Provedor, Redes

XGS-PON: Melhor desempenho de serviços de internet para provedores

Nos últimos anos, tivemos uma evolução intensa das redes de telecomunicação, no Brasil, movimento notado principalmente nas competitivas, que passaram de rádios para redes de fibra óptica no oferecimento de banda larga.
A principal tecnologia expoente desse avanço foi a GPON, a qual fornece capacidade de tráfego de até 2,5Gbps no sentido downstream e 1,25Gbps no sentido upstream, normatizada pelo órgão ITU-T G. 984.
Contudo, estamos vivenciando a chegada de 5G na rede móvel, bem como o aumento das conexões vinculadas ao IoT, tal crescimento se torna difícil de mensurar o real impacto nas redes de fibra óptica, contudo, é certo que a necessidade de mais desempenho e menos latência existirá.
Considerando essa realidade e preocupação, a Dicomp oferecer ao mercado a tecnologia XGS-PON, a qual, por meio da infraestrutura PON já instalada, pode oferecer de forma simétrica 10Gbps por porta PON.
Nesse contexto, é importante acrescentar que o convívio entre a rede GPON e XGS-PON na mesma rede é compatível, uma vez que possuem comprimento de ondas distintos, os quais são injetados na fibra por um mux péssimo WDM.
Assim, um provedor de internet ou uma operadora pode oferecer em sua rede GPON soluções XGS-PON, principalmente focado no mercado corporativo ou B2B, passando oferecer serviços dedicados de forma mais ágil e eficiente.
Nota-se que na atualidade, muitos serviços corporativos, tem-se utilizado soluções ponto a ponto para se trazer uma capacidade de banda e internet dedicada ao cliente, contudo, com a tecnologia XGS-PON, esse serviço pode ser oferecido dentro da própria rede PON existente, sem abrir mão de uma banda larga de qualidade.
Toda essa tendência ainda é facilitada pelos equipamentos que a Dicomp está oferecendo ao mercado, o qual permite um crescimento orgânico, conforme o crescimento dos serviços XGS-PON, pelas OLT XGS-PON da fabricante Tibit, permite a aquisição de portas PON individualmente, as quais são plugáveis em switch gerenciáveis com porta de SFP+.

Em suma, utilizando um switch com porta 10Gbps, com a aquisição do SFP+ OLT Tibit XGS-PON e o MUX passivo para mesclar os comprimentos de onda GPON e XGS-PON, sua rede passa a oferecer o serviço XGS-PON, junto com o GPON, sendo necessário a aquisição de ONU XGS-PON para o cliente final, que receberá o respectivo serviço.

Para conhecer mais dessa nova solução, entre em contato com nosso time comercial ou com nossa área técnica. Tenha as melhores soluções para oferecer para seus clientes, escolha os produtos oferecidos pela Dicomp!

Filipe Favoto, CEO da Dicomp

Deixe um comentário