Desligamento sinal analógico São Paulo: capte o sinal digital na sua casa!

Compartilhar

Data de publicação: 13/03/2017

Como já foi confirmado, o sinal analógico será desligado na cidade de São Paulo e diversos de seus municípios no dia 29 de março deste ano. É de algum desses municípios e quer saber como captar o sinal digital em sua casa? Vem com a gente!

Municípios do desligamento sinal analógico

A tela da televisão nos canais analógicos já avisa sobre a transição do sinal digital. Os municípios que irão deixar de receber o sinal analógico além da cidade de São Paulo são: Arujá, Barueri, Biritiba Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba,Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato , Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Ibiúna, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Mora em alguma dessas cidades? Veja como captar o sinal digital em sua casa a seguir!

Como captar o sinal digital em sua casa

No processo de desligamento do sinal analógico, as famílias beneficiárias do programa Bolsa Família recebem gratuitamente conversores de sinal para que os televisores antigos não fiquem sem receber a programação. A distribuição destes conversores é de responsabilidade da Anatel.

Para pessoas não beneficiárias do programa, existem alternativas simples e acessíveis para captar o sinal digital. O selo DTVi é o que atesta que sua televisão capta sinal digital. As TVs fabricadas a partir de 2010 possuem mais chances de captar este sinal, mas, se tiver dúvidas é importante consultar o manual do aparelho ou entrar em contato com o fabricante.

Se sua TV for digital, você pode somente comprar uma antena para captar melhor o sinal, neste caso veja como escolher sua antena aqui.No caso de sua TV não ser digital, existem duas soluções: comprar um conversor digital ou trocar de TV.

Ao comprar um conversor digital, é só realizar a instalação simples do aparelho conectando à tomada, à antena e à TV. A maioria dos aparelhos já realiza a busca e sintonização com os canais automaticamente. A partir disso, é só gerenciar seus canais com o controle remoto do conversor. O sinal digital é geralmente transmitido em UHF, mas em regiões metropolitanas existem canais em VHF, por isso é importante verificar a melhor antena para ter acesso a todos os canais disponíveis. A melhor opção é aquela que capta o sinal nas duas frequências.

Vantagens do sinal digital

Além da melhoria na qualidade do sinal, a TV Digital possibilita que você assista aos canais em movimento, indo de um lugar para outro, apenas com uma mini TV ou celular que capte o sinal digital. A maioria dos celulares atuais já possui esta tecnologia de fábrica.

Mas a maior aposta da TV Digital é a interatividade. Esta tecnologia ainda em desenvolvimento permite que você acesse, a partir de sua TV, conteúdos, produtos e informações relacionadas ao que está assistindo por meio da rede e da tecnologia Ginga, uma linguagem de desenvolvimento de aplicativos que confere o selo DTVi às televisões.

Confira as soluções em conversores digitais que você encontra na Dicomp

Via Blog Aquário