Telefonia IP: Solução para aumentar produtividade e reduzir custos nas empresas

Compartilhar

Data de publicação: 22/11/2016

A Internet pegou todo mundo desprevenido. Ninguém imaginava o boom que iria ser, muito menos as inúmeras possibilidades e avanços que essa tecnologia poderia proporcionar tão rapidamente. Se antes alugávamos filmes, agora podemos assistir online; se antes comprávamos discos, agora podemos ouvir música pela internet e se antes realizar uma ligação era caro, agora realizar ligações tornou-se mais prático e acessível.

Com a popularização da internet e dos aplicativos de troca de mensagens instantâneas, a transmissão de voz e dados pela internet, o famoso VoIP, ganhou atenção especial principalmente das empresas devido à redução de custos e a flexibilidade disponível se comparada com a tecnologia analógica.

Nesta “nova era” da telecomunicação, com a telefonia IP é possível que os colaboradores de uma empresa, por exemplo possam levar o ramal do telefone corporativo em seus smartphones pessoais podendo falar, por meio do 3G, sem utilizar a linha celular; ou ser convocado para uma reunião justamente em um horário que não é possível estar presente fisicamente, mas, mesmo assim conseguir ver, falar e interagir com os demais participantes via videoconferência. Sem sombra de dúvidas estas funcionalidades geram redução de custo além de aumentar a produtividade nas empresas.

Telefone fixo

Sim, ao contrário do que muitos pensam é possível usar essa tecnologia em telefones fixos, além de também ser possível conversar normalmente com qualquer número que não utilize VoIP. Os aparelhos de telefones IP se parecem com os comuns, porém a diferença é que não utilizam mais o padrão telefônico RJ-11, mas conectam-se diretamente à rede de computadores recebendo voz, dados e imagens por meio dos conectores RJ-45, os mesmos das placas de rede de computadores.

 
Na Dicomp você encontra o telefone IP TIP 300 POE Intelbras

A instalação é outro ponto positivo dessa tecnologia, pois a rede de telefonia usa a mesma estrutura da rede de internet, isso faz com que a interligação entre os ramais da matriz e da filial, por exemplo fique muito mais fácil.

Redução de custos

Os custos com ligações realizadas por meio de telefones IP são muito menores. Independente se a ligação é local, interurbana ou até mesmo internacional, não importa a distância, o que será consumido é o pacote de dados contratado junto à operadora de telefonia IP, sem tarifas extras como roaming, por exemplo.

O ideal é que as empresas contratem prestadores de serviços especializados em telefonia IP, videoconferência e demais funcionalidades para que elaborem projetos que tragam segurança e alta disponibilidade.