Netcom 2019 - Redes e Telecom

Compartilhar

Data de publicação: 29/07/2019

O grande encontro dos profissionais de infraestrutura de redes, telecom e provedores de internet do Brasil.

A Netcom 2019 está chegando e recheada de boas palestras e grandes expositores. A Dicomp é uma delas, e está pronta para expor novos produtos e ideias.

O que é a Netcom?

Netcom é uma das maiores feiras e congressos da América Latina, que busca trazer muitas novidades, lançamentos em redes e telecomunicações.

É um encontro de técnicos e de negócios que reúne grandes as empresas e os profissionais mais capacitados e especializados da área.

Os expositores são extremamente qualificados e procuram entregar as melhores novidades, produtos e serviços, e um evento com propostas e objetivos bem definidos.

São três dias produtivos de aprendizado e networking. Onde são gerados mais de 1 milhão de reais em novos negócios

Onde irá acontecer?

EXPO CENTER NORTE

Rua José Bernardo Pinto, 333
Vila Guilherme, São Paulo - SP, 
02055-000

Quais são os custos para participar?

A entrada na exposição é gratuita e fica aberta das 9h às 20h.

O congresso com uma programação diferenciada e voltada para capacitação de profissionais de redes e telecom, com workshops e palestras, tem o custo de 440 R$ em média. Há também a possibilidade da compra do pacote, onde o desconto pode chegar a 15% com os 3 dias podem chegar a 1150,00 com o Workshop incluso.

Faça sua inscrição clicando aqui

Programação do congresso:

27 de agosto - Manhã

Auditório 1 - Sala Jaçanã 

Assunto - Cabeamento Estruturado


Auditório 2 - Sala Vila Guilherme

Assuntos - Proteção Contra Surtos | Segurança Eletrônica e Controle De Acesso

Tarde

Auditório 1 - Sala Jaçanã 

Assunto - Redes Ópticas


Auditório 2 - Sala Vila Guilherme

Assuntos - Wireless | Segurança de Redes

28 de agosto - Manhã

Auditório 1 - Sala Jaçanã

Assunto - Infraestrutura Para Data Centers


Auditório 2 - Sala Vila Guilherme

Assunto - Provedores De Internet

Tarde

Auditório 1 - Sala Jaçanã

Assunto - Infraestrutura Para Data Centers


Auditório 2 - Sala Vila Guilherme

Assunto - Provedores De Internet

29 de agosto - Manhã

Auditório 1 - Sala Jaçanã

Assunto - Redes Industriais

Tarde

Auditório 1 - Sala Jaçanã

Assunto - IOT - Internet das Coisas

1º Workshop RTI de Compartilhamento de Postes

O panorama atual é preocupante, é necessário planejar corretamente a utilização dos escassos espaços urbanos, assim como exigir a confecção de bons projetos, com a utilização de produtos certificados e mão de obra treinada.

Você confere a programação completa do workshop clicando aqui, ou confira abaixo:

9h00 - Infraestrutura urbana de telecomunicações – ainda tem solução?

Marcius Vitale, CEO da Vitale Consultoria, Coordenador do Grupo de Infraestrutura de Telecomunicações do SEESP e Presidente da Adinatel.

A palestra abordará o desordenamento das redes de telecomunicações no Brasil, apresentando propostas para a minimização do caos. O tema principal da apresentação é a melhoria das condições da infraestrutura urbana, voltada inicialmente para a diminuição do emaranhado de cabos aéreos nos postes brasileiros assim como, um ordenamento das redes subterrâneas de telecomunicações. Melhorando as atuais condições da infraestrutura caótica, estaremos colaborando em muito para a implantação das cidades inteligentes, IoT e 5G.

9h30 - Programa de fiscalização do Ministério da Economia para o setor de telecomunicações.

Gianfranco Pampalon, Auditor Fiscal do Trabalho do Ministério da Economia.

A palestra mostra o histórico da notificação coletiva de saúde e segurança do trabalho no setor de telecomunicações realizada pela SRTb/SP em 2018/2019, abrangendo um total de 11 empresas entre as grandes contratantes do setor e as suas maiores contratadas. Foram solicitadas evidências de cumprimento de das Normas Regulamentadoras 10, 33 e 35. Serão mostradas as maiores não conformidades e um panorama atualizado dos sistemas de gestão de SST destas empresas e a estratégia para que se melhores a maturidade destes sistemas de gestão.

10h00 - Interface da NR10 e NR35 em manutenção de redes de telecomunicações.

Aguinaldo Bizzo de Almeida, Sócio Diretor da DPST – Desenvolvimento e Planejamento em Segurança do Trabalho.

Apresentar e discutir a aplicação da NR10 - Segurança em Instalações Elétricas e Serviços com Eletricidade e NR35 - Trabalho em Altura em atividades de manutenção de redes de telecomunicações.

11h00 - Painel de debates - Novas tecnologias para compartilhamento de infraestrutura de redes de telecomunicações.

14h00 - Painel de debates - Câmara de conflitos, ordenamento das redes e revisão da Resolução Nº 004.

