Na velocidade da luz: O crescimento das fibras ópticas no Brasil

Compartilhar

Data de publicação: 26/09/2016

A demanda por fibra óptica no Brasil voltou a crescer principalmente após a inclusão do cabo no FINAME (Financiamento de Máquinas e Equipamentos), e a extensão da linha de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a área de tecnologia.

 

Prometendo transmissão de dados literalmente na velocidade da luz a fibra óptica vem se tornando a principal escolha dos pequenos, médios e grandes provedores.

Criada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany, o cabo de fibra ótica é um filamento extremamente fino e flexível, feito de vidro ultrapuro que transmite dados em forma de luz. Mas como assim, em forma de luz? Você se lembra das aulas de física do colégio quando o professor dizia sobre o princípio de reflexão total? Pois é, como dito acima o cabo é feito de um vidro bem fino que serve como um “espelho perfeito”, onde a informação transmitida pelo cabo é “convertida em luz” e refletida rapidamente chegando até a outra ponta do cabo em uma velocidade incrível.

Vantagens da fibra óptica

Há 10 anos dizer que iria assistir um vídeo online ou baixar um arquivo grande era praticamente piada, porém devido as novas tecnologias e o investimento em infraestrutura de rede, atualmente assistir filmes, series online e fazer download de vídeos em 4K é perfeitamente possível e rápido.

Além da alta velocidade existem outros fatores que justificam a escolha pela fibra ótica. Para ter uma ideia, um par de fibra, pode ter o diâmetro comparado com o de um fio de cabelo e mesmo assim transmitir 2.5 milhões ou mais de chamadas telefônicas ao mesmo tempo. Já um cabo de cobre com a mesma capacidade de transmissão teria de ter um diâmetro de seis metros! De outra maneira, é possível afirmar que a fibra óptica transmite muito mais informação, em taxas muito maiores e por distâncias bem superiores.

Outra vantagem das redes de fibra óptica é em relação ao tempo de deterioração. As fibras são mais seguras e reduzem significantemente os custos com manutenção, além de serem imunes a radiação eletromagnética. Dessa maneira, as informações transportadas não sofrem interferências por campos magnéticos, eletricidade e outros fatores que tornam os problemas bem frequentes em redes com cabo de cobre, por exemplo.

Na Dicomp Distribuidora é possível encontrar todos os materiais necessários para execução desde o mais simples até o mais complexo projeto de estrutura de cabeamento óptico. Reconhecida como uma das grandes distribuidoras do Brasil, a Dicomp oferece inúmeras soluções em tecnologia de comunicação, segurança e informática.