Energia Solar

Energia off-grid e on-grid: qual a diferença?

A procura por soluções alternativas de geração de energia tem aumentado exponencialmente nos últimos meses em todo o país, sendo a Energia Solar a mais procurada. Essa é uma alternativa sustentável, limpa e inesgotável, que contribui com o meio ambiente e traz inúmeras vantagens e benefícios, além da economia e retorno do investimento que é certeiro. A fonte alternativa é benéfica a todos, desde pequenos até os maiores consumidores de energia, podendo reduzir em até 95% os gastos com energia.

A Energia Solar é gerada através dos painéis solares, compostos por células solares fotovoltaicas para captar a luz do sol e convertê-las em energia elétrica. Para isso, são colhidos os fótons solares, que logo são convertidos em corrente elétrica. Os painéis solares garantem a produção de energia solar fotovoltaica, e eles possuem mínima manutenção, podendo durar por muitos anos, além de não prejudicarem o meio ambiente.

Pensando nisso, existem dois tipos de sistemas, o on-grid e o off-grid, que podem ser utilizados dependendo da necessidade. Continue a leitura que vamos explicar a seguir.

O que é e como funciona um sistema on-grid?

O sistema on-grid, como é conhecido, é um sistema conectado direto à rede pública de energia. Esse modelo garante autonomia e segurança para os usuários, pois quando a produção de energia vinda das placas solares está baixa, é possível utilizar a rede pública, e quando a produção é maior do que o utilizado, essa diferença vai para a rede pública, gerando créditos para o usuário.

Além disso, por não precisar de bateria, esse modelo tem um valor de investimento menor quando comparado ao off-grid, que apresentaremos a seguir.

E o sistema off-grid?

Esse sistema funciona de uma forma semelhante do on-grid, mas com uma única diferença: ao invés de estar conectado à rede pública de energia, ele está conectado à baterias, o que permite que ele armazene toda a energia excedente para que ela possa ser utilizada em momentos de menor ou nenhuma produção, como no período noturno ou dias de chuva.

Por não estar conectada à rede, esse sistema é ideal para ser instalado em lugares afastados onde ela não chega, como em plantações ou fazendas, por exemplo.

Vantagens e desvantagens

Ambos os sistemas possuem suas vantagens e desvantagens. O sistema on-grid, por exemplo, requer um investimento menor por ser ligado diretamente à rede pública, garantindo até 30% a mais de eficiência do que o outro, e pode reduzir em até 95% os gastos com energia.

Enquanto isso, o off-grid garante autonomia energética, pois todo o processo de geração e armazenamento de energia acontece em um só lugar, sem depender da rede pública ou de qualquer outra coisa, bastando apenas os equipamentos para gerar a própria energia, o que garante muito mais liberdade e segurança. Ou seja, esse é um sistema autossuficiente, sendo comumente utilizado em lugares que, por algum motivo, não tem acesso à rede, sendo a melhor opção para quem precisa de energia ininterruptamente.

Mas afinal, qual escolher?

Algumas de suas dúvidas já foram esclarecidas ao longo do artigo, não é mesmo?!

Mas se ainda estiver em dúvidas, é muito importante pensar onde será feita a instalação. Se ela for ser feita em um local afastado e você deseja ter uma maior independência, sem ficar preso à rede pública de energia, o sistema off-grid pode ser o ideal para você. Entretanto, se você está buscando por uma opção mais em conta e para ser instalado em sua casa, prédio ou terreno, por exemplo, o sistema on-grid será o ideal.

Garanta as melhores soluções para Energia Solar na Dicomp!

A Dicomp é uma fornecedora de tecnologia que atua na comercialização de produtos e equipamentos de sistemas de geração de energia solar, telecomunicações, segurança, tecnologia da informação e automação industrial. A empresa é uma das cinco maiores no mercado nacional, com atuação em multiprodutos de tecnologia, refletindo em um portfólio de mais de seis mil produtos. Com sede em Maringá (PR) possui um centro de distribuição em Itajaí (SC) e outro em Contagem (MG), além de duas unidades comerciais, localizadas na China e no Paraguai.

Fique por dentro de todas as novidades e curiosidades sobre a Dicomp e outras áreas da tecnologia. E se você quiser saber mais sobre nossas soluções, entre em contato com um de nossos consultores através do número (44) 4009-2826, ou cadastre-se em nosso site.

Deixe uma resposta