Automação Industrial

Como as câmeras térmicas auxiliam na otimização da automação industrial

Quando pensamos em manutenção da indústria, a tecnologia é uma grande aliada, sempre a fim de otimizar e aumentar a eficácia de todo o processo de produção. 

A termografia e a manutenção andam lado a lado, pois ela pode auxiliar a acompanhar o desempenho das máquinas e prevenir os eventuais problemas e paralisações, podendo ser aplicada em inúmeros setores dentro da indústria, e também é muito utilizada por não precisar paralisar a rotina para realizar as medições necessárias.

Acompanhe a leitura do artigo e saiba mais sobre o auxílio das câmeras térmicas na automação industrial.

A importância da manutenção da indústria

A manutenção industrial garante o bom funcionamento das máquinas e de todo o processo de produção devido a procedimentos previamente realizados, que incluem manutenções e inspeções regulares.

Além do bom funcionamento, a manutenção também é responsável por garantir a segurança dentro da indústria, desde com a própria máquina até com os funcionários, e deve fazer parte da estratégia das empresas para manter um bom desempenho e resultados.

Diferença entre manutenção preventiva e preditiva

A manutenção preventiva é aquele conjunto de inspeções que são feitas regularmente, com o objetivo de prevenir falhas no funcionamento das máquinas, a fim de evitar prejuízos e diminuir o custo com manutenção. Esse tipo de manutenção aumenta a vida útil das máquinas e torna o ambiente de trabalho mais seguro.

É essencial que as empresas tenham um planejamento bem estruturado para a execução da manutenção preventiva, para que as inspeções e revisões sejam realizadas dentro das recomendações dos fabricantes

Enquanto isso, a frente da preventiva está a manutenção preditiva, na qual é feito o monitoramento a fim de descobrir defeitos e detectar funcionamentos anormais antes de uma parada inesperada. Manter as máquinas em pleno funcionamento e aumentar a vida útil delas é um diferencial para as indústrias.

Esse tipo de manutenção é feito com a ajuda de instrumentos que indicam pressão, temperatura, vibração, corrente elétrica, entre outros, o que auxilia a prevenir possíveis defeitos, antecipando os problemas e diminuindo os possíveis custos com manutenção.

Como a câmera termográfica pode ajudar na manutenção preditiva?

As câmeras termográficas são muito eficientes na manutenção preditiva, pois com elas é possível identificar problemas através da análise de temperatura, o que possibilita sua manutenção antes que ela pare de funcionar e sem que o processo seja interrompido.

Esse tipo de câmera pode ser utilizado em inúmeras ocasiões, entre elas em instalações elétricas, máquinas elétricas e conjuntos rotativos. 

A análise de temperatura é realizada através de sensores e câmeras infravermelhas, que são capazes de detectar qualquer mínima alteração de temperatura e emitir alertas para a central de comando, sem a necessidade de desmontar ou pausar o funcionamento das máquinas, pois a análise é realizada simultaneamente ao funcionamento delas.

Menos manutenção, menos máquinas paradas e maior eficiência na produtividade.

Conheça as soluções Hikmicro

A Hikmicro é uma empresa líder em equipamentos e soluções de imagem térmica, oferecendo detectores térmicos, núcleos, módulos, câmeras e soluções totais, atendendo mais de 100 países e regiões.

A empresa valoriza a pesquisa e o desenvolvimento, potencializando seu progresso contínuo em tecnologia térmica. Além disso, ela também possui a certificação ISO9001, o que deixa claro que preza sempre pela qualidade em seus produtos e serviços oferecidos.

A Dicomp é representante oficial da Hikmicro no Brasil, oferecendo as melhores soluções em câmeras térmicas e de segurança para o mercado nacional.

Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades e curiosidades sobre automação industrial e outras áreas da tecnologia.

Se você quiser saber mais sobre as soluções que nós da Dicomp oferecemos para automação industrial, entre em contato com um de nossos consultores especializados através do telefone (44) 4009-2826 ou pelo WhatsApp e descubra qual a melhor solução para você.

Aqui na Dicomp você garante seus produtos à pronta entrega, com as melhores opções de parcelamento, aprovação de crédito acelerada e orçamento ágil, a fim de promover a melhor experiência de compra para que você possa garantir a melhor solução para seus clientes.

Conheça mais sobre a Dicomp, nos acompanhe nas redes sociais no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Deixe um comentário