Automação Industrial, Provedor, Redes, Segurança

Saiba o porquê você deve investir em um nobreak o mais rápido possível

Com o aumento dos equipamentos eletrônicos no nosso dia a dia, seja em casa ou no trabalho, é preciso pensar em formas de protegê-los e manter o funcionamento, independente de quaisquer problemas com o fornecimento de energia. Afinal, não podemos controlar quando terá ou não uma queda de energia, não é mesmo?! E para isso, o nobreak é o equipamento ideal.

O nobreak tem a função de impedir o desligamento inesperado dos eletrônicos conectados a ele, mantendo-os ligados, regulando a tensão e protegendo-os em situações de queda ou oscilação da rede elétrica, além de também estabilizar a rede para evitar que os aparelhos queimem ou que ocorra alguma alteração no funcionamento., protegendo a vida útil deles.

Quando o nobreak está ligado a um computador e acontece uma queda brusca na energia, por exemplo, ele mantém a máquina ligada por mais algum tempo para que seja possível salvar ou finalizar algum projeto que esteja em andamento, para evitar possíveis perdas. O tempo que o nobreak mantém os aparelhos ligados variam, dependendo da potência, podendo ser minutos ou horas.

Além dessas, são várias vantagens em se ter um nobreak, que serão apresentadas abaixo. Confira!

Proteção contra subtensão

Uma queda brusca de energia pode causar inúmeros problemas para os aparelhos eletrônicos, como panes inesperadas ou comprometimentos no funcionamento. Para isso, o nobreak possui componentes que regulam a tensão de energia, e caso aconteça uma queda, é ativado o modo bateria, na qual ele passará a fornecer energia para os aparelhos por determinado tempo, proporcionando autonomia e protegendo de possíveis queimas dos aparelhos.

Garantia de segurança

Aparelhos como câmeras de segurança, portões elétricos, computadores, alarmes, entre vários outros dispositivos que dependem de energia e são essenciais, é indispensável que eles sigam conectados, e o nobreak faz com que eles não desliguem de forma inesperada, garantindo a segurança e qualidade dos aparelhos e do ambiente também, visto que os equipamentos são importantes para a manutenção da segurança.

Qual a diferença entre um nobreak e um estabilizador?

A diferença entre os dois é simples: o estabilizador protege os aparelhos das instabilidades da rede elétrica, para evitar perdas, enquanto o nobreak segura a carga por um tempo determinado, quando há uma queda na rede.

Para saber qual dos dois escolher, é preciso pensar no cenário que será utilizado. Por exemplo, se o desejo é proteger uma televisão em casos de instabilidade de energia, o ideal é um estabilizador, mas se o desejo é proteger um computador em ambiente de trabalho, o recomendado é um nobreak, para que, caso caia a energia, seja possível salvar os arquivos abertos para não perdê-los.

Em quais cenários é possível instalar o nobreak?

Os nobreaks podem ser instalados em diversos ambientes e situações, dependendo apenas de quais e quantos equipamentos se deseja proteger. Em ambientes de trabalho, por exemplo, existem muitos aparelhos conectados à energia, e por isso é muito importante ter um nobreak para manter os sistemas sempre ligados, além da proteção de dados e dispositivos essenciais, como data centers. 

Eles podem também ser utilizados em residências, tanto para manter, também, os sistemas sempre ativos, como os de segurança ou de conexão, mas também para proteger dispositivos que são valiosos e sensíveis, como televisões ou computadores. Além desses, eles podem ser instalados em vários outros locais, basta se informar com algum especialista que poderá auxiliar e tirar quaisquer dúvidas.

Antes de comprar um nobreak, é preciso pensar quais aparelhos serão conectados a ele e calcular as potências dos aparelhos, para escolher o que irá garantir o fornecimento de energia necessária para alimentar eles, sem nenhum tipo de problema ou interrupção. 

A conta é simples: a potência do nobreak não pode ser inferior à potência dos equipamentos que serão conectados a ele, e é ideal que a potência seja 30% maior da soma dos aparelhos conectados. Mas não se preocupe, você não precisa fazer esses cálculos sozinho, procure um especialista que possa te auxiliar a escolher o nobreak ideal para suas necessidades.

Garanta as melhores soluções na Dicomp!

A Dicomp é uma fornecedora que atua na comercialização de produtos e equipamentos de sistemas de geração de energia solar, telecomunicações, segurança, tecnologia da informação e automação industrial. A empresa é uma das cinco maiores no mercado nacional, com atuação em multiprodutos de tecnologia, refletindo em um portfólio de mais de seis mil produtos. Com sede em Maringá (PR) possui um centro de distribuição em Itajaí (SC) e outro em Contagem (MG), além de duas unidades comerciais, localizadas na China e no Paraguai.

Fique por dentro de todas as novidades e curiosidades sobre a Dicomp e outras áreas da tecnologia. E se você quiser saber mais sobre nossas soluções, entre em contato com um de nossos consultores através do número (44) 4009-2826, ou cadastre-se em nosso site.

Deixe uma resposta