Iluminação de emergência autônoma: conheça os equipamentos e saiba em quais ambientes utilizar

Compartilhar

Data de publicação: 13/03/2017

O que fazer para estar sempre preparado durante possíveis quedas de energia elétrica? Certamente, ter uma dúzia de velas no armário já não é mais a solução ideal.

As luminárias e os blocos de iluminação de emergência são equipamentos indispensáveis para o dia a dia de quem busca segurança para sua residência, empresa ou comércio.

A principal função desses dispositivos é garantir a luminosidade do ambiente em casos de quedas de energia elétrica, evitando o uso de velas e outros dispositivos que oferecem riscos ao local e pessoas ali presentes.

Esses equipamentos também são indicados para situações de prevenção e combate contra incêndios. Nessas ocasiões, são necessários pontos de iluminação que sirvam de orientação às pessoas, prevenindo acidentes e permitindo que o local seja evacuado rapidamente e de forma segura.

Neste post vamos falar sobre os equipamentos de iluminação de emergência autônoma. São diferentes modelos, desenvolvidos para atender ambientes residenciais e corporativos.

Equipamentos de iluminação de emergência autônoma

As luminárias e blocos de iluminação autônoma possuem baterias internas, ou seja, utilizam sua própria fonte de alimentação. Um bom equipamento deve ter autonomia de, no mínimo, uma hora de funcionamento, podendo esse tempo ser prolongado de acordo com o fabricante. Além disso, sua instalação deve ser fácil e prática, exigindo apenas que o usuário ligue-o na tomada para que inicie a operação.

A utilização dos equipamentos de iluminação de emergência autônoma é ideal para situações como quedas na rede de energia elétrica. Assim que ocorre a queda, eles entram em funcionamento automaticamente.

Nesses casos, há opções de blocos autônomos com 200 lumens, por exemplo, que substituem a utilização de velas e lanternas em comércios e residências. Além de muito mais eficientes, não oferecem risco de incêndio ao ambiente.

Para locais maiores, como supermercados e shoppings, existem dispositivos de até 2000 lumens. Esses equipamentos podem iluminar espaços de aproximadamente 400 m² em casos de apagões ou incêndios, facilitando a evacuação e, no último caso, o combate ao fogo.

Dentre as opções de iluminação de emergência autônoma, outra bastante utilizada é a luminária 30 leds. Além de iluminar em casos de falha na rede elétrica, é ideal para atividades de pesca, campings, entre outros locais que geralmente não possuem luz elétrica. Alguns modelos são bem compactos e possuem alça, dessa forma podem ser carregados e servir como lanterna.

Atenção! Existem normas legais que devem ser consultadas antes de escolher o seu equipamento de iluminação de emergência autônoma, como por exemplo a NBR 10.898 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Acesse nosso portfólio, saiba mais sobre a linha de luminárias e blocos de iluminação de emergência autônoma que você encontra na Dicomp, e escolha o modelo ideal para sua necessidade.

Via blog Intelbras