Saiba como crimpar um cabo de rede em 3 passos

Compartilhar

Data de publicação: 20/09/2017

Toda empresa consciente já sabe a importância de ter os computadores conectados em rede. A conexão é realizada por cabos que podem chegar a distâncias de até 100 metros. Mas, é preciso tomar alguns cuidados para organizar esse cabeamento de forma segura.

Conheça alguns deles e aprenda como crimpar cabo de rede.

1.Separe o material necessário

Serão necessários Conectores RJ-45 para cada uma das pontas do cabo e também um alicate para decapar o cabo — existem alicates específicos de crimpagem. Além dos conectores e da ferramenta, também será preciso o cabo de rede, obviamente. Mas existem alguns detalhes que você deve prestar atenção ao comprar o cabeamento.

2. Escolha dos Cabos de Rede

Existem dois padrões para a ordem dos fios dentro do conector: o EIA 568B (o mais comum) e o EIA 568A. Para conseguir diferenciar os dois, basta observar se os pares de cabos laranja e verde são invertidos dentro do conector.

Entre especialistas em cabeamento, é sempre intenso o debate sobre qual dos cabos tem melhor conectividade. Entretanto, apesar do EIA 568B ser de longe o mais utilizado, no aspecto prático, não há uma diferença perceptível de conectividade entre ambos os padrões.

Os três diferentes tipos de cabos também apresentam distintos padrões, cada um mais adequado para uma determinada função. São eles: Cabo straight (10, 100 ou 1000 megabits); Cabo crossover (10 ou 100 megabits); Cabo crossover para Gigabit Ethernet.

Cabo Straight

Também são conhecidos como “Convencionais”, “Diretos” e “Normais”, por serem os mais comuns e simples. São usados para ligar o computador diretamente ao hub, sem mais intermediários.

Cabo crossover

Permite ligar diretamente dois micros, sem precisar do hub. É a opção que vale mais a pena quando temos apenas duas máquinas.

Nesse tipo de cabo, os fios ficam em posições diferentes nos dois conectores, por isso o par usado para enviar dados (TX) precisa estar ligado no ponto de recepção (RX) do segundo computador e vice-versa. De um dos lados, a pinagem é a mesma de um cabo de rede normal. No outro cabo, as posições dos pares verde e laranja precisam ser invertidas. Por essa razão, o nome crossover, que em tradução livre para língua portuguesa significaria algo como “cruzado na ponta”.

O crossover pode ser usado para ligar placas de 10 ou 100 megabits, onde as transmissões são realizadas usando apenas dois pares dos cabos.

Cabo crossover para Gigabit Ethernet

Placas e switchs Gigabit Ethernet precisam de um cabo crossover especial, crimpado com uma pinagem diferente. Se optar por usar um cabo cross convencional, a rede também poderá funcionar, entretanto, as placas serão forçadas a reduzir a velocidade de transmissão para apenas 100 megabits para conseguirem se adaptarem ao cabeamento.

O padrão utilizado para fazer um cabo crossover Gigabit Ethernet é o EIA 568B. Muitos switchs e também algumas placas Gigabit podem ser ligados diretamente com os Cabos Straight, já que os transmissores conseguem ajustar a transmissão via software, por meio do Auto-MDI/MDI-X. Mas atenção, não são todos os dispositivos que suportam o recurso. Por isso, os cabos crossover ainda se fazem necessários em diversas situações.

3. Conecte os cabos

Primeiro, utilize o alicate, mas tome muito cuidado para não ferir os fios internos, que são bastante finos. Deixe apenas os 2 centímetros que entrarão dentro do conector.

Encaixe os conectores e faça um pouco de força para que o conector fique firme e corte o excesso de cabo. Os fios precisam ficar perfeitamente retos dentro do conector. No começo, vai parecer difícil, mas com o tempo se “pega o jeito”.

Escrito por Lazaro Vergani parceiro Onix Security