Provedor, Redes

Por que prestar atenção na rede de fibra óptica?

A demanda exponencial por internet tem aumentado anualmente no Brasil, devido ao crescimento de transmissão de dados, comunicação em nuvem, trabalho remoto, streaming, computação, jogos online, armazenamento de infomação e comunicação no geral.

Essa necessidade fez aumentar a procura pela fibra óptica, principal forma de acesso à banda larga, atualmente, no país. Segundo as estatísticas do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) publicado pela  Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em fevereiro de 2020, mais de 10,7 milhões de usuários brasileiros contavam com acesso FTTH.

Ainda segundo dados da Anatel, a cobertura de rede de transporte por fibra óptica, chegou a 91,47% dos municípios, com velocidade média de 45 megabits (Mbps) por segundo, em 2019, no território nacional. Números bem expressivos, não é mesmo? 

Entretanto, cabe destacar, que essa porcentagem é pautada com base nos municípios mais populosos que são atendidos por essa esse tipo de banda larga. Vale ressaltar que os Prestadores de Pequeno Porte (PPPs) foram responsáveis pelo aumento da estrutura do cabeamento e internet óptica para mais de 772 municípios, contribuindo com essa porcentagem.

Os dados do Relatório Anual de Gestão da Anatel de 2009, ainda mostram que, para a porcentagem da conexão de internet, por meio de fibra óptica ser elevada a 95% no Brasil, é preciso, que ao menos, os 256 municípios mais populosos que ainda não dispõem dessa infraestrutura, passem a contar com ela. Isso consiste em atender a, pelo menos, 15% dos municípios, que não possuem backhaul  de fibra. 

Para conferir mais informações sobre o relatório da Anatel, clique aqui.

Fibra óptica no setor público

A conexão por fibra óptica têm se destacado também no setor público. Segundo a pesquisa sobre o uso de tecnologias do setor público, realizada pelo Comitê Gestor  da Internet (CGI.br), divulgada no primeiro semestre de 2020, aponta que esse tipo de conexão foi o mais citado pelas instituições.

A transmissão de dados via fibra óptica foi lembrada em 94% pelos órgãos públicos federais e estaduais. Já em relação a prefeituras com acesso à banda larga, via fibra foi de 73%. Com aumento expressivo dos municípios de até 100 mil habitantes, nessa lista.

Conforme o estudo, prefeituras conectadas pela rede FTTH, com até 10 mil habitantes em 2017 era de 32%, em 2019 chegou a 63%. Enquanto os municípios entre 10 e 100 mil habitantes, em 2017 era 52% em 2019 passou para 79%.

Segundo os dados apresentados, 89% das prefeituras da região sul com acesso à banda larga, via fibra óptica, seguida do Sudeste (77%), depois o Nordeste (66%), Centro- Oeste (58%) e por fim o Norte (54%).

Confira mais sobre a 4ª edição da pesquisa edição da pesquisa TIC Governo Eletrônico, realizada entre julho e dezembro de 2019. Clique aqui.

Demanda alta

São diversos os fatores que têm feito a conexão por fibra óptica aumentar no Brasil. Mesmo com as taxas altas, em relação a prestação desse serviço, é um setor que ainda possui muito espaço para crescimento e consolidação nos próximo anos.

A ampliação de processos relacionados a tecnologias para digitalizar gerenciamento, armazenar dados e compartilhar informações têm tido destaque. A comunicação em nuvem, Internet das Coisas (IoT), o Big Data e Analytics estão se popularizando no Brasil, fazendo crescer a necessidade de conexões seguras, velozes e estáveis.

O  trabalho remoto também tem ajudado a disseminar a necessidade de conexão e desempenho, que antes era exigida, quase que restritamente, ao ambiente de corporativo. Esses são alguns motivos atuais para investir na qualidade da fibra óptica.

A fibra óptica é considerada a conexão de internet mais moderna, atualmente, por oferecer recursos que outras tecnologias não suportam, como, por exemplo, a transmissão de dados na velocidade da luz.

Com todo o volume de dados transmitidos e urgência de envios e respostas, você acredita que esse é um diferencial junto aos seus clientes? Utilize-o.

Velocidade da Luz

Como já falamos até aqui a velocidade da fibra é ultrarrápida. A transmissão de dados pode chegar até 1,6TBs, proporcionando qualidade de navegação e experiência positiva do usuário.

Ao oferecer esse tipo de conexão o provedor soluciona os problemas de demora nas páginas que estão sendo carregadas e também de lentidão nos downloads. Mesmo em situações que a demanda de dados é grande para a realização de uma tarefa, como, por exemplo, um upload de vídeo, ou então, no carregamento dos jogos online.

