Provedor

Tudo o que você precisa saber sobre o 5G

O 5G é um dos maiores avanços tecnológicos da década e já é realidade em diversos países ao redor do mundo, como os Estados Unidos ou China, e está chegando gradualmente nas grandes metrópoles do nosso país. Essa é uma tecnologia que chegou para revolucionar, não apenas pela ultra velocidade que promete, mas também pela revolução que pode trazer para a internet das coisas (IoT), que tem de tudo para deixar todo tipo de processo cada vez mais inteligente e tecnológico.

Não é de se espantar que ainda existam muitas dúvidas acerca desse tema, que ainda é novo para alguns, e foi pensando nisso que pensamos em trazer neste artigo tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia que estará cada vez mais presente em nosso dia a dia. 

O que é o 5G?

O 5G é a mais nova geração de rede de internet móvel, sendo uma evolução daquilo que conhecemos como 4G atualmente.  Essa tecnologia funciona por ondas de rádio, assim como as redes mais antigas, mas a diferença dessa é que as frequências utilizadas são mais altas, o que permite que os dados sejam transmitidos muito mais rápido. Entretanto, o alcance é menor do que os demais, o que faz com que seja necessário que antenas sejam instaladas próximas umas das outras para melhor cobertura e menor latência.

O 5G promete menos latência para quem joga games online, as videochamadas devem ser cada vez mais claras e menos irregulares, por exemplo. Além disso, a tecnologia irá revolucionar as soluções de IoT, como em hospitais, com aparelhos ligados e conectados um com os outros, ou até mesmo ajudar com missões de busca através de drones, comunicando-se através da rede.

Para viabilizar a nova tecnologia, é preciso instalar novas estruturas e equipamentos, além de hardwares e softwares específicos para a transmissão do sinal, e por isso o processo de instalação pode demorar anos para alcançar todo o território nacional.

Qual a diferença entre o 4G e o 5G?

Talvez você não perceba a diferença logo de cara, mas o 5G trará muito mais velocidade e qualidade de rede, e vem para revolucionar o que conhecemos até então como tecnologia.

Atualmente, as redes 4G mais rápidas oferecem aproximadamente 45Mbps (megabit por segundo), mas o objetivo é alcançar 1Gbps (gigabit por segundo). Para comparação, a conexão com o 5G chega a ser 100 vezes mais rápida do que o 4G que já conhecemos. Ou seja, tudo que já fazemos com a internet que usamos atualmente, poderá ser feito de forma mais rápida e melhor. E além disso, a partir de agora pode-se pensar ainda mais na universalização da IoT e inteligência artificial, por exemplo.

Principais características do 5G
  • A tecnologia promete velocidade de download e upload muito mais rápida;
  • Menor latência, de até 5 milissegundos, enquanto o 4G é de até 30 milissegundos;
  • Além do aumento na velocidade da conexão e menor latência, o que permite que serviços mais complexos, como streaming, por exemplo, sejam usados sem muita dificuldade;
  • Área de cobertura mais ampla e conexões mais estáveis;
  • Mais conectividade, pois se prevê que a tecnologia poderá suportar cerca de 1 milhão de dispositivos conectavos simultaneamente por quilômetro quadrado, tudo isso sem sobrecarregar a rede e perder a velocidade e qualidade da rede;
  • O 5G consome até 90% a menos de energia que a rede 4G, sendo assim uma opção mais barata e ecológica.
Quando o 5G chegará nas principais cidades do Brasil?

Veja abaixo qual a previsão de chegada da tecnologia nas principais cidades do país, de acordo com o cronograma previsto pela Anatel

  • 16 de agosto de 2022: Brasília, Curitiba, Goiânia e Salvador;
  • 29 de setembro de 2022: Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e Palmas;
  • 27 de novembro de 2022: Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, Teresina, São Luís, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, Manaus e Belém.

E as demais cidades, qual a previsão segundo a Anatel?

  • 27 de novembro de 2022: capitais e Distrito Federal (DF) tendo uma estação rádio base (ERB, ou antena) a cada 100 mil habitantes;
  • 31 de julho de 2023: capitais e DF tendo uma ERB a cada 50 mil habitantes;
  • 31 de julho de 2024: capitais e DF tendo uma ERB a cada 30 mil habitantes;
  • 31 de julho de 2025: capitais e DF e cidades com mais de 500 mil habitantes, tendo uma ERB a cada 10 mil habitantes;
  • 31 de julho de 2026: cidades com mais de 200 mil habitantes, tendo uma ERB a cada 15 mil habitantes;
  • 31 de julho de 2027: cidades com mais de 100 mil habitantes, tendo uma ERB a cada 15 mil habitantes;
  • 31 de julho de 2028: pelo menos 50% das cidades com mais de 30 mil habitantes, tendo uma ERB a cada 15 mil habitantes;
  • 31 de julho de 2029: 100% das cidades com mais de 30 mil habitantes, tendo uma ERB a cada 15 mil habitantes.
Todo celular vai funcionar o 5G?

Infelizmente, não. Apenas alguns modelos de celulares, os mais modernos, foram homologados para o uso da tecnologia. Confira a tabela abaixo e veja se o seu é um deles:

Como a Dicomp aproveitou o avanço da banda larga e do 5G

A Dicomp, fornecedora de soluções tecnológicas, enxergou novas oportunidades em um dos maiores pontos para investimentos do setor de telecomunicação do momento, para rede de transporte para as antenas do 5G.

O CEO da empresa, Filipe Favoto, diz que o 5G pode ser um motor de crescimento com a necessidade de backhaul – ponto da conexão que leva os dados diretamente para o usuário – para a rede de acesso. Segundo entrevista para o portal Teletime, Favoto afirma: “Vai ocorrer compartilhamento de rede, atualização da rede de fibra óptica para as mais atuais e depois vamos observar a migração da fibra indoor, que será cada vez mais comum”.

Não perca mais tempo, garanta as melhores tecnologias na Dicomp!

A Dicomp é uma fornecedora que atua na comercialização de produtos e equipamentos de sistemas de geração de energia solar, telecomunicações, segurança, tecnologia da informação e automação industrial. A empresa é uma das cinco maiores no mercado nacional, com atuação em multiprodutos de tecnologia, refletindo em um portfólio de mais de seis mil produtos. Com sede em Maringá (PR), possui um centro de distribuição em Itajaí (SC) e outro em Contagem (MG), além de duas unidades comerciais, localizadas na China e no Paraguai.

Se você quiser saber mais sobre nossas soluções, entre em contato com um de nossos consultores através do número (44) 4009-2826, ou cadastre-se em nosso site.

Deixe um comentário