Segurança

Sistema de Controle de acesso: Por que investir?

Uma forma de segurança empresarial ou residencial que tem se revelado eficiente e essencial, visando a segurança. Mas, então, o que é o controle de acesso? Pode-se definir como o gerenciamento do fluxo de entrada e saída de veículos e pessoas específicas.

A grande importância de possuir tal tecnologia é que o fluxo no espaço determinado fica seguro e padronizado, e não conforme a vontade de alguém. 

Pode ser utilizado em diversos espaços, como escolas e universidades, empresas, bancos, cofres, salas de T.I., clubes de lazer, academias, estacionamentos, lugares restritos, entre outros.

De modo que, os controles de acesso são muito eficientes para a segurança, existem diferentes tipos de aplicação, são eles: identificação por senha, código de barras, RFID, cartão de proximidade Mifare, biometria digital 3D, leitura biométrica da mão, reconhecimento facial e leitura da íris.

Diferença entre o acesso de controle físico e digital

A escolha do tipo de mecanismo de controle de acesso está disponível em muitas soluções projetadas para este fim. Todas essas possibilidades podem ser combinadas em dois grupos: controle físico e controle digital, mesmo em situações mistas.

Controle de Acesso Físico

O controle de acesso físico, desde os velhos e rústicos portões com cadeados, foi evoluindo de mãos dadas com a arquitetura dos prédios e tecnologia disponível. Dito isso, porteiras e portas podem ser liberadas por um cartão magnético, uma chave mecânica ou um porteiro.

Em outras palavras, o controle físico utiliza a chave mecânica ou eletrônica, ou a iniciativa de um funcionário presencial. Exemplos de como eles agem são os cadeados, trancas, fechaduras, entre outros acessórios.

Controle de Acesso Digital

Já essa tecnologia é bem mais expansiva e diversificada, por conta das opções disponíveis pela modernidade. Os meios digitais podem ser resumidos nos princípios mais comuns com tecnologia digital.

Em geral, as pessoas tendem a fazer um cadastro, para, quando acessar, se identificar para o sistema operacional e ter o acesso livre. 

Biometria:

requerer identificação através de diferentes características do corpo de uma pessoa, como as digitais do dedo, a retina, a íris dos olhos ou ainda a palma da mão.

Íris:

Reconhece diferentes padrões apresentados pela íris para identificar as pessoas.

Senha:

Permite a entrada de determinado pessoal no ambiente por meio da digitação de senha de acesso.

Cartão de Proximidade Mifare:

Funciona como um chip de pequena capacidade de memória em seu interior e uma antena interna

Código de Barras:

Baixo custo, não requer grandes recursos tecnológicos para leitura, é geralmente usado em ambientes que necessitam monitorar o acesso.

RFID:

Apresenta baixo índice de falsificação e falha, leitura feita por radiofrequência. Uma das tecnologias com melhor custo benefício.

Reconhecimento Facial:

Usa algoritmos sofisticados para identificar inúmeros pontos de características faciais diferentes. 

Quando pode ser usado/aplicado?

O controle de acesso, por ter vários tipos e opções, pode ser usado em múltiplos lugares e ocasiões, como festas, palestras, teatros, cinemas, entre outros. 

Por exemplo, o leitor de cartão para facilitar a passagem, quando for necessário entrar e sair várias vezes; Biometria para o setor de T.I.; Senha para sala de reunião e cofres; Catraca para clubes de lazer e academias; Cancelas para estacionamentos; Portaria remota para condomínios verticais; Reconhecimento facial e aferição de temperatura para centros comerciais, durante a pandemia. 

Qual a funcionalidade do Controle de Acesso

O que faz o controle de acesso tão funcional e utilizável? Ele controla o fluxo, apenas deixando um grupo seleto de pessoas terem a passagem e garante a proteção contra cópias ou intrusos. É um aliado da segurança para as pessoas que estão no local.

Em 2020, houve aumento de 20% na busca por porteiros remotos, segundo pesquisa realizada pela Abese (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança). A procura por implementações de segurança eletrônica tem aumentado cada vez mais, chegando a 40% o crescimento do interesse em tecnologias de segurança em geral.

Somos especialistas em soluções de controle de acesso e revendedores oficiais Hikvision, visite nossa loja. Deseja saber mais, tirar dúvidas ou fazer uma cotação? Entre em contato conosco pelo telefone (44) 4009-2826, ou, Whatsapp, clique aqui. Conheça mais sobre a Dicomp, nos acompanhe nas redes sociais no Linkedin, Facebook e Instagram.

4 thoughts

Deixe uma resposta