16h00 - Painel de debates – Aplicação prática da Resolução Normativa ANEEL Nº 797, de 12 de dezembro de 2017.

17h30 - O município e a infraestrutura de telecomunicações - Case de sucesso de Bauru.

Carlos Augusto Ramos Kirchner, Diretor da Kirchner Consultoria e do SEESP – Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo.

Divulgar a experiência do case de Bauru. Como se faz o combate ao emaranhado de cabos, que serve de suporte para um programa de ordenamento de cabos por toda a cidade. A criação da COINFRA – Comissão de Infraestrutura Aérea Urbana, como um instrumento para o desenvolvimento das telecomunicações.

Palestrantes


Adenilson Boccato de Almeida
Coordenador de Segurança da Informação da Locaweb

Profissional de segurança da informação e Professor universitário; Mestre em Gestão de Redes e Telecomunicação; Especialista em redes de computadores e bacharel em Ciência da Computação; Possui certificações em Linux e Segurança da Informação e experiência internacional.

Aguinaldo Bizzo de Almeida
Sócio Diretor da DPST – Desenvolvimento e Planejamento em Seguranca do Trabalho

Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho; Membro do GT/GTT na elaboração da NR10; Membro da CPNSEE – Comissão Permanente Nacional sobre Segurança em Energia Elétrica; Membro do GT/GTT/CNTT na Elaboração da NR35; Membro (Consultor Técnico Bancada dos Trabalhadores) – Anexo IV- NR16 : Atividades e Operações Perigosas em Energia Elétrica; Autor do livro “Vestimentas de Proteção ao Risco de Arco Elétrico e Fogo Repentino”; Conselheiro do CREA SP- Câmara Especializada em Engenharia Elétrica; Membro do GT CREA SP- Interpretação da NR10 e NR35 para compartilhamento de postes; Diretor do Sindicato de Engenheiros de Bauru-SP.

Antônio Marcos Alberti
Professor Pesquisador do Inatel

Autor de vários artigos técnicos e científicos; Observador de tecnologias emergentes e entusiasta da evolução tecnológica e suas disrupções; Hacker de tendências; Curador de conteúdos de tecnologia; Professor, pesquisador, projetista e programador C/C++.

Antônio Roberto Panicali
Consultor da Proelco

Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA; Mestrado e PhD pela Universidade de Illinois Eletromagnetismo Aplicado; Professor Adjunto (N5) do Depto. de Engenharia Elétrica - POLI-USP (1974/2010); Consultor do CPqD-Telebras: Antenas/EMC/Proteção contra descargas atmosféricas e Consultor da Proelco.

Breno de Castro Laranjo Vale
Diretor de Administração da Abrint

Administrador de Empresas; Diretor Executivo da PLUG Telecom; Diretor de Administração da ABRINT (Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações); Membro do Grupo Técnico do Conselho Deliberativo de Atacado e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); Coautor do livro “Banda Larga no Brasil, passado, presente e futuro”.

Carlos Augusto Ramos Kirchner
Diretor da Kirchner Consultoria e do SEESP – Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Formado em Engenharia Mecânica pela USP em São Carlos, possui cursos de especialização na área de energia elétrica e Pós-Graduação “Lato Senso” em Direito Civil; Teve atuação profissional na construção de linhas de transmissão e subestações da CESP – Companhia Energética de São Paulo; Foi consultor da Eletrobrás; Diretor Presidente da Termorio; Consultor na área de energia da Petrobras e Diretor do Ilume – Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura de São Paulo; Atua como consultor de energia e de iluminação pública; Diretor do SEESP – Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo.

Cátia Silene dos Santos
Diretora de Planejamento da Sonn.Tech

Graduada em Administração da Educação – USP; MBA –Poli USP – Governança em Tecnologias Digitais com Sustentabilidade; Certificada pelos maiores fabricantes de cabos e sistemas de cabeamento; Atuou na Claro Telecomunicações; Foi sócia diretora da Parcus Design; Secretária da comissão de estudo ABNT/COBEI de Cabeamento Estruturado e atualmente é Sócia Diretora de Planejamento da Sonn.Tech.

Claudio Roberto Bertoldo Junior
CTO da Redera Technologies

Bacharel em Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações, pelo Inatel (2011); Possui extensão acadêmica internacional (Erasmus) pela UTC (Université de Technologie de Compiègne), França – 2010; Possui título de MBA pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) - 2013 e de Mestre pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) – 2017; Vasta experiência em empresas de telecom como Telefonica e Huawei.

Christiano Gonçalves Finamore
Diretor Técnico da Nano Automation do Brasil

Atualmente é o CTO da Nano Automation responsável por projetar soluções de software avançadas como a plataforma de análise de construção da Nano Automation. Anteriormente trabalhou na Expernet Telemática como Advisor Técnico e de Vendas, apoiando as áreas de vendas e engenharia; Trabalhou de 2000-2004 na Honeywell ocupando diferentes cargos como líder em dispositivos de campo para a América Latina, implementou o programa CCES (Commercial Comfort Energy Specialist) no Brasil e foi escolhido como um dos profissionais de “Alto Potencial” da Honeywell do Brasil; Iniciou sua carreira em 1995 na Trane Company como Engenheiro de Automação Predial e em 1997 foi classificado como aluno número um no Trane Graduate Training Program em LaCrosse-WI; Possui MBA pela FGV, pós-graduação em Administração, formação em Engenharia Mecânica e Eletrônica e participou de diversos cursos de desenvolvimento técnico e executivo.