A fibra óptica permite realizar todas essas tarefas, inclusive simultaneamente, com estabilidade. Proporcione a melhor experiência de navegação para seus clientes.

Sem interferência eletromagnética

A conexão por fibra não é sensível às interferências eletromagnéticas (EMI), causadas por dispositivos elétricos ou raios, como os cabos de cobre usados na conexão mais tradicional de internet. Evitando danos que possam trazer lentidão e dificuldades de transmissão, chegando a até mesmo interromper a navegação.

O cabeamento óptico é revestido de plástico e vidro e a transmissão de dados pela luz, garante proteção reforçada na parte externa, proporcionando a “imunidade” da conexão, diante de tempestade e outras situações que possam interferir no sinal, mantendo a experiência do usuário estável, sem qualquer tipo de interferência.

Adeus Latência

Outro diferencial da fibra óptica é poder acabar com os problemas relacionados a latência, palavra utilizada para definir os atrasos na transmissão de dados, no processo estrutural de navegação, que conduz as informações de um ponto ao outro.

Essa redução proporciona uma comunicação simétrica entre os dados que são enviados e recebidos e influencia diretamente na qualidade de navegação do usuário. Até aqui, quantas vezes você já leu sobre a qualidade de navegação do seu cliente?

Outro benefício proporcionado pela diminuição da latência é diretamente sentido na comunicação de áudio, por meio de ligações Voip, ao eliminar ruídos e falhas.

Potência do Sinal

Você já recebeu alguma reclamação de seus clientes sobre a diminuição do sinal, quando está utilizando a internet Wi-Fi e está distante do roteador?

Essa é uma das reclamações mais comuns dos usuários, que vem ao encontro da banda larga via fibra óptica. Por que isso acontece? Com a fibra as chances de isso acontecer são indiscutivelmente menor, por não sofrer interferências exteriores, consequentemente, aumenta a satisfação durante a navegação.

Sendo assim, em residências com diversos cômodos e mais de um andar, a fibra é mais indicada, por causa da qualidade da potência. Entretanto, é preciso levar em consideração o pacote de internet contratado e qualidade do roteador ou access point utilizado.

Segurança

Com as diversas trocas de dados, parte dessas informações são confidenciais e precisam ser seguras. Por isso, a segurança é uma questão importante e demanda atenção. E o que a fibra óptica tem a ver com isso?

É mais segura que o modelo tradicional de conexão, porque acessar aos cabos de cobre é mais fácil para os hackers. Que podem utilizar de distintos métodos e alcançar informações confidenciais, causando prejuízos para os usuários da rede.

Com a tecnologia da fibra óptica é mais difícil invadir a rede e chegar a esse tipo de informação pessoal ou empresarial. Pois, a maneira de ter acesso a conexão é cortar o cabo óptico, fazendo o sinal desaparecer.

Por isso, quem utiliza a comunicação de rede por fibra possuem mais segurança de acesso à informação. Esse é mais um dos dos motivos que tem feito estabelecimentos alterarem a conexão utilizada, para aumentar a proteção de dados.

Instalação Facilitada

Outra vantagem da internet fibra óptica, agora exclusivamente para você, provedor, é a facilidade de instalação. De que maneira? Os cabos não necessitam de modificação para aumentar a capacidade de transmissão.

Diferente do que acontece com os cabos de cobre quando é preciso aumentar a capacidade de transmissão de dados, ampliando a espessura e rigidez dos mesmos, sendo necessárias alterações na estrutura, o que pode resultar em problemas na conexão durante o processo.

Nós somos especialistas em soluções de fibra óptica. Quer saber mais? Entre em contato, através do WhatsApp,clique aqui. Conheça o mix completo de produtos relacionados a fibra óptica em nossa loja, clique aqui e confira. Para ficar por dentro de todas as novidades nos siga no FacebookInstagram e LinkedIn.

Sobre a Dicomp

A Dicomp atua na comercialização de produtos e equipamentos de telecomunicação, segurança, tecnologia da informação, automação industrial e sistemas de geração de energia solar fotovoltaica. É uma das cinco maiores empresas do segmento do mercado nacional, com atuação em multiprodutos de tecnologia, refletindo em um portfólio de mais de seis mil produtos. Com sede em Maringá (PR) possui um centro de distribuição em Itajaí (SC), uma unidade comercial no Paraguai e na China.

Gostou do conteúdo?

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades e curiosidades sobre inúmeras áreas da tecnologia.

Aqui na Dicomp você garante produtos à pronta entrega, com as melhores opções de parcelamento, aprovação de crédito acelerada e orçamento ágil, a fim de promover a melhor experiência de compra para que você, integrador, possa garantir a melhor solução para seus clientes.

Conheça mais sobre a Dicomp, nos acompanhe nas redes sociais no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta