Você sabe qual é a diferença entre galvanização a fogo e a frio?

Compartilhar

Data de publicação: 25/10/2019

A galvanização é o processo de aplicação de uma camada de Zinco (Zn) sobre superfícies de aço ou ferro. Especialmente para evitar a corrosão e aumentar a resistência do material.

Há vários tipos de galvanização, a mais conhecida é a galvanização por imersão a fogo (Hot-dip Galvanzing ou HDG) ou simplesmente galvanização a fogo, quando as peças são mergulhadas num banho de zinco fundido. A galvanização a frio é um termo utilizado quando falamos de um processo de pintura da superfície com tintas com quantidades elevadas de zinco, maioritariamente aplicado por meio de spray.

Ambos os processos têm a função principal de proteger a superfície da peça contra a corrosão. Mas o que muita gente já se perguntou por aí é: qual deles garante a melhor durabilidade para a peça? A resposta é: a galvanização a fogo. Ela possui maior durabilidade. Quando comparamos as espessuras das camadas protetoras criadas por ambos os processos, é possível aferir que o procedimento a frio gera de 8 à 15 microns de proteção, enquanto o procedimento a fogo apresenta a marca incrível que varia entre 40 e 50 microns. Uma durabilidade muito maior.

Uma das maiores vantagens das peças revestidas por galvanização a fogo é o investimento em durabilidade. Você paga um pouco mais no início, devido ao valor agregado um pouco maior, mas os produtos poderão ser trocados com menor frequência, já que há uma diferença considerável de durabilidade da peça. A diferença pode chegar a 30 anos quando comparamos peças com os diferentes revestimentos. Resumindo, você pode pagar mais barato na galvanização a frio, contudo, você terá que desembolsar muito mais no futuro com a troca de peças devido a corrosão natural dos equipamentos.

Além da durabilidade superior, a galvanização a fogo possui uma outra vantagem que interessa a todos nós: é mais sustentável. A proteção é uniforme, as superfícies são protegidas internamente e externamente, enquanto o revestimento a frio pode apresentar falhas na proteção interna da peça.

Há muitas vantagens em instalar seus equipamentos de FTTH (BAP, sapatilhas e parafusos) com a utilização de peças de sustentação galvanizadas a fogo. Você economizará no longo prazo. A Dicomp oferece a melhor linha de produtos para infra-estrutura de redes ópticas. Por isso, oferecemos produtos de alta qualidade, testados e aprovados por nossos clientes em todo o Brasil.

Confira aqui alguns produtos galvanizados a fogo