Energia Solar

Como funciona o micro inversor solar

O que são micro inversores?

Um micro inversor é simplesmente um inversor miniaturizado, com tecnologia MLPE (Module-Level Power Electronics) no português, eletrônica de potência em nível de módulo. Atualmente, os sistemas fotovoltaicos MLPE são representados principalmente pelos otimizadores de potência e micro inversores; dimensionado para se adequar a painéis solares individuais em vez de uma série de módulos solares.

Semelhante aos inversores centrais string, eles convertem a eletricidade de corrente contínua (CC) gerada a partir desse módulo em eletricidade de corrente alternada (CA).

Normalmente os micro inversores são instalados abaixo do painel fotovoltaico.

Apareceram pela primeira vez no final da década de 90, mas sem dúvida era um pouco cedo e a tecnologia sofria de problemas de confiabilidade e preços altos. Nos últimos anos, porém, eles ressurgiram e estão decolando no setor de energia fotovoltaica.

Vantagens do sistema micro inversor

Tolerante à sombra: 

Como cada painel solar está produzindo independentemente dos outros painéis, o desempenho de um painel não afeta o painel solar vizinho. Portanto, uma placa fotovoltaica sombreada não necessariamente reduzirá o desempenho de outros painéis solares, pois funcionam de forma independente. Esse benefício não acontece quando os inversores Strings são aplicados em algum projeto.

Perda e manutenção mínima: 

Um painel solar ou um micro inversor com defeito não afeta a geração dos outros painéis, enquanto um inversor central com defeito irá interromper o desempenho de todo o conjunto do sistema fotovoltaico.

Monitoramento Remoto: 

O micro inversor pode monitorar cada painel solar individualmente. Isso permite que seja identificado de forma fácil o que está acontecendo de errado e ajuda a resolver de modo rápido o problema.

Segurança:

Uma vez que os micros fazem a conversão CC/CA logo na saída do painel fotovoltaico. Assim, há a necessidade apenas de se realizar a instalação das proteções de corrente alternada que, muitas das vezes, é feita no próprio quadro de disjuntores da casa.

Facilmente expansível: 

Devido à sua modularidade, um sistema solar pode ser facilmente expandido de um único painel para vários painéis independentes uns dos outros.

Adequado para Edifícios Residenciais: 

Devido à sua modularidade e tamanho é adequado para edifícios residenciais onde cada placa pode ser orientada de forma diferente ou ter diferentes padrões de sombreamento durante o dia.

Fácil instalação: 

Como não há restrições específicas sobre a orientação dos painéis solares, o micro inversor pode ser facilmente instalado no sistema de rede.

Desvantagens do Micro inversor

Maior custo inicial: 

A principal desvantagem de um micro inversor é o custo inicial mais alto. Mas esse custo pode ser justificado em casos onde há desafios técnicos na instalação de um painel solar ou problemas de sombreamento que podem causar o baixo desempenho do sistema.

Maior custo de substituição: 

Se um micro inversor falhar, o técnico precisa subir no telhado e remover os painéis solares para acessar a unidade. Ao contrário, os inversores centrais são geralmente montados perto da alimentação elétrica principal, de modo que a manutenção e a instalação são mais fáceis.

Por que usar o sistema micro inversor?

Os painéis de maior eficiência com micro inversores custarão mais inicialmente, mas produzirão mais energia e podem diminuir o custo geral de propriedade no longo prazo.

Dois fatores a serem considerados podem inclinar a balança, a geometria do telhado e o nível de sombreamento. Se tem um telhado com forma complexa, o uso de micro inversores permitirá a instalação de painéis em várias superfícies com diferentes orientações. E por último, se o sombreamento é uma preocupação para o telhado, adicionar micro inversor ao sistema solar pode fazer uma grande diferença e aumentar a produção em comparação com um sistema mais convencional.

Outro ponto muito citado entre integradores é a garantia dos micro inversores que são de 12 anos podendo estender-se para até 25 anos. Já no caso dos inversores comuns, a garantia é de 7 anos, com extensão máxima de 12 anos.

Quando utilizar os Micro inversores

Em resumo, é importante apresentar situações que são interessantes à utilização do micro inversor.

  • Quando o telhado possuir mais cortes do que o número de MPPT de um inversor tradicional. Traduzindo, quando o inversor tradicional não conseguir dividir a produção de todas as orientações do telhado.
  • Quando o telhado possui sombreamentos relevantes para a produção de energia.

Quer fazer a sua cotação ou então ficou com alguma dúvida e quer saber mais? Fale com a gente por telefone (44) 4009-2826 ou Whatsapp. Nossa equipe de especialistas em energia solar está pronta para atender você. Visite nossa loja e confira todo o nosso mix de produtos. Conheça mais sobre a Dicomp, nos acompanhe nas redes sociais no LinkedinFacebook e Instagram.

4 thoughts

Deixe uma resposta