Provedor, Redes

Conheça as vantagens da fibra óptica

A ampliação da tecnologia e da cobertura por provedores de banda larga proporcionou maior capacidade de comunicação em alta velocidade. Essa é uma das vantagens da fibra óptica, que transmite informações digitais na velocidade da luz por muitos quilômetros sem perder a qualidade, não sendo necessário o uso de eletricidade.

Comparado aos demais cabos, a fibra óptica é muito vantajosa, tornando-se cada vez mais cobiçada e necessária devido a sua qualidade, capacidade e velocidade. Além disso, ela é considerada uma ótima opção de investimento, pois possui uma estrutura simplificada, acessível e eficaz.

Continue a leitura para entender mais sobre o que é a tecnologia, quais as vantagens e desvantagens da fibra óptica, a diferença entre cabos AS e ASU, além de descobrir as razões pelas quais a conexão da internet fica melhor!

baixe gratuitamente planilha de cadastro de gestão de clientes

O que é a fibra óptica?

A fibra óptica é um meio de transmissão utilizado para enviar informações pela propagação de pulsos de luz. Ela é feita de filamentos altamente finos, transparentes e flexíveis, e é produzida a partir de vidro ou plástico, o que a torna eletricamente isolante. O revestimento é feito por uma camada de material reflexivo, chamado de cladding, e também inclui uma proteção extra. 

Ela se tornou uma tendência da telecomunicação devido a sua capacidade de transmissão de dados com alta velocidade, conectando pessoas, telefonias e provedores de internet. Com a tecnologia, é possível transmitir dados a longas distâncias com velocidade e com capacidade superior a dispositivos tradicionais, como o cobre. 

Além disso, o desgaste dos cabos são menores, permitindo o uso de transmissores de menor potência e resultando em economia.

Fibra óptica: como funciona?

A fibra óptica utiliza feixes luminosos para transmitir informações. Ela funciona pelo princípio da reflexão interna total da luz, que ocorre quando a claridade é lançada em uma extremidade da fibra e se propaga por meio de reflexões sucessivas ao longo do seu núcleo interno. Isso permite que o feixe percorra longas distâncias com a menor perda de sinal possível.

Internamente, a luz pode ser modificada em diferentes formas, como pulsos ou variações na intensidade, para representar os dados a serem transmitidos. Essas modulações são convertidas em sinais elétricos nos dispositivos de transmissão e recebidos por outros aparatos, que os decodificam e transformam novamente em informações compreensíveis.

Veja em detalhes a explicação do funcionamento no vídeo do ClickCiência, da UFSCar:

Quais são as vantagens do uso da fibra óptica?

A fibra óptica possui inúmeras vantagens, e pensando nisso, vamos destacar algumas delas abaixo.

Alta velocidade

Quando utilizada para a internet, a alta velocidade é uma das principais vantagens da fibra óptica, além da transmissão de dados com muita eficiência e qualidade. Sua velocidade pode chegar a Tb/s, diminuindo o tempo de carregamento e downloads, e também melhorando a estabilidade da conexão.

Nenhuma interferência

Com a fibra óptica, não existe nenhuma interferência de radiofrequência (RF), pois seus dados são transmitidos pela luz em um meio dielétrico, diferente do que acontece com os outros tipos de transmissão, como os de cobre.

Segurança

Nos últimos anos, os ataques hackers têm sido um problema recorrente, e a preocupação deve ser constante, pois podem causar prejuízos incalculáveis.

Nesse contexto, vale a pena salientar que a fibra óptica é totalmente segura para os dados, e a única forma para um ataque no sistema é cortando os próprios fios. Ou seja, o criminoso precisa estar fisicamente no ambiente. Além disso, por não demandar transmissão de eletricidade, não há riscos de incêndios causados por curtos circuitos.

Fácil instalação

Por possuírem diâmetros menores do que os de cobre e por serem mais flexíveis, os cabos da fibra óptica são considerados mais fáceis de transportar e manipular, tornando a instalação rápida e prática para os profissionais. Por conta disso, a implantação chega a ser 70% mais barata e os custos de manutenção até 80% menores.

Menor latência

A menor latência é uma das vantagens devido à velocidade na transmissão de dados. A luz viaja numa rapidez próxima à da luz no vácuo, evitando atrasos significativos na propagação de informações. 
Isso resulta num tempo de resposta menor entre os pontos de origem e destino dos dados. Em aplicações que requerem alta velocidade e tempo de resposta mínimo, como jogos online, chamadas de videoconferência ou transações financeiras, a fibra óptica oferece desempenho superior e experiência mais fluida para os usuários.

Conheça as vantagens da fibra óptica
A menor latência é uma das vantagens da internet fibra óptica.

Desvantagens da fibra óptica

Apesar dos prós do uso da fibra óptica, ainda existem contras da tecnologia. Entre as desvantagens estão:

  • Fragilidade: se não forem manuseados com cuidado, os cabos podem ser facilmente danificados. Podem se quebrar em caso de tensão excessiva.
  • Disponibilidade limitada: a infraestrutura pode não estar amplamente disponível em todas as áreas. 
  • Alcance limitado: a distância de transmissão do sinal é reduzida em comparação com outros meios de transmissão.
  • Dependência de energia elétrica: embora os cabos transmitam dados usando sinais de luz, o equipamento utilizado para operar e alimentar a rede requer energia. Durante as quedas, as conexões podem ser afetadas.

Diferença entre o cabo ASU e o AS

Os cabos de fibra óptica possuem, entre outros, os modelos autossustentado (AS) e autossustentado único (ASU), projetados para instalações aéreas.

O ASU normalmente é utilizado em dutos que também passam cabos elétricos, pois é totalmente dielétrico, ou seja, não conduz energia elétrica. É construído com um núcleo único cercado por uma camada de aço revestida com polietileno de alta densidade. Ela fornece proteção mecânica extra para lidar com ambientes agressivos e tensões de instalação.Enquanto isso, o modelo AS é comumente utilizado para instalações de backbone urbano, backhaul e redes de acesso. Os cabos podem ser secos ou totalmente secos, dependendo da necessidade do cliente.

Cabos AS e ASU de fibra óptica
Cabos AS e ASU são projetados para diferentes aplicações.

Por que a internet de fibra óptica é melhor?

A internet de fibra óptica é considerada melhor por diversas razões. Primeiro, ela oferece maior velocidade de conexão em comparação com outras tecnologias, como o ADSL ou o cabo coaxial. Isso se deve ao uso de pulsos de luz que possibilitam maior capacidade para transmitir os dados.

Também oferece mais estabilidade de conexão. Isso significa que a internet tende a ter menos interrupções e queda de sinal, proporcionando uma experiência mais confiável para o usuário. 

Além disso, é mais resistente a interferências eletromagnéticas, tornando-se menos suscetível a problemas de ruído ou perda de sinal causados por fatores externos. A baixa latência é outro ponto que a torna melhor.

Por fim, a tecnologia de fibra óptica está em expansão, e muitos provedores estão investindo nessa infraestrutura. Com o tempo, a cobertura de internet tende a se tornar abrangente, possibilitando que mais pessoas possam fazer uso de seus benefícios.

Se você está interessado em implementar a fibra óptica, é fundamental ter soluções de alta qualidade para atender às necessidades de conectividade dos seus clientes. Investir nos equipamentos certos faz toda a diferença, e a Dicomp possui diversos itens para equipar provedores e redes. Clique na imagem abaixo para conferir as linhas de produtos!

cta banner provedores e redes

Deixe um comentário