Aprenda escolher a lente adequada para seu circuito CFTV

Compartilhar

Data de publicação: 22/11/2016

Tão importante quanto escolher uma câmera de alta resolução ou um ótimo DVR com capacidade para armazenamento é a escolha correta da lente da câmera de segurança para o circuito CFTV.

Se a lente escolhida não for adequada e com os requisitos necessários do ambiente onde deseja monitorar, poderá colocar em risco a qualidade das imagens capturadas e o investimento ir por água abaixo.

 

 

A função da lente é capturar a luz do ambiente possibilitando que os raios luminosos cheguem até o sensor do equipamento. Para determinar qual é a melhor lente da câmera de segurança, é necessário estudar e analisar com muita atenção o local/ambiente que será monitorado.

Escolhendo sua lente

Para escolher a lente correta para câmeras CFTV é preciso considerar três importantes variáveis: o tamanho do sensor da câmera (2/3”, 1/3” ou 1/4”), a distância da câmera até o objeto ou local que deseja monitorar e a distância focal (mm).

O tamanho do sensor da câmera influencia no campo de visão. Quanto maior for o sensor maior será o campo de visão. Já a distância focal determina o quão longe a câmera terá a capacidade de “enxergar” com qualidade e foco. Quanto menor a distância focal, maior será o campo de visão.

Campo de visão

O campo de visão de uma câmera é a área, em largura, que a lente permitirá que a câmera capture as imagens, conforme ilustração abaixo:

 

Por exemplo, se o objetivo é o monitoramento de uma sala de escritório, um equipamento com uma distância focal de 2,8mm irá atender muito bem à necessidade apresentada, porém se o objetivo é capturar um rosto ou um objeto especifico, será necessária uma câmera com distância focal maior, por exemplo com 6mm, vale lembrar que quanto maior a distância focal (mm) menor será o ângulo de visão (largura) da cena.

Outro detalhe que deve ser ressaltado são os equipamentos com lentes monofocal e varifocal. As câmeras com monofocal geralmente são mais em conta, porém só podem focar a uma distância específica, já as câmeras com lentes varifocal são mais caras e permitem ajustar a distância focal manualmente devido o intervalo das lentes, por exemplo 2,8–12mm possibilitando assim ajustar melhor a câmera a necessidade de monitoramento no ambiente.

Como apresentado acima, escolher a melhor lente da sua câmera CFTV não é tão simples quanto parece, requer muita atenção em relação a necessidade de monitoramento e o local/ambiente que será instalado o equipamento, por isso informe-se bem sobre as especificações técnicas dos equipamentos e contrate pessoas qualificadas na hora de fazer seu investimento.