Saiba mais sobre conexão e equipamentos gamers para jogar online

Compartilhar

Data de publicação: 30/01/2019

Há algum tempo os jogos online deixaram de ser apenas uma diversão infantil e ganharam o mundo de jovens e adultos. Inclusive títulos como Counter Strike (CS)League of Legends (LoL) e Defense of the Ancients (Dota) arrastam legiões de fãs e muitos de seus jogadores competem profissionalmente. Mas disputar partidas virtuais em alta performance depende de uma série de fatores, como ter bons equipamentos gamers e conexão estável e veloz.

Ao longo do texto, vamos mostrar o que é preciso para você ter um bom desempenho ao jogar online e listar algumas dicas para aproveitar a diversão sem perder a conexão, afinal, ninguém quer ver a tela ‘travar’ na hora de roubar a bandeira do adversário e vencer o jogo.

Conexão constante e bons equipamentos gamers são fundamentais

Para começar a jogar online, você precisa de dispositivos com características específicas para atender esta atividade: os equipamentos gamers. Entre eles, estão um computador compatível com bom processador e boa placa de vídeo, mouse e teclado; ou então um videogame e seu joystick. Alguns jogadores também utilizam headphones para melhorar a comunicação e a concentração. E, claro, é fundamental ter uma boa conexão de internet, seja no cabo ou distribuída via Wi-Fi por roteadores próprios para jogos online.

Veja o que é importante levar em consideração para uma experiência online em alta velocidade e definição.

Conexão constante

Sobre conexão com a internet, a primeira dúvida que surge para quase todo mundo que joga online é quanto à velocidade ideal. Neste ponto, é importante esclarecer que existem duas velocidades diferentes em uma conexão: a de download e a de upload.

A velocidade de download é a usada para baixar os dados necessários para o jogo. Já a de upload é justamente o contrário: envia os seus dados – ações realizadas pelo jogador – para o servidor. O que se imagina é que ter uma alta taxa de download é suficiente, mas não é bem assim, pois vários pacotes de dados são enviados todos os segundos. Portanto, o envio de dados – upload – é fundamental para manter a troca constante de informações entre a sua máquina e o servidor do jogo. Basicamente, um atraso mínimo ao enviar uma ação é suficiente para prejudicar seu desempenho e até dar brechas ao inimigo.

Assim, a velocidade de upload deve atender aos requisitos mínimos do jogo, que normalmente varia entre 512 kbps e 1 Mbps. Para download ter 10 Mbps é suficiente para baixar com qualidade os dados do servidor.

Outro ponto de dúvida é sobre o consumo de dados, que para a maioria dos jogos online é pequeno. Em média, cada minuto demanda 1,7 Mb (30 kbps) de download e 2 Mb (35 kbps) de upload, e uma partida de 15 minutos recebe cerca de 25 MB de dados e envia em torno de 30 MB de informações.

Porém, ainda existe mais um fator de grande importância relacionado à boa conexão: a latência ou ping. O ping é o tempo (medido em milissegundos) que um pacote de informações demora para ir até o servidor e voltar. Quanto menor for esse valor, melhor, pois assim os comandos serão executados quase que instantaneamente. Por exemplo, na imagem abaixo o ping é 34 ms (canto superior direito), o que significa que haverá um ‘atraso’ de 0,034 segundo no jogo.

Geralmente, servidores localizados em outros países fazem com que o ping suba bastante, já que a distância que a informação tem que percorrer é muito grande. Assim, quanto mais perto você estiver do servidor, maior será a velocidade da conexão. Vale então buscar servidores do Brasil ou de países próximos.

Equipamentos Gamers

Aparelhos de qualidade são essenciais para você poder se divertir e competir em jogos online. Caso você não jogue em um videogame, ter um computador com processador rápido e placa de vídeo dedicada é fundamental para suprir a demanda de inúmeros movimentos, cores intensas e definição de imagem apresentada pelos jogos de hoje.

A taxa de quadros também é importante para a máquina apresentar bom desempenho – o mínimo recomendado é de 30 quadros por segundo ou frames per second (FPS). Portanto, se possível, invista em um computador com esta taxa de FPS ou, caso necessário, desative alguns recursos de qualidade gráfica da sua máquina em prol disso. Qualquer valor acima deste é desnecessário, já que os olhos não conseguem acompanhar.

Considere ainda ter um monitor com boa velocidade de resposta e contraste elevado para favorecer a visualização dos seus personagens em movimento; um mouse preciso para deixar seus movimentos mais rápidos e certeiros; e um teclado de boa resposta para não perder movimentos de atalho.

Cuidados com a parte de energia também devem ser levados em conta. Vale a pena utilizar um protetor eletrônico, que atua contra sobrecarga e curto-circuito, inclusive na volta da energia após uma queda, e também contra surto de tensão; ou investir em um nobreak, que além de proteger os equipamentos eletrônicos mantém os aparelhos funcionando mesmo sem o fornecimento de energia por meio de suas baterias internas.

Além de contratar uma internet com boa velocidade, se você joga por Wi-Fi é interessante buscar roteadores mais atuais, compatíveis com novas tecnologias e padrões da indústria. Bons exemplos são os aparelhos com padrão AC, que utilizam uma frequência de 5 Ghz e permite transmissões acima de 1000 Mbps, dando mais margem para trocar dados com dispositivos conectados.

Algumas outras características devem ser contempladas pelo aparelho, como:

  • Tecnologia MU-MIMO – garante maior eficiência na transmissão de dados sem perder a qualidade do sinal em cada conexão e faz com que o roteador consiga se comunicar com vários dispositivos ao mesmo tempo, diminuindo o período de latência;
  • Smart Beamforming – direciona o sinal apenas para quem está conectado, sem desperdiçar com envio para onde não existem dispositivos;
  • Alta Velocidade – para maior performance e largura de banda;
  • Portas Gigabit – são saídas Ethernet para quem tem conexões de alta velocidade, como fibra ótica, ou faz uso de transferências de arquivos internos. Com portas Gigabit, a conexão via cabo consegue atingir até 1000 Mbps, enquanto outras comuns atingem somente 100 Mbps

    Fonte: Intelbras 

Quer conferir os melhores equipamentos gamers? Clique aqui.