Telefone ramal: saiba o que é e de que maneira ele pode facilitar a sua vida

Compartilhar

Data de publicação: 03/04/2017

Entenda mais sobre o conceito e funções de um telefone ramal e saiba quais vantagens este recurso pode trazer para o dia a dia das ligações telefônicas da sua casa ou escritório.

 
 
 

Dados publicados pela Anatel apontam que o Brasil possui aproximadamente 45 milhões de linhas de telefonia fixa (operadoras concessionárias e autorizadas). Isso significa que, existe aproximadamente 1 linha telefônica ativa para cada 5 habitantes no país. Vemos que, apesar da crescente constante de números de linhas celulares no país, a telefonia fixa ainda está presente no dia a dia de boa parte da população, seja em escritórios, empresas ou residências.

Se você possui um telefone fixo sem fio em sua casa ou empresa, saiba que você pode usufruir de um recurso interessante que oferece mais comodidade e eficiência à sua rotina: telefones ramais.

O que é um telefone ramal?

Você provavelmente já ouviu os termos “ramais” e “extensões”, mas sabe qual o real significado e diferenças entre eles?

O termo popular “extensão telefônica” já foi muito confundido com a função ramal de um telefone. Uma extensão nada mais é do que dois ou mais aparelhos que são interligados numa mesma linha telefônica. Com isso, você poderá ter aparelhos distribuídos em diferentes pontos da sua residência ou local de trabalho, mas deve haver uma estrutura de cabeamento em todos os pontos. Além disso, não há modo privado: qualquer aparelho consegue ouvir uma ligação que estiver em andamento em outro ponto.O telefone ramal utiliza a tecnologia digital DECT 6.0, presente nos telefones sem fio mais modernos. Esta função permite que uma única linha telefônica possua diversos ramais sem fio (em média, 5). Porém, para usufruir dessa tecnologia, você deve adquirir um telefone de base, aparelho que irá “distribuir” as ligações para os ramais adicionais.

A seguir, conheça outras características e vantagens que o telefone ramal oferece ao usuário:

  • Facilidade de instalação: você não necessita realizar mudanças na estrutura física da sua casa ou escritório, como quebrar paredes ou utilizar fios, para registrar um telefone ramal. Veja um exemplo de como é simples configurar o seu ramal com o vídeo tutorial. Para ramais adicionais, basta plugar o aparelho em qualquer tomada e realizar uma rápida configuração no menu do telefone e ele estará pronto para ser conectado à base e utilizado.
  • Transferência de chamadas: ao atender uma ligação, você tem a opção de transferir a chamada para qualquer outro ramal que esteja instalado no mesmo ambiente (num raio de até 50 metros em ambientes fechados ou até 300 metros em ambientes abertos). Desta maneira, você evita a necessidade de deslocamento em grandes escritórios e residências, por exemplo. O alcance, porém, pode variar devido a barreiras físicas, interferências de outros equipamentos, condições climáticas entre outros fatores.
  • Agenda telefônica e Registro de chamadas: os telefones ramais possuem funções de agenda telefônica e registro de chamadas, contribuindo com a eficácia da organização das suas informações no dia a dia.
  • Conferências: o telefone ramal permite a realização de conferências por telefone, ou seja, a inclusão de 3 pessoas em uma mesma ligação de forma simultânea. Essa função é controlada através da base, que pode incluir ou excluir determinados ramais em uma mesma ligação. Outra característica interessante é o modo privado: se um ramal estiver em uma ligação, o outro só poderá ouvir e participar da conversa se for incluído em uma conferência.

É importante saber que nem todos os telefones sem fio possuem a função de ramal e, nem todos os telefones ramais são compatíveis com uma determinada base. Você deve ficar atento no momento de escolher o produto que deseja e levar em consideração alguns pontos, como: Quantos ramais ele permite? Quais outras funções serão importantes na sua rotina? Agenda telefônica, secretária eletrônica, função viva-voz e identificação e registro de chamadas são algumas das funções que esses aparelhos apresentam.

Conheça exemplos de telefones ramais sem fio e veja as variações deste produto que pode facilitar (e muito!) o seu dia a dia:

  • TS 40C Combo Intelbras

O combo TS 40 C é um telefone sem fio que vem com um ramal adicional na mesma embalagem e possui todas as funções da família TS 40.

 

Ts 40 C Intelbras

  • TS 5123 Intelbras

Um telefone multifuncional, já com dois ramais inclusos, ideal para quem busca economia e praticidade para casa ou escritório. Permite chamada sem custo entre ramais, facilitando a realização de teleconferências.

 

  • TS 3112 Intelbras

O TS 3112 é perfeito para quem busca mais economia e praticidade, pois permite chamadas sem custo entre ramais e facilita a realização de teleconferência entre dois ramais internos e um número externo.

 

 

A Intelbras também entrega a tecnologia a Minicom, desenvolvido especialmente para micro e pequenos negócios, o MiniCom possui as funções de uma central telefônica com as facilidades de instalação dos telefones comuns. Ideal para quem deseja profissionalizar sua comunicação sem grandes investimentos.

Com o MiniCom, a máquina de cartão fica conectada como um ramal e só ocupa a linha telefônica quando estiver em uso. Assim, você mantém a linha livre por mais tempo para que seus clientes entrem em contato.

Com duas linhas é possível escolher planos de até duas operadoras diferentes e economizar ainda mais.

Instalação simplificada, basta conectar, configurar e começar a usar.