Danilo Mendonça Cabreira
Diretor de Tecnologia da RJ Network

Bacharel em Ciência da Computação, Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos de TI, possui certificações reconhecidas internacionalmente pela Cisco, Mikrotik, Sophos, IPv6 (Hurricane Electric) e ITIL. Possui 12 anos de experiência no mercado de soluções para redes de computadores e segurança da informação. Atualmente é Diretor de Tecnologia na RJ Network, empresa que presta consultoria com foco em soluções de segurança da informação em todo o Brasil.

David Nagib
Gerente de Distribuição da Viacom

Formação bacharel em Comunicação Social (Pontifícia Universidade Católica de Campinas). Possui 21 anos de experiência em distribuição de canais de PAYTV com passagem por MTV Brasil, Fox, Embratel e Viacom.

Droander Martins
CEO da IPv7 e Vispe Capital

CEO da IPv7 Soluções Inteligentes e Vispe Capital, possui expertise de mais de 17 anos no mercado de tecnologia, tendo atuado em fabricantes nacionais e multinacionais na área de TI e Telecom. É investidor anjo, mentor, palestrante, conselheiro estratégico e escritor. Formado em Gestão Financeira e Rede de Computadores, pós-graduado em Gestão de Negócios, MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing além de possuir diversas certificações internacionais na área de tecnologia e negócios. Está lançando o livro “Intangível”, voltado para o mercado de tecnologia.

Eduardo Gonçalves Neto
Diretor Técnico da TSI Automação

Formação como Engenheiro Eletrotécnico pela Escola Politécnica da USP; Curso Técnico de Automação do Centro Paula Souza. Trabalhou na Telemecanique Brasil onde exerceu os cargos de Gerente de Desenvolvimento de Novos Produtos e Chefe de Desenvolvimento de Projetos de Automação em Rueil-Malmaison na França. Voltando ao Brasil, assumiu o cargo de Gerente de Divisão de Aplicações Industriais na Schneider Electric Brasil. Atualmente é Sócio Diretor da TSI Automação atendendo clientes como Fiat, Suzano Celulose, BM&F/Bovespa, Saint-Gobain, CESP, Essilor, FORD, entre outros. Consultor Técnico de grandes empresas na área de Automação Industrial, palestrante para cursos de Tecnologia, desenvolvedor do Gerenciador Automatizado para Point Of Presence - GPOP; desenvolvedor do Sistema de Gerenciamento de fibras ópticas – FIBERZOOM.

Eduardo Neger
Presidente da Abranet

Presidente da Abranet – Associação Brasileira de Internet, possui formação técnica em Eletroeletrônica e graduação em Engenharia Elétrica pela UNICAMP, graduação em Direito pela PUC-Campinas e pós-graduação em Direito das Telecomunicações pela FGV-SP; Empresário da área de Tecnologia, premiado em 2014 pela Revista Exame PME e em 2017 pela Unicamp Ventures como Empreendedor do ano; Cofundador da NEGER Telecom e coautor do livro “Novas Fronteiras do Direito na Era Digital”, Editora Saraiva, 2002.

Fábio Casotti
Gerente de Monitoramento das Relações entre Prestadoras da Superintendência de Competição da Anatel

Engenheiro de Telecomunicações formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH); Pós-graduado em Regulação Econômica de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap); É servidor de carreira da Anatel desde 2005, onde já ocupou a Gerência Operacional de Licenciamento de Estações e foi substituto do gerente de Outorgas da então Superintendência de Serviços Públicos (SPB); Atualmente é Gerente de Monitoramento das Relações entre Prestadoras da Superintendência de Competição; Também é representante designado na Comissão de Resolução de Conflitos das Agências Reguladoras dos Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo; Acumula, ainda, experiência anterior de seis anos na iniciativa privada, tendo atuado em laboratórios de microeletrônica e radiofrequência.

Fernando César Morellato
Diretor de Tecnologia, Inovação e Treinamento da IPv7

Atua no mercado de tecnologia há mais de 30 anos. Acompanhou o surgimento e evolução da eletrônica, telecomunicação e informática. Professor há 30 anos em escolas técnicas do RS e RJ, além do Senai e Senac, possuindo diversas publicações na área de ensino, como revistas técnicas nas áreas de eletrônica (Saber Eletrônica), informática (Info Exame) e de telecomunicações (RTI). Já treinou mais de 15.000 alunos na área de tecnologia; Elaborou livros e apostilas para Senai e Senac; Ganhador de concursos com artigos das referidas revistas; Administra conteúdo para o blog de tecnologia www.blog.ipv7.com.br. Desde 2010 trabalha com a tecnologia óptica GPON ministrando treinamentos. Palestrante, formador de opinião. Gestor, administrador e gerador de conteúdos textuais e de vídeo para a plataforma EAD Gyz (www.igyz.com.br). Possui formação técnica em Eletricidade e Eletrônica; Graduado em Engenharia Elétrica e atualmente, Licenciatura em Física e formação como auditor interno da qualidade ISO 9001:2015.

