Provedor, Redes

Routerboard: um mundo de possibilidades para gerenciamento de redes

Gerenciamento e programação total da rede é requisito básico para o provedor, pois sem essas funcionalidades não dá para operar. E quando a administração da rede é feita por meio de um único aparelho. Essa condição facilita a vida?

Há muitas opções hoje no mercado, que atende as necessidades dos mais variados tamanhos de provedores. Entretanto, a MikroTik pode oferecer vantagens únicas para o seu dia a dia, durante a rotina de trabalho.

Em uma pegada inovadora, com tecnologia disruptiva, a MikroTik oferece os RouterBoards. As soluções desenvolvidas para o gerenciamento de redes são embarcadas com software próprio e interface padronizada para todos os hardwares fabricados pela empresa. São diversas opções para potencializar e facilitar o gerenciamento de redes.

Mas afinal o que é um RouterBoard (RB)?

É o nome dado a uma série de produtos MikroTik que combina o RouterOS com uma linha de hardware próprio.

As vezes o termo RouterBoard pode não ser tão popular para todos, mas de maneira bem simples podemos dizer que se trata de um equipamento responsável por gerenciar todo o fluxo que entra e sai da rede/internet.

Assim como o Direito, Medicina, Engenharia, Marketing e outras áreas bem específicas do conhecimento, a Informática tem vocabulário próprio. E, muitas vezes, pode confundir, até mesmo, quem está imerso neste “mar” de abreviações e termos técnicos. Você já passou por alguma situação dessas?

Não é raro acontecer. Alguns termos são generalizados e usados para denominar diferentes tipos de software, serviço ou equipamentos. Esse é um exemplo, do que acontece com o termo roteador, muito utilizado pela mídia e usuários, o qual acabou se tornando sinônimo de modem, hube/ou switch.

Embora todos sejam equipamentos para rede, é importante ter ciência das especificidades que tornam cada aparelho único. Avaliando as dúvidas frequentes, que sempre chegam até nós sobre: o que é exatamente um RouterBoard da Mikrotik, continue essa leitura, pois iremos esclarecer definitivamente essa questão.

Benefícios do RouterBoard

Até aqui foi possível entender que o RB conta com muitas funções para o gerenciamento de redes. O objetivo da MikrtoTik com o RouterBoard é fornecer aos seus clientes uma solução de hardware e software agregadas em um único equipamento. O aparelho é ideal para provedores, residências, escritórios, pequenas e médias empresas.

Outro diferencial desse sistema operacional é a possibilidade, por meio do RouterOS, um computador tornar-se um roteador robusto. Minicomputadores com tudo incluso, os RBs são placas com processadores, memória ram, memória flash (serve com HD), placas wireless etc. É muita tecnologia embarcada em um único aparelho. Não é mesmo?

E se você acha que para por aí, dá para se surpreender ainda mais, há muitas outras funções nessa solução. O RB tem capacidade de atender ambientes SOHO (pequenos escritórios) com acesso à internet. VoIP (telefonia em banda larga), CFTV (Circuito Interno de Televisão), além de criar redes, distribuir ou receber sinais de antena, fazer transmissões e proteger o ambiente virtualizado bloqueando ou restringindo acessos por meio do firewall.

A licença de software embutida já é gratuita, mais um benefício para tornar essa tecnologia acessível para os usuários.

Os RouterBoards oferecem tudo que o provedor precisa para começar a configurar rede, fazer transmissões, compartilhar sinais, organizar o ambiente virtual, linhas defensivas, promover testes, criar um provedor, enfim são muitas possibilidades com o equipamento.

Projetado para os mais variados tipos de demandas, permitem montar links wireless com alta capacidade de tráfego, possuem inúmeras ferramentas de análise, monitoramento e fazem conexões seguras com VPN (Rede Privada Virtual).

Se montado de forma adequada, com planejamento é possível tirar o máximo proveito da solução indo ao encontro das necessidades da empresa, evitando problemas com instabilidade, por exemplo. Ponto de atenção, corriqueiramente requerido pelas organizações.

A rede traz diversos benefícios para a infraestrutura de TI. O primeiro deles é que o uso de protocolos permite melhorar e aprimorar os sinais transmitidos.

A Mikrotik contém recursos de segurança de rede responsável por monitorar todo o tráfego de entrada e saída de informações. De modo simples pode-se dizer que é uma espécie de filtro que permite acessos ou bloqueia tráfegos específicos, de acordo com definição das regras internas configuradas.

A Mikrotik destaca-se no mercado por possuir inovadoras e disruptivas funcionalidades, oferecendo estabilidade de uso, especialmente pela interface de configuração que permite a implantação de complexas regras de firewall.

MikroTik

Empresa fabricante de hardware e software para conectividade, como roteadores e sistema de wireless para provedores, empresas e usuário final. A MikroTik está há 24 anos no mercado, com sede na Letônia. São mais de 500 distribuidores oficiais e revendedores em 145 países.

No Brasil a Dicomp é distribuidora Master da MikroTik.

Somos especialistas em soluções de tecnologia, inclusive em RouterBoard, visite nossa loja. Deseja saber mais, tirar dúvidas ou fazer uma cotação? Entre em contato conosco pelo telefone (44) 4009-2826, ou, Whatsapp, clique aqui. Conheça mais sobre a Dicomp, nos acompanhe nas redes sociais no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Sobre a Dicomp

A Dicomp atua na comercialização de produtos e equipamentos de telecomunicação, segurança, tecnologia da informação, automação industrial e sistemas de geração de energia solar fotovoltaica. É uma das cinco maiores empresas do segmento do mercado nacional, com atuação em multiprodutos de tecnologia, refletindo em um portfólio de mais de seis mil produtos. Com sede em Maringá (PR) possui um centro de distribuição em Itajaí (SC), uma unidade comercial no Paraguai e na China.

Gostou do conteúdo?

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades e curiosidades sobre inúmeras áreas da tecnologia.

Aqui na Dicomp você garante produtos à pronta entrega, com as melhores opções de parcelamento, aprovação de crédito acelerada e orçamento ágil, a fim de promover a melhor experiência de compra para que você, integrador, possa garantir a melhor solução para seus clientes.

Conheça mais sobre a Dicomp, nos acompanhe nas redes sociais no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta