A fibra conectará rádios de rede celular?

Compartilhar

Data de publicação: 10/11/2017

Uma análise de tendência, por especialista da CommScope: "Muitas operadoras estão mudando para C-RAN a arquitetura (RAN centralizada) e a fibra é a chave para a transição".

Por Wes Oxlee

 

Este é o consenso. As operadoras de redes móveis optarão pela fibra como a tecnologia preferida para backhaul e fronthaul para rádios de rede celular sempre que possível devido aos requisitos de largura de banda cada vez maiores, agora e no futuro.

A fibra oferece às operadoras de rede muitos benefícios, tais como:

Capacidade – a fibra pode acompanhar os requisitos de backhaul crescentes sem as limitações de throughput e de distância das outras tecnologias.

Escalabilidade – a capacidade pode ser ampliada com facilidade por meio da multiplexação de comprimentos de onda em cabos existentes ou puxando-se novas linhas através do conduíte existente.

Confiabilidade – a fibra oferece um tempo de disponibilidade de backhaul superior, levando a uma maior satisfação do assinante.

Redundância – a fibra pode fornecer backup crítico de micro cell para o fluxo contínuo de tráfego de rede se o link primário de backhaul falhar.

A densidade de rádios para o celular do futuro gerará a necessidade de convergência de rede entre o tráfego com fio e wireless, aumentando o requisito de soluções de rede de fibra que se concentrem no fornecimento de densidade, acessibilidade e flexibilidade para suportar múltiplas aplicações necessárias para o futuro.

Outro grande fator é reduzir o uso de energia e otimizar a utilização do espaço na torre. Muitas operadoras estão mudando para C-RAN a arquitetura (RAN centralizada) e a fibra é a chave para a transição. Com C-RAN, as unidades de banda base (BBU) são deslocadas da parte inferior da torre e para escritórios centrais ou locais de agrupamento de BBU, que podem estar localizados a vários quilômetros de distância.

No escritório central, as BBUs de vários cell sites são agrupadas e conectadas à cabeça de rádio remota através da conectividade fronthaul (para transportar dados dos cell sites para o agrupamento de BBU) e backhaul (para transportar dados das BBUs de volta para a rede principal).

A C-RAN oferece uma maneira efetiva de aumentar a capacidade, confiabilidade e flexibilidade da rede, reduzindo os custos operacionais. É também um passo necessário no caminho da cloud-RAN, onde a funcionalidade da BBU se tornará “virtualizada”, o que permitirá uma grande elasticidade e escalabilidade para os futuros requisitos de rede.

Wes Oxlee é diretor de soluções de conectividade wireless na unidade de negócios das Soluções de Conectividade da CommScope
Via Ponto ISP