Entenda a diferença entre retrô e vintage

Compartilhar

Data de publicação: 03/04/2017

Você certamente já ouviu falar nos termos vintage e retrô, muito associados a temas como decoração de ambientes, moda e design. Mas você sabe qual o real significado e diferença entre eles? Confira a seguir.

Vintage e Retrô: origem e significado

O termo vintage significa algo clássico e antigo que foi usado e está em bom estado de conservação e qualidade. É um estilo que se relaciona principalmente às décadas de 1920 até 1960, e pode ser representado por peças de decoração, roupas, acessórios e produtos em geral, como telefones e até carros. Podem ser encontrados em brechós, antiquários ou lojas especializadas, e possuem um alto valor por serem peças originais da época.

Apesar da relação muito próxima com design, moda e estilo de vida, a palavra inglesa vintage, na verdade, está relacionada a boas colheitas de vinho. A origem vem de vint, que significa safra de uvas, e age, de idade. As seguintes definições são encontradas no dicionário:

  1. [Enologia] Ano de boa colheita vinícola.
  2. [Enologia] Diz-se de ou vinho fino de uma só colheita, produzido em ano de reconhecida qualidade, com características organolépticas .excepcionais, retinto e encorpado, de aroma e paladar muito finos e reconhecido como tal pelo Instituto de Vinho do Porto.
  3. Diz-se de produto antigo mas de excelente qualidade (ex.: mobiliário vintage, sapatos vintage).

O termo retrô teve origem na década de 60, na França, como uma abreviação de retrógrado. Ele pode ser considerado uma reinterpretação de um estilo antigo nos tempos atuais, ou seja, uma peça nova que tenha aparência ou traços antigos. De forma simbólica, são referências ao passado e ao presente. No dicionário, o adjetivo retrô é “algo que imita um estilo, moda ou design de um passado próximo”. O TS 8120 e TS 8520, telefones sem fio da Intelbras, são exemplos de objetos retrô: eles unem referências de design de décadas passadas com a modernidade e tecnologia atual.

Via blog Intelbras