Conheça os equipamentos fundamentais para um home office eficiente

Compartilhar

Data de publicação: 26/11/2018

 

Home office (ou trabalhar em casa) hoje é um dos grandes temas quando o assunto é trabalho do futuro. Além das inúmeras outras transformações sociais, a revolução digital e as inovações tecnológicas também têm alterado as relações entre patrões e empregados: a figura do funcionário que fica horas diárias dentro da empresa tende a desaparecer com o tempo.

Prova disso é que dentre as corporações presentes na Fortune 500, uma lista que elege as maiores empresas dos Estados Unidos, 66% acreditam que possam ter escritórios virtuais dentro dos próximos cinco anos. E entre os motivos de o home office ser a grande tendência – e uma alternativa bastante inteligente – para os próximos anos estão a pressão para diminuir custos nas empresas, o trânsito intenso das cidades e o avanço das tecnologias de comunicação.

Companhias que permitem que seus colaboradores trabalhem de casa ou remotamente conseguem perceber redução de gastos no aluguel de grandes escritórios, na conta de luz, água, no uso de insumos como papel etc, além da melhoria na produtividade pelo impacto positivo na qualidade de vida dos empregados.

Mas assim como as empresas devem estar preparadas para esta nova prática, organizando a dinâmica da equipe, quem opta pelo home office também deve ter cuidados para garantir que as atividades sejam feitas com qualidade, sem comprometer prazos de entrega ou a comunicação com clientes, colegas e superiores. Vale lembrar que há algumas modalidades para trabalho remoto: os freelancers, que devem arcar com todos os gastos de estrutura e realização das tarefas; e os casos em que a empresa assume parte ou a totalidade desses valores.

No artigo, vamos listar quais são os equipamentos fundamentais para realizar um trabalho remoto com eficiência, que podem ser adquiridos pela empresa ou pelo colaborador.

Qualidade em home office vai além de ter uma boa conexão com a internet

É claro que uma boa conexão à internet é essencial para garantir a produtividade em home office. Assim, antes de trabalhar em casa, faça um upgrade no plano da sua banda larga, optando por planos com maior velocidade. O mesmo vale para a linha de telefone. Dependendo do tipo de atividade a ser realizada, conte com planos personalizados para fixo ou móvel para não ter gastos excessivos com as ligações.

Outro ponto que deve ser lembrado é o modo como o trabalho será executado e a forma como os arquivos e informações serão salvas ou enviadas a empresa. O colaborador em home office pode ter acesso ao sistema da companhia ou salvar e compartilhar o trabalho em nuvem. Pode ser ainda que precise de softwares específicos, como no caso de arquitetos que utilizam programas para montar plantas em 3D. Os softwares ou nuvens corporativas podem ser utilizados mediante pagamento de assinatura; já os sistemas precisam ser instalados por um profissional especializado para garantir a segurança dos dados.

Estes investimentos podem ser assumidos pelo profissional freelancer ou suportados pela empresa, conforme a modalidade de home office acertada.

home office - mulher trabalhando

Equipamentos fundamentais

  • Computador – Pode ser um desktop ou um notebook, mas dê preferência às máquinas com boa capacidade de armazenamento (HD), processador rápido, placa de som e vídeo. Tudo deve ser adequado ao tipo de atividade a ser feita, como por exemplo, um designer deve precisar de um computador com grande velocidade de processamento para poder ajustar as imagens;
  • Roteador – Busque por roteadores mais atuais, compatíveis com novas tecnologias e padrões da indústria. Bons exemplos são os aparelhos com padrão AC, que utilizam uma frequência de 5Ghz e permitem transmissões acima de 1000 Mbps, dando mais margem para trocar dados com dispositivos conectados no Wi-Fi. Isso vai permitir que você possa trabalhar em cômodos distantes do modem e utilize o smartphones para realizar ligações ou trocar mensagens pelo WhatsApp e Skype;
  • Nobreak – O dispositivo protege e mantém em funcionamento os aparelhos eletroeletrônicos. Em caso de queda de luz, o nobreak faz a alimentação destes equipamentos, por meio de suas baterias internas. Além disso, funciona como um regulador de tensão, entregando uma energia ‘limpa’ (sem oscilações) para os dispositivos conectados a ele, servindo como uma proteção extra – ao longo do tempo, a energia de má qualidade prejudica os equipamentos. Assim, você não corre riscos de ter arquivos ou hardware danificados e nem perde tempo para re-executar processos que foram interrompidos.

Para saber mais, conheça nossos roteadores e nobreaks, deixe um comentário ou entre em contato por um de nossos canais de atendimento.

Fonte: Blog da Intelbras