Provedor, Redes

3 problemas que podem deixar o servidor mais lento

Os servidores são sistemas de computação centralizada que oferecem serviços a uma rede de computadores de forma eficiente. Eles são desenvolvidos para transmitir informações e produtos de software a outras máquinas conectadas a eles, com muita eficiência e agilidade. Entretanto, existem alguns problemas que podem causar lentidão nos servidores, e todos eles podem ser resolvidos e diagnosticados com antecedência.

Se você quer saber quais são as principais causas da lentidão dos servidores, está no lugar certo. Boa leitura!

Malwares

Um dos principais problemas que podem afetar o funcionamento do servidor e deixá-lo mais lento são os Malwares, que afetam as máquinas e podem passar a consumir toda a memória e capacidade de processamento, afetando as execuções.

Para resolver esse problema é bem simples, basta realizar uma varredura completa com software antivírus. E para garantir que o servidor não seja infectado novamente, é preciso adotar um antivírus mais eficiente, que consiga barrar todos os possíveis Malwares que podem atacar o servidor e, assim, evitar problemas que podem ser irreversíveis.

Falta de memória RAM

A memória RAM é essencial para o bom funcionamento de um sistema operacional, pois é ela quem armazena os dados que são processados e acessados no disco rígido. 

Diferentemente do HD, que armazena conteúdos de forma permanente, o RAM só faz a leitura quando solicitado e de forma aleatória. Ou seja, quanto mais memória estiver disponível, mais arquivos é possível acessar e mais rápido será a execução das tarefas.

Baixa performance do processador

O processador é a peça principal de um servidor, é quem executa todas as ações necessárias e quem faz com que ele funcione. Ou seja, qualquer problema que afete o processador, afeta consequentemente todo o servidor. Por isso, é essencial que seja utilizado um processador que seja adequado para suprir todas as exigências, além de sempre fazer uma limpeza e eliminar aplicações desnecessárias ou que estão fora de uso.

Agora que você já conhece algumas causas da lentidão em servidores, é preciso fazer uma avaliação e manutenções constantes para que o seu também não sofra com isso e que quaisquer adversidades possam ser resolvidas a tempo. Com configurações periódicas é possível diminuir custos e economizar tempo.

Gostou do conteúdo?

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades e curiosidades sobre diversas áreas da tecnologia.

Se você quiser saber mais sobre as soluções que nós da Dicomp oferecemos, entre em contato com um de nossos consultores especializados através do telefone (44) 4009-2826 ou pelo WhatsApp e descubra qual a melhor solução para você.

Aqui na Dicomp você garante seus produtos à pronta entrega, com as melhores opções de parcelamento, aprovação de crédito acelerada e orçamento ágil, a fim de promover a melhor experiência de compra para que você, integrador, possa garantir a melhor solução para seus clientes.

Conheça mais sobre a Dicomp, nos acompanhe nas redes sociais no LinkedIn, Facebook e Instagram

2 thoughts

Deixe uma resposta