cordoalha dieletrica
Provedor, Redes

Cordoalha dielétrica ou de aço: qual utilizar?

Se você tem dúvidas sobre a diferença entre cordoalha dielétrica e de aço e em quais situações cada uma delas é mais indicada, chegou ao lugar certo. Neste post, vamos nos aprofundar no assunto, explicando o que são, para que servem e onde utilizar cada um dos equipamentos. Boa leitura!

O que é cordoalha?

A cordoalha é um conjunto de fios de aço ou outros materiais condutores que são torcidos entre si, formando um único cabo resistente. É utilizada em diversas aplicações, como cercas, estruturas metálicas, construção civil e até em sistemas elétricos e de telecomunicações. É conhecida por sua alta resistência mecânica e condutividade elétrica.

Para que serve a cordoalha?

A cordoalha tem diversas aplicações. Uma das mais comuns é em instalações de redes aéreas de cabos de telecomunicação. Ela é utilizada para a sustentação dos cabos, garantindo que fiquem firmes e protegidos ao longo de sua extensão.

Além disso, a cordoalha atua como um condutor elétrico, permitindo a transmissão segura de sinais e energia ao longo dos cabos.

Tipos de cordoalha

Os dois principais tipos de cordoalha são a dielétrica e a de aço. Cada um possui características e aplicações específicas, que serão abordadas a seguir.

Cordoalha dielétrica

A cordoalha dielétrica é uma opção segura e eficiente para instalações elétricas, especialmente na fixação de cabos de telecomunicação para redes aéreas, uma vez que não exige aterramento. 

Ela é feita de materiais não condutores, como polímeros e fibras de vidro. Também possui uma camada isolante que impede a passagem de corrente elétrica, o que minimiza os riscos de choques elétricos e curtos-circuitos.

Além do mais, essa camada isolante protege os fios elétricos de umidade, sujeira e outros agentes corrosivos, garantindo durabilidade e eficiência do sistema. É leve e resistente, o que facilita o manuseio e a instalação.

Para que serve a cordoalha dielétrica? Ela é indicada para fixação de cabos de redes aéreas por não exigir aterramento.

Cordoalha de aço

A cordoalha de aço (ou cordoalha de aterramento), por sua vez, é composta por fios de aço torcidos entre si. Costuma ser utilizada em estruturas metálicas, como suportes para pontes e viadutos. É altamente resistente à tração e suporta grandes cargas mecânicas.

Qual tipo de cordoalha escolher?

A escolha do tipo de cordoalha depende das características do projeto e do ambiente. Para instalações de cabos de telecomunicação para redes aéreas, é recomendado o uso da cordoalha dielétrica, devido à sua camada isolante que garante maior segurança.

A cordoalha dielétrica oferece proteção contra choques elétricos e curtos-circuitos, tornando o trabalho mais seguro e confiável. Além disso, sua leveza e resistência facilitam o manuseio e a instalação dos cabos de telecomunicação.

Por outro lado, em situações onde a resistência mecânica é fundamental, como em estruturas metálicas, a cordoalha de aço é a opção mais indicada. A alta resistência à tração e à corrosão conferem maior durabilidade e confiabilidade.

É preciso analisar as necessidades da instalação para escolher a cordoalha mais adequada.

Como vimos, a cordoalha dielétrica é uma alternativa segura e eficiente, especialmente em instalações em que o aterramento dos cabos de telecomunicações pode gerar dificuldades, como é o caso das redes aéreas. Ela proporciona maior proteção contra curtos-circuitos e choques elétricos. 

Na Dicomp, você encontra opções em diferentes tamanhos, que se adequam às necessidades do seu projeto. Para conferir, acesse o e-commerce clicando no banner abaixo!

cta banner provedores e redes

One thought

Deixe um comentário