Provedores regionais comandam crescimento e expansão de banda larga no Brasil

Compartilhar

Data de publicação: 23/01/2017

Democratizar o meio de comunicação mais democrático que existe: a internet. É exatamente isso que os provedores regionais estão fazendo no Brasil.

Dispostos a chegarem em locais ignorados pelas grandes operadoras, os provedores regionais estão ganhando cada vez mais espaço e expandindo a área de atuação. Dos 1.091.769 novos acessos em 2016, 385.025 foram por meio dos provedores regionais, o que representa 35% do total de novos acessos à banda larga fixa no país.

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) os provedores regionais juntos, são a quarta maior operadora do país.

O aumento de participação dos provedores regionais no mercado brasileiro vem seguido de fortes investimentos em infraestrutura. De acordo com a Abrint (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações), mais da metade da fibra óptica vendida no Brasil são consumidas por provedores regionais, possibilitando assim que o sinal chegue com qualidade aos lares brasileiros, tornando-os mais competitivos no mercado até mesmo com as grandes operadoras.

Mas o grande trunfo contra as grandes operadoras é a proximidade aos clientes. Quando o cliente enfrenta um problema de conexão por exemplo, o processo de atendimento nas grandes operadoras é mais demorado podendo chegar até 48 horas para que o problema seja resolvido, já os provedores regionais conseguem ser mais próximos dos clientes e resolverem com mais agilidade os problemas.

Não é segredo para ninguém que o governo federal quer ampliar ainda mais o acesso à internet no Brasil, ou seja, uma ótima oportunidade para que os pequenos provedores cresçam ainda mais e aumentem a participação no mercado brasileiro. “Nos últimos anos, temos um novo desafio que é a internet, de levá-la a todos os lares, a todos os brasileiros, à criança, ao jovem, ao idoso, escolas, unidades de saúde. É evidente que nós vamos precisar de uma engenharia financeira para encontrar os recursos para atingir esse objetivo, mas posso dizer que essa é a nossa meta. Vamos procurar avançar, criar condições de levar internet em maior intensidade e qualidade para todo o país”, disse o ministro da ciência, tecnologia, inovações e comunicações, Gilberto Kassab em uma entrevista ao site da Anatel.