Energia Solar

Brasil alcança 1 milhão de sistemas de geração distribuída

O aumento na conta de luz fez com que os brasileiros buscassem outras formas de energia para economizar nas contas do mês, o que fez com que o uso da Energia Solar no país aumentasse exponencialmente nos últimos anos. Segundo mapeamento divulgado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) no último dia 23, o Brasil atingiu a marca de 1 milhão de sistemas de geração distribuída instalados em telhados, fachadas e terrenos, somando mais de 10,6 gigawatts (GW) em potência.

Ainda segundo o levantamento, o consumo residencial é o que lidera, tanto em quantidade de sistemas conectados, quanto em potência instalada, 77,6% e 32,3%, respectivamente. A associação acredita que 2022 poderá ser o melhor ano para o setor desde 2012, visto que a potência já quase dobrou comparado com o ano de 2021.

Fontes alternativas de energia

O desejo de economizar e contribuir com o meio ambiente fez com que o mercado da Energia Solar crescesse cada vez mais. Uma pesquisa realizada pelo Portal Solar mostrou que a busca pela geração distribuída aumentou 117% nos primeiros cinco meses de 2021, que, coincidentemente, foram os meses com maior aumento das tarifas de energia devido à crise hídrica.

Dados mostram que o país aumentou de 7,9 GW, no final de 2020, para 13 GW no final de 2021, marcando um crescimento de 65%, mesmo em meio a uma pandemia global. E assim como no último ano, a tendência é aumentar cada vez mais, como mostram as projeções da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), que afirmam que a Energia Solar será responsável por 21,5% da geração de energia do país em 2050.

Benefícios da Energia Solar

A Energia Solar é uma alternativa sustentável, limpa e inesgotável, que contribui com o meio ambiente e traz inúmeras vantagens e benefícios, além da economia e retorno do investimento que é certeiro. A fonte alternativa é benéfica a todos, desde pequenos até os maiores consumidores de energia, podendo reduzir em até 95% os gastos com energia.

Além disso, o sistema fotovoltaico é de fácil manutenção, podendo ser feita apenas uma vez por ano. O processo é totalmente silencioso e reduz as taxas de carbono produzidas por outros tipos de produção de energia.

Garanta as melhores soluções para Energia Solar na Dicomp!

A Dicomp é uma fornecedora que atua na comercialização de produtos e equipamentos de sistemas de geração de energia solar, telecomunicações, segurança, tecnologia da informação e automação industrial. A empresa é uma das cinco maiores no mercado nacional, com atuação em multiprodutos de tecnologia, refletindo em um portfólio de mais de seis mil produtos. Com sede em Maringá (PR) possui um centro de distribuição em Itajaí (SC) e outro em Betim (MG), além de duas unidades comerciais, localizadas na China e no Paraguai.

Fique por dentro de todas as novidades e curiosidades sobre a Dicomp e outras áreas da tecnologia. E se você quiser saber mais sobre nossas soluções, entre em contato com um de nossos consultores através do número (44) 4009-2826, ou cadastre-se em nosso site.

Deixe um comentário