Provedor

A era do 5G: Mais cidades são beneficiadas no Brasil

Expandindo a era de conectividade de alta velocidade, o Brasil deu mais um grande passo à frente com o 5G, liberando, pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Com essa notícia, as portas se abrem para o aumento da revolução tecnológica em todo o país, prometendo uma experiência rápida, confiável e inovadora para milhões de brasileiros.  

O que é o 5G?

O 5G, a quinta geração de tecnologia de rede móvel, oferece uma série de vantagens significativas em relação às gerações anteriores. Além de proporcionar uma navegação na internet muito mais rápida, o 5G permitirá uma melhor experiência em streaming de vídeos em alta definição, video chamadas mais claras e sem interrupções, além de uma conexão mais confiável para dispositivos inteligentes e Internet das Coisas (IoT).

Principais características do 5G
  • Velocidade de transmissão de dados até 100 vezes mais rápidas que o 4G;
  • Latência significativamente menor, permitindo respostas quase instantâneas aos comandos;
  • Maior capacidade de conexão, suportando um número muito maior de dispositivos conectados simultaneamente;  
  • Capacitação de automação industrial e otimização de processos de fabricação na indústria. 

A tecnologia do 5G, segundo a Anatel, estará disponível para 69,3% da população nacional. O objetivo é que o 5G chegue a todas as cidades do país até 2029, quando as operadoras devem instalar as antenas nas cidades de até 30 mil habites. 

Os Municípios aptos a receber a conexão 5G a partir de 31/07/2023 são: Alagoinhas (BA), Camocim (CE), Canindé (CE), Alegre (ES), Aracruz (ES), Itapemirim (ES), João Neia (ES), Marataízes (ES), São Bento (MA),  São Vicente Ferrer (MA), Alpinópolis (MG), Antônio Carlos (MG), Barbacena (MG), Cachoeira de Minas (MG), Cascalho Rico (MG), Catas Altas da Noruega (MG), Conceição dos Ouros (MG), Diamantina (MG), Goianá (MG), Guarda-Mor (MG), Ibertioga (MG), Itaverava (MG), Paracatu (MG), Pouso Alegre (MG), Santa Rita de Ibitipoca (MG), Santana dos Montes (MG), São José da Barra (CE), Tiradentes (CE), Vargem Bonita (MG), Varginha (MG), Vazante (MG), Água Clara (MS), Brasilândia (MS), Jateí (MS), Juti (MS), Paraíso das Águas (MS), Ribas do Rio Pardo (MS), Sonora (MS), Diamantino (MT), Itiquira (MT), Nortelândia (MT), Sinop (MT), Altamira (PA), Salinópolis (PA), Barra de Santana (PB), Ingá (PB), Itabaiana (PB), Itatuba (PB),Mogeiro (PB), Pilar (PB), Arcoverde (PE), Serra Talhada (PE), Antonina (PR), Guaraqueçaba (PR), Paranaguá (PR), Pato Branco (PR), Toledo (PR), Cambuci (RJ), Macuco (RJ), São Francisco de Itabapoana (RJ), São José de Ubá (RJ), Canguaretama (RN), Espírito Santo (RN), Jundiá (RN), Passagem (RN), São Pedro (RN), Arroio do Meio (RS), Bom Retiro do Sul (RS), Capão da Canoa (RS), Colinas (RS), Cruzeiro do Sul (RS), Doutor Ricardo (RS), Encantado (RS), Estrela (RS), Fazenda Vilanova (RS), Imbé (RS), Imigrante (RS), Muçum (RS), Osório (RS), Roca Sales (RS), Teutônia (RS), Torres (RS), Tramandaí (RS), Vespasiano Corrêa (RS), Westfália (RS), Araranguá (SC), Braço do Norte (SC), Capivari de Baixo (SC), Gravatal (SC), Imaruí (SC), Imbituba (SC), Ipira (SC), Jaguaruna (SC), Laguna (SC), Pescaria Brava (SC), Piratuba (SC), Sombrio (SC), Tubarão (SC), Barretos (SP) e Pequizeiro (TO). 

A chegada do 5G traz consigo uma série de oportunidades tanto para as empresas quanto para a sociedade em geral. Setores como a indústria, saúde, educação e transporte poderão se beneficiar do aumento da velocidade e capacidade de transmissão de dados, o que impulsionará a inovação e o desenvolvimento tecnológico em diversas áreas.

A liberação da ativação do 5G em mais 102 municípios é uma notícia empolgante e promissora para o Brasil. Essa nova era de conectividade traz consigo uma ampla gama de possibilidades e oportunidades para empresas e cidadãos, impulsionando o país para o futuro tecnológico. À medida que a implementação do 5G avança, é fundamental que as operadoras, o governo e a sociedade trabalhem em conjunto para garantir que essa tecnologia transformadora beneficie a todos, garantindo uma conexão rápida, confiável e acessível para todos os brasileiros. O futuro está mais conectado do que nunca!

Não perca mais tempo, garanta as melhores tecnologias na Dicomp!

A Dicomp é uma fornecedora que atua na comercialização de produtos e equipamentos de sistemas de geração de energia solar, telecomunicações, segurança, tecnologia da informação e automação industrial. A empresa é uma das cinco maiores no mercado nacional, com atuação em multiprodutos de tecnologia, refletindo em um portfólio de mais de seis mil produtos. Com sede em Maringá (PR), possui um centro de distribuição em Itajaí (SC) e outro em Contagem (MG), além de duas unidades comerciais, localizadas na China e no Paraguai.

Se você quiser saber mais sobre nossas soluções, entre em contato com um de nossos consultores através do número (44) 4009-2826, ou cadastre-se em nosso site.

Deixe um comentário