Por que optar pela fibra óptica?

Compartilhar

Data de publicação: 13/03/2017

Os benefícios gerados pela utilização de fibra óptica em redes vêm tornando esse tipo de cabeamento o com maior índice de crescimento no Brasil. Entre 2015 e 2016, a adesão pelo sinal óptico aumentou em 38%, alcançando a marca de 1,2 milhão de conexões. Outros modelos como Ethernet e cable modem se quer chegaram aos 10% de aumento nas adesões. Já o formato xDSL apresentou 0% em seu índice de crescimento.

Mas qual o motivo desse aumento no número de redes estruturadas com fibra óptica? Existem diversos benefícios que tornam essa opção de cabeamento cada vez mais popular. Conheça alguns deles:

  • Imunidade total contra interferência eletromagnética, oxidação e descargas atmosféricas;
  • Vida útil mais longa da rede devido a suas características físicas, e redução de custos operacionais já que existem várias novas tecnologias que proporcionam fácil manutenção e atuação da rede;
  • Preços competitivos em relação ao cabeamento padrão UTP;
  • Transmissão a distancias mais longas do que o padrão UTP;
  • Altas taxas de transmissão de dados;
  • Cabeamento leve, resistente e de menor diâmetro proporcionando facilidade na instalação e economia de espaço.

Por que utilizar conversores de mídia e módulos MINI-GBIC na implantação ou expansão de uma rede com fibra óptica?

Conversores de mídia e módulos MINI-GBIC são equipamentos utilizados para conversão de sinais elétricos em ópticos. Sua função é receber luz dos cabos de fibra óptica e converter em sinais elétricos no padrão ethernet — e vice-versa.

Diferente de outras tecnologias de transmissão disponíveis no mercado, esses equipamentos transmitem o sinal óptico na velocidade da luz por até dezenas de km de distância entre um ponto e outro, apresenta um baixo consumo de energia e dispensa o uso de inúmeros repetidores de sinal. Além disso, tem as seguintes vantagens:

Plug & Play: não é necessária a configuração do equipamento;

Conectores: conectores ópticos SC nos conversores de mídia e LC nos módulos Mini-GBIC;

Transmissão: até 1,25 Gbps nos módulos Mini-GBIC e 10, 100 ou 1000 Mbps nos conversores de mídia;

Alcance: transmissão de até 10 km com os módulos Mini-GBIC e até 20 km com os conversores de mídia;

Hot-swap: quando plugados, podem ser desconectados de outros equipamentos de rede, sem a necessidade de desligar o sistema.

Essas características fazem dos conversores de mídia e módulos MINI-GBIC soluções muito interessantes para implantação de redes com fibra óptica, principalmente nas seguintes aplicações:

Point of Presence (POP): Provedores de internet (ISP) possuem, em muitos casos, vários POPs estrategicamente distribuídos em sua área de operação. Esses pontos de presença, são conectados ao provedor com a utilização de fibra óptica. Com conversores de mídia ou módulos MINI-GBIC instalados nesses POPs é possível garantir a qualidade dos serviços que serão oferecidos.

Interligações entre empresas: Matriz e filiais de uma empresa podem ser interligadas utilizando um ponto-a-ponto com fibra óptica através dos conversores de mídia ou módulos MINI-GBIC. Com isso, é possível garantir tráfego de dados em alta velocidade à longas distâncias.

Campus: Os enlaces ópticos com conversores de mídia e módulos MINI-GBIC também são ideais para uso interno em empresas e campus, atendendo a necessidade de interligações com distâncias acima de 100 metros — limite de alcance com um cabo metálico.

Monitoramento: Os conversores de mídia e módulos monomodo também podem ser utilizados para garantir o pleno funcionamento de câmeras de monitoramento distantes da central, sem oscilações de transmissão e alta qualidade de tráfego dos dados.

Conversores de mídia e módulos MINI-GBIC com tecnologia WDM

Os conversores de mídia e módulos MINI-GBIC com tecnologia WDM utilizam apenas uma fibra óptica para transmitir e receber dados. Com isso, há uma redução de 50% nos custos com cabeamento, além de tornar a instalação mais pratica e rápida que conversores de duas fibras.

Conheça a linha de conversores de mídia e módulos MINI-GBIC Intelbras

Se interessou por essa tecnologia e quer implantar ou expandir sua rede de fibra óptica com segurança e qualidade? Experimente a linha de conversores de mídia e módulos monomodo (Mini-GBIC) da Intelbras.

A linha óptica Intelbras oferece dois anos de garantia e qualidade que você já conhece. Adquira confiança e durabilidade na hora de escolher conversores de mídia e módulos monomodo, escolha na Dicomp Distribuidora a sua melhor opção para projetos de todos os portes.

Via blog intelbras