Gianfranco Muncinelli
Sócio/Consultor da Muncinelli Consultoria e Treinamento

Sócio da Muncinelli Consultoria e Treinamento e Diretor Associado da Intedya - International Dynamic Advisors (Espanha). Professor em cursos de MBA em programas como FGV Management, ISAE, UFPR e Steinbeis University (Berlin - Alemanha), dentre outros. Engenheiro Eletricista (UFSC), em doutoramento no Programa de Engenharia de Produção e Sistemas (PUCPR); Mestre em Engenharia Elétrica (UTFPR); MBA em Gestão Comercial (FGV) Executive Program in Project Management (The George Washington University - EUA); Especialista em Telecomunicações (PUCPR); Especialista em Gestão Empresarial (UFSC) e Especialista em Concepção e Análise de Dispositivos Eletromagnéticos (UFSC). Exerceu cargos executivos em empresas como Oi, NET, Brasil Telecom, Between do Brasil e GVT. É membro da International Society for Transdisciplinary Engineering (ISTE), da International Project Management Association (IPMA) e do Project Management Institute (PMI).

Gianfranco Pampalon
Auditor Fiscal do Trabalho do Ministério da Economia

Auditor Fiscal do Trabalho desde 1985; Membro da CNTT da NR.35; Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho; Professor de cursos de pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho e medicina do trabalho há mais de 25 anos; Publicou vários manuais sobre prevenção de acidentes do trabalho e é coautor da publicação “Segurança e Saúde na Indústria da Construção Prevenção e Inovação” CBIC SESI, 2019.

Gilberto Zorello
Coordenador de Projetos da NIC.br

Engenheiro Eletricista na modalidade telecomunicações e possui MBA em Gestão de Operações, ambos pela Escola Politécnica da USP. No NIC.br é responsável pela coordenação do Programa por uma Internet mais segura, iniciativa do CGI.br e NIC.br para melhorar a segurança na Internet com a redução de ataques DDoS, Sequestro de Prefixos e Vazamento de Rotas. É palestrante em eventos do IX Fórum e GTER/GTS e de Associações de Provedores no Brasil. Possui larga experiência profissional em desenvolvimento de produtos para a indústria eletro-eletrônica, na gestão tecnológica de empresas telecomunicações e na coordenação de cursos de pós-graduação nas áreas de TI, desenvolvimento de software e telecomunicações.

Guilherme Kirnew Benavides
Analista de Engenharia de Aplicações FTTx da Furukawa Electric LatAm

Graduado em Ciências da Computação pela Universidade de Marilia (Unimar) e MBA em Marketing e Negócios no Centro Universitário Eurípides de Marilia (Univem). Ingressou na Furukawa Electric LatAm em 2013 exercendo atividades voltadas à suporte técnico, treinamentos, implantação de sistemas FTTx/Laserway, WiFi, Vídeo Overlay e sistemas de gerenciamento de camada física (Data Center). Atualmente trabalha como Analista de Engenharia de Aplicações FTTx no departamento de Engenharia de Aplicações de Broadband, sendo responsável pelas atividades de pré-vendas aos provedores de serviços de telecomunicações e a projetos de cidades digitais.

Henrique Marcelino Cassol
Diretor de Infraestrutura e Tecnologia do TRF4 - Tribunal Regional Federal da 4ª Região

Bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS; Especialista em Gestão de TI pela PUC/RS; Especialista em Datacenter: projeto, operação e serviços, pela UNISUL; Analista de Informática desde 1998 do TRF4 e atualmente é Diretor da Secretaria de Infraestrutura e Tecnologia do TRF4.

Indio Chagas Lúcio
Gerente de Missão Crítica da Clemar

Gestor na área comercial e de implantação de obras de missão crítica, tais como data centers, centrais telefônicas, hospitais, controle de espaço aéreo, etc. Atua a quase 20 anos nessa área.

Jim Davis
Engenheiro de Marketing Regional da Fluke Networks

Atua na indústria de cabeamento há mais de 25 anos, sendo nos últimos 20 anos na Fluke Networks, primeiro como Diretor de Vendas e atualmente como Engenheiro de Marketing Regional. Também trabalha em comitês internacionais de normas de cabeamento e é palestrante frequente em feiras comerciais. O objetivo de Jim é trazer a experiência da indústria, do mercado e do laboratório e apresentá-la de maneira que o usuário comum possa entender.

João José Magalhães Soares
Engenheiro de Processos Comerciais da CEMIG

Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho; Atual Coordenador do Processo de Compartilhamento de Infraestruturas da Cemig D; Foi Gerente de Segurança, Saúde e Bem estar da Cemig de 2005 a 2015; Foi Conselheiro Federal Suplente do Confea; É Presidente da Associação Mineira de Engenharia de Segurança desde 2012; Membro do grupo técnico tripartite que revisou a última versão da NR-10 e coordenou a CPR da NR-18 (2016-2017) em Minas Gerais; Foi Membro da Comissão Permanente Nacional de Segurança com Energia Elétrica e Vice Presidente do Sindicato de Engenheiros de Minas Gerais; Foi Coordenador do Colégio Estadual de Entidades de Classe do Crea-MG, Membro do COPAM – Comitê Permanente de Meio Ambiente do Governo de Minas Gerais; Membro da Câmara da Indústria da Construção da FIEMG; Professor de Pós graduação da PUCMINAS e FEAMIG.

Jorge Alberto Santos Morgado
Engenheiro Responsável Técnico da Conectt Telecom

Engenheiro Eletricista e Telecomunicações da Conectt Telecom; Consultor de Provedores de Internet, com foco na gestão, estratégia e modelamento de negócios de provimento de internet e redes de telecom pela AR1 Services; MBA em Gestão de Qualidade e Produtividade pela UNIFOA; Engenheiro de Projetos em Rede Óptica, com mais de 400km aprovados pelas concessionárias de energia para compartilhamento de Infra estrutura (postes/torres/dutos); Gestão de Projetos.

José Antonio Torelli Bolota
Gerente de Desenvolvimento de Negócios da ABLOY

Atualmente responsável pelo desenvolvimento de negócios relativos a sistemas de controle de acesso para aplicações no mercado de proteção para infraestrutura crítica e desenvolvimento de parceiros e mercado brasileiro para a empresa Finlandesa ABLOY Oy. Atuou anteriormente por 10 anos na empresa francesa Schneider Electric como Consultor de Negócios e Gerente de Produtos de Automação Predial, entre outras empresas na área. Graduação em Engenharia Elétrica - FAAP, pós-graduação em Administração - USP e MBA em Gestão de Projetos – FGV. Vasta experiência nas áreas de gestão de projetos e engenharia, mais de 20 anos atuando na indústria eletrônica de sistemas de Automação Predial, Controle de Acesso e CFTV.

José Júlio Silveira Levy Júnior
Consultor da Arqinstal

Engenheiro Eletricista, Pós-Graduado em Administração de Empresas e em Engenharia de Telecomunicações pela FAAP, é certificado como RCDD pela BICSI, ATD pelo Uptime Institute, CETa, CEM e CEE – Engenheiro e Gesto de Ambientes de Missão Crítica pela ICOR, com certificações em projetos e instalações dos principais fabricantes do mercado. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, trabalhou em fabricantes e grandes integradores do mercado, com responsabilidades nos setores de logística, produção, marketing, vendas e operações, tendo desenvolvido e gerenciado projetos de cabeamento, redes LAN e WAN e Data Centers, efetuado treinamentos de empresas, auditorias e certificações, nos mercados financeiro, educacional, óleo e gás, farmacêutica, saúde, governamental e operadoras de telecomunicações, no Brasil e exterior.

José Maurício dos Santos Pinheiro
Sócio da Ratio Consultoria

Especialista em redes de computadores e sistemas de telecomunicações e Professor universitário. Atualmente é Gerente de Operações no ISP PRINSE Multimídia e Sócio na Ratio Consultoria, em Volta Redonda, e Professor no Centro Universitário de Barra Mansa. Com experiência profissional de mais de 25 anos, atuou em grandes empresas do setor de telecomunicações como Telerj, MetroRED, Brasil Telecom, Alcatel Lucent, entre outras. Sua experiência profissional e acadêmica o credenciou para atuar como palestrante e mediador em eventos nacionais e internacionais, com diversos trabalhos técnicos publicados. É autor de livros e artigos técnicos na área de redes de computadores e sistemas de telecomunicações.

Luis Valério Tossi Silva
Sócio Diretor da LT Consult

Consultor na área de soluções e projetos básicos e conceituais em data centers. Sócio diretor da LT Consult, tem atuado provendo apoio ao mercado de data centers nos últimos 5 anos. Atua na área de infraestrutura de TI desde 1987. Carreira iniciada na Siemens, passando pelas empresas, Masterguard do Brasil, Chloride e Emerson.

Luiz Felipe Lorenzoni de Oliveira
Principal Outside Plant Planning Eng. Specialist da CenturyLink

Graduado em Física pela UNESP com Mestrado em Lasers e Fibras Ópticas no Depto de Eletrônica Quantica do Instituto de Física da UNICAMP; Pós-graduado em Telecomunicações pela FAAP e graduado em Engenharia Civil na Faculdade Mario Schenberg e com certificações PMP e ITIL V3; Trabalha em Gerenciamento de Projetos de Planta Externa nos últimos 35 anos, atua nos diversos níveis da matéria, como Teoria de Fibra Óptica, Tipos de Cabos Ópticos Especificações, Documentos de Licitação, Implantação de Sistemas de Fibra Óptica; Representante e referente técnico na realização de testes em campo e em testes de aceitação em fábrica de fibras ópticas e de cabos ópticos; Atuou como Gerente de Operação e Manutenção do Departamento de Planta Externa da Impsat Comunicações por 14 anos; Há 6 anos participa do Departamento de Planejamento da CenturyLink Comunicações do Brasil como Principal Outside Plant Planning Eng Specialist.

Marcio Vidal
Diretor de Engenharia da Everest Ridge

Diretor de Engenharia da Everest Ridge, atua desde 1998 na área de Telecomunicações. Trabalhou em grandes operadoras, desenvolvendo projetos nas áreas de Backbone IP, datacenter e projetos especiais. Atuou no Grupo OI (Metrored, Brasil Telecom, OI) na área de Planejamento e Engenharia, no desenvolvimento, expansão e interconexão da rede.

Marco Antonio Rodrigues
Diretor Comercial da Tecnexus

Mestrado em Engenharia de Produção na UFMG; MBA em Gestão de Telecomunicações pela Fundação Getúlio Vargas; Pós-graduado em Engenharia de Telecomunicações pelo IETEC; Pós-graduado em Docência do Ensino Médio e do Ensino Superior e graduado em Engenharia Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG; Sua experiência profissional inclui diversos treinamentos no exterior (Suíça, Alemanha, Escócia, EUA, Uruguai, Argentina), passagens pela “Telemig”, Siemens, docência para o ensino médio bem como longo período na área de vendas técnicas; Atualmente é Diretor Comercial e Sócio fundador da Tecnexus Soluções Ltda, empresa especializada em soluções para telecomunicações utilizando fibras ópticas.

Marco Antonio Scocco
Gerente de Engenharia da Sterlite Conduspar

Iniciou sua carreira profissional participando do desenvolvimento pioneiro das fibras e cabos ópticos no Brasil na década de 80. Desde então trabalhou para empresas multinacionais no Brasil, Inglaterra e Itália, com foco nas telecomunicações e redes ópticas. Foi sócio fundador de um Provedor de Internet, implantando tecnologias como ADSL e FFTx/FTTH. É o fundador da Photton, um Centro de Competências Tecnológicas que provê serviços de Informações, Consultoria e Treinamentos em Redes Ópticas. Atualmente está atuando como Gerente de Engenharia da Sterlite Conduspar, fabricante multinacional de fibras e cabos ópticos. Graduado em Física pelo Instituto de Física da USP, Mestre em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP e Intensivo em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Marcius Vitale
CEO da Vitale Consultoria, Coordenador do Grupo de Infraestrutura de Telecomunicações do SEESP e Presidente da Adinatel

Engenheiro de Telecomunicações; Engenheiro Eletricista pelo Inatel e Engenheiro de Segurança pela Universidade de Brasília (UNB); Trabalhou como gestor em diversas operadoras: Embratel, Telemig, Cotesp, Telebrasília; Foi Diretor de Operações da Telpe; Na Telebras foi o responsável pela área de certificação de produtos fornecidos para as 28 empresas operadoras estaduais mais Embratel; Foi Diretor Técnico/Operacional de várias empreiteiras, tendo implantado infraestrutura de telecomunicações em muitos estados brasileiros; Em 1995 criou as empresas Vitale Consultoria & Inteligência de Negócios e Vitaleweb – Agência Digital; Presidente da Adinatel – Associação dos Diplomados do Inatel e Coordena o grupo de infraestrutura de telecomunicações do SEESP; Como palestrante motivacional, tem apresentado seu projeto “Tocando sua Empresa” para dezenas de organizações em todo o país.

Nelson Farfan
Gerente de Tecnologia América Latina da Siemon Company

Com mais de 30 anos de experiência em telecomunicações, trabalhou no Grupo de Desenvolvimento de Infraestrutura Global da IBM, como Engenheiro de Hardware, Gerente de Conectividade e Data Centers. Desde março de 2005 foi nomeado Gerente Regional de Tecnologia da Siemon Company. Especializado em telecomunicações e data centers, se formou na Universidade Javeriana B.A. com ênfase em projetos. Atualmente é vice-presidente do BICSI para a América Latina. Obteve a certificação como RCDD do BICSI em 1993, é certificado ATS pelo UPTIME e CCRE pela Icrea. Membro dos comitês: BICSI, TIA TR42.7 e ISO SC25 WG3 para a criação de padrões de prédios inteligentes, centros de dados e infraestrutura de comunicações.

Nicolas Pinheiro Bueno
Diretor da INB – Instituto Nicolas Bueno

Estudou no curso de especialização em Strategic Brand Marketing pela Universidade de Harvard. Possui 8 anos de experiência melhorando a gestão, o marketing e as vendas de provedores de internet. Já prestou consultoria em provedores de pequeno, médio e grande portes, com bases que variam de 1.000 assinantes até 60.000 assinantes e já capacitou mais de 380 provedores através de seus cursos online.

Paulo Ramon Ramos
Gerente de Negócios da Hikvision

Formado em Propaganda e Marketing, com diversas especializações técnicas em TI e mais de 14 anos de experiência no segmento de tecnologia com foco em segurança eletrônica. Atuou nas principais empresas do segmento como Pelco, Schneider Electric, Axis e atualmente na Hikvision.

Paulo Sérgio Marin
Autor/Publisher da PM Books

Engenheiro, mestre e doutor em engenharia elétrica, premiado com o "2014 Harry J. Pfister Award for Excellence in the Telecommunications Industry", concedido pelo College of Engineering - University of South Florida, USA, Paulo Marin é notório especialista em infraestrutura de TI e telecomunicações e referência na indústria de cabeamento estruturado, tendo trabalhado no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Ibéria. Marin se dedica à consultoria e treinamento técnico nas áreas de cabeamento estruturado e ambientes de missão crítica e tem dedicado grande parte de seu tempo à produção de literatura técnica e atuado como instrutor em seus próprios programas de treinamento e professor em programas de pós-graduação nas áreas de tecnologia da informação e infraestrutura para transmissão de dados e data centers.

Ricardo Andrian Capozzi
Professor Pesquisador da UniDrummond

Graduado em Tecnologia da Informação - Ciência da Computação pela Faculdade de Informática e Administração de São Paulo (1995); Atuou 25 anos como consultor para Banco Citibank S.A. nas áreas de processos de segurança e sistemas de Plataformas Eletrônicas e Internet Banking; Professor e pesquisador da Faculdade Carlos Drummond de Andrade para as cadeiras de Segurança da Informação, Auditoria e Compliance; Palestrante, Consultor Assistente Judicial Ad-hoc e Perito do Juízo Nomeado para o TRT e TJ de São Paulo; Com experiência na área de Sistemas da Informação, com ênfase em Segurança da Informação, atuando em: redes, vulnerabilidade, análise de malware, fraudes informatizadas, crimes eletrônicos, degravação de áudio, análise de imagens, Ethical Hacker, Pen Test, protocolos e treinamentos nas disciplinas de TI.

Ricardo Girnis Tombi
Pesquisador da Poli-USP

Professor de Engenharia Eletrônica e Computação em cursos de graduação e pós-graduação; Diretor Global de Serviços de Telecom e Redes, liderando equipes de projetos, instalação e suporte em diversos países na BT (Britsh Telecom); Líder de equipe de projetos de redes locais em DataCenters (HP); Gerente de pré-vendas, implantação e suporte para gerências de redes ópticas; Coordenador de laboratório de equipamentos de teste de redes ópticas; Engenheiro de Pré-Vendas e Implantação de Sistemas de gerenciamento de redes ópticas (NetTest/Anritsu); Áreas de interesse em pesquisas e projetos: redes ópticas, redes definidas por software, virtualização de redes, cloud computing e IoT.

Robson Lima da Silva
Presidente Nacional da Abramulti

Formado em Telecomunicações e Mecânica Industrial; CEO da Ativa Telecom, provedor de internet da grande BH-MG, possui mais de 20 anos de experiência junto às grandes operadoras na construção de redes ópticas, redes xDSL; Consultor de Redes FTTH e especialista em projetos de Rede de Compartilhamento de Postes junto as concessionárias de energia; Presidente da Abramulti e atual Membro do CPPP da Anatel (Comitê de Prestadoras de Pequeno Porte dos serviços de telecomunicações junto a Anatel).

Rodrigo Filev Maia
Professor Pesquisador do Centro Universitário FEI

Graduado, mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Atualmente é Professor em tempo integral do Centro Universitário FEI; Coordenador do laboratório de inovação em IoT em parceria com a Telefônica Vivo; Coordenador do laboratório de segurança da informação em parceria com o MPF-SP; está envolvido com pesquisa sobre IoT, análise de padrões, redes complexas, segurança cibernética. É membro do IEEE onde participa do grupo P7004 (Standard for Child and Student Data Governance). Trabalhou em diversos projetos europeus e atualmente coordena atividades do projeto SWAMP (Smart Water Management Platform) do programa: Horizon 2020. Como empreendedor, desenvolveu projetos de telecomunicações das linhas de Metrô de São Paulo e diversos projetos inovadores recebendo o prêmio Infolac WEB da UNESCO. É membro do CEST-USP do grupo de Sistemas Complexos da Escola Politécnica e pesquisador visitante da VTT Finlândia.

Rodolfo Saboia Lima de Souza
Chefe da Divisão de Metrologia em Tecnologia da Informação e Telecomunicações (DMTIC) do Inmetro

Engenheiro de Telecomunicações, com graduação e doutorado pela Puc-Rio; Pesquisador-Tecnologista do Inmetro; Chefe da divisão de metrologia em Tecnologia da Informação e Telecomunicações; Possui experiência em projetos na área de Teoria Eletromagnética, Microondas, Propagação de ondas radioelétricas e Antenas; Nos últimos anos atua nos seguintes temas: Medidas em sistemas de radiodifusão, sistemas de acesso banda larga sem fio, 5G, Internet das Coisas e Metrologia e Indústria 4.0.

Rosendo Correa Perez
Diretor de Tecnologia da Mobwin Consultoria

Atua a mais de 40 anos no mercado como especialista em redes de informática e telecomunicações. Possui especialização em interoperabilidade de sistemas heterogêneos e distribuídos. Trabalhou com todos os tipos de redes em 25 anos na Krupp Metalúrgica e 10 anos na ANIXTER do Brasil, como Gerente de Produtos. Como Consultor, projetou os acessos FTTH que suportam voz, dados e vídeo e CFTV dos 40.000 usuários dos condomínios da Reserva do Paiva e das concessões das rodovias Rota dos Coqueiros e Rota do Atlântico (Odebrecht em Recife/PE). Foi o projetista do Porto Maravilha-RJ, cuja reurbanização previa cerca de 90.000 portas óticas, substituindo todos os cabos metálicos existentes nos postes por fibras ópticas. Para a Arion, trabalhou nos projetos de infraestrutura dos Aeroportos de Confins, Guarulhos e Viracopos. Fez o projeto executivo do ambiente de demonstração de tecnologias para Cidades Inteligentes, para testes dos IoTs, no campus do INMETRO em Xerém-RJ.

Sergio Roberto Silva dos Santos
Engenheiro Eletricista da Lambda Consultoria

Engenheiro Eletricista da Lambda Consultoria e instrutor do curso sobre medidas de proteção contra surtos da empresa Termotécnica Para-Raios; Graduado pela UFRJ com especialização em Economia e Negócios pela Universidade Federal de São Carlos, participou da elaboração de normas técnicas da ABNT sobre instalações elétricas de baixa tensão, proteção contra descargas atmosféricas e dispositivos de proteção contra surtos.

Sidney Simonaggio
Diretor de Regulação e Mercado da ENEL

Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial de São Bernardo do Campo; Mestrado sem dissertação pela Escola Politécnica de São Paulo na área de Sistema de Potência; Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Porto Alegre; Atual Diretor de Regulação e Mercado da ENEL SP, com 40 anos de vivência profissional na área de energia.

Sinara Augusta Borges Campos
Engenheira de Controle e Automação da Almeida França Engenharia

Engenheira de controle e automação graduada pela Universidade de Brasília. É especialista em sistemas de automação predial, sistemas mecatrônicos e data centers. Pela Almeida França Engenharia, atuou nas obras de construção e manutenção do Datacenter do SEBRAE-BH, foi responsável técnica pela Manutenção de Sistemas Inteligentes da Presidência da República, além da substituição de Nobreaks do STJ, automação da CAG do MTDFT Sede e Ministério da Fazenda, automação e sistema inteligentes do prédio do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal. Especialista em sistemas de ar condicionado de precisão e VRF, certificada pelos fabricantes de equipamentos. Atualmente é responsável pelos processos de inovação tecnológica e implantação de sistemas de energia renovável da Almeida França Engenharia.

Thiago Arantes
Consulting System Engineer da Aruba Networks

Com experiência de 18 anos trabalhando com TI no segmento de redes e conectividade sendo 4 deles como System Engineer na Aruba Networks Brasil, atendendo verticais de Varejo, Financeiro Hospitality e Governo. Além disso possui experiência de mercado, em outras linhas de produtos e outros segmentos de rede além do segmento de mobilidade como unified communications, segurança, campus networks e Datacenter. Formado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Anhembi Morumbi e possui MBA em Gestão empresarial pelo IBMEC.

Tiago Carrijo Setti
Consultor da NuiTec Consultoria

Especialista em redes IP, redes ópticas DWDM e segurança da informação com mais de 15 anos de experiência no mercado. Responsável por arquitetura, design e engenharia de redes de alta complexidade e de abrangência internacional, utilizando os principais protocolos e tecnologias como MPLS, IPoDWDM, IPv6, DWDM, BGP, Data Center Interconnect(DCI), PCEP entre outros, Juniper JNCIE - SP, Cisco CCIE (Double) - R&S e Service Provider. Membro do Comitê de Programa do Brasil Peering Fórum (BPF).

Victor Peck do Amaral
Engenheiro de Aplicações Industriais da Furukawa Electric LatAm

Engenheiro de Controle e Automação (Mecatrônica), com MBA Executivo Internacional In Management; Atua na área industrial há mais de 15 anos; Desenvolveu sua carreira com foco em automação, sistemas de monitoramento e controle de processos produtivos; Especializou-se no desenvolvimento de Arquiteturas de Sistemas para Indústria 4.0, com soluções orientadas para Convergência e Conectividade Industrial.

Zilmar de Souza Junior
Analista de Sistemas do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná

Tecnólogo em Sistemas de Telecomunicações pelo IFSC; Especialista em Projeto, Operação e Serviços em Datacenters pela Unisul; Analista de Sistemas do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e integra a equipe da Seção de Infraestrutura de Datacenter e Servidores; Voluntário na comunidade brasileira da Mozilla; Possui interesse em software livre, redes, segurança e novas tecnologias que auxiliem no desenvolvimento sustentável da sociedade.