias pesadas, como mineração, petróleo e gás e siderurgia.

Vantagens do inversor de frequência 

Utilizar inversor de frequência em processos de automação industrial pode trazer benefícios ao sistema. Entre os prós estão:

  • Redução de ruído e da vibração do motor;
  • Proteção contra sobrecarga e curto-circuito;
  • Automatização, segurança e flexibilidade em processos industriais;
  • Instalação simples;
  • Precisão e processos;
  • Menor intervenção humana;
  • Economia de energia elétrica;
  • Maior durabilidade de engrenagens e outros componentes mecânicos;
  • Diminuição dos requisitos de manutenção;
  • Controle remoto de dispositivos.

Onde comprar inversores de frequência?

Na Dicomp, você encontra inversores de frequência para implementar na cadeia produtiva da sua indústria. Existem diversos produtos da marca Delta com variação na potência que o dispositivo suporta. Cada modelo possui sua especificidade e vai se adequar de maneira mais responsiva em relação ao objetivo final.

A Dicomp atua na comercialização de produtos e equipamentos de telecomunicação, segurança, tecnologia da informação, automação industrial e sistemas de geração de energia solar fotovoltaica. Quer conferir os inversores de frequência disponíveis para comprar? Então, clique na imagem abaixo e veja os modelos!

cta inversores de frequência

Deixe um